Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma entrevista com alunos estagiários de uma faculdade, uma professora de segunda série afirma que seus alunos são muito pequenos e têm pouco conhecimento sistematizado, razão por que muitas estratégias didáticas que ela domina não podem ser colocadas em prática com esses alunos, como, por exemplo, o trabalho em grupo, a apresentação dos trabalhos elaborados em classe e a exposição dos textos escritos, pois os alunos cometem muitos erros de português (caza, boneka, xuteira).
Com base na situação hipotética e na análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens a seguir.
Na hipótese em apreço, a decisão da professora de não expor os textos dos alunos em murais é correta, tendo em vista que possuem muitos erros de grafia.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
Cabe ao instrutor do programa escolher, a partir de suas habilidades e conhecimentos, as estratégias e os meios instrucionais necessários à facilitação da prática e da intervenção ativa dos participantes.
Em uma entrevista com alunos estagiários de uma faculdade, uma professora de segunda série afirma que seus alunos são muito pequenos e têm pouco conhecimento sistematizado, razão por que muitas estratégias didáticas que ela domina não podem ser colocadas em prática com esses alunos, como, por exemplo, o trabalho em grupo, a apresentação dos trabalhos elaborados em classe e a exposição dos textos escritos, pois os alunos cometem muitos erros de português (caza, boneka, xuteira).
Com base na situação hipotética e na análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens a seguir.
Na situação considerada, a professora reconhece seus alunos como pessoas portadoras de conhecimento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
Para que um determinado programa de capacitação seja elaborado e executado adequadamente, os objetivos de ensino devem ser classificados quanto à sua natureza psicomotora, afetiva ou cognitiva.
Com relação à metodologia de projetos, julgue os itens subseqüentes.
A metodologia de projetos é uma forma de trabalho pedagógico com temas que o professor acredita que são interessantes para seus alunos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
A formulação dos objetivos de ensino de um programa de capacitação decorre diretamente dos resultados obtidos no mapeamento das competências organizacionais.
Com relação à metodologia de projetos, julgue os itens subseqüentes.
Cabe ao professor que trabalha com a metodologia de projetos escolher os temas, fazer o planejamento do projeto, explicar o trabalho para os alunos e, por último, definir a data de entrega do trabalho.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
Um aspecto de fundamental importância em um mapeamento de competências individuais refere-se à análise de requisitos, em termos de atitudes, conhecimentos e motivação, para que os indivíduos possam beneficiar-se das ações educacionais.
Com relação à metodologia de projetos, julgue os itens subseqüentes.
A metodologia de projetos tem sido bastante utilizada na disciplina de Ciências da Natureza, tendo em vista que essa metodologia requer o estudo do conteúdo em sala de aula e a comprovação dos resultados em laboratório.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
Levantadas e alinhadas as competências organizacionais e individuais, é preciso saber que áreas, grupos ou indivíduos necessitam de quais programas de capacitação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...