Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma escola pública de 1.ª à 4.ª séries que atende a crianças de famílias muito pobres, em uma cidade com poucos recursos didáticos e financeiros, a seleção do livro didático é extremamente valorizada por todos os profissionais. Nessa seleção, os professores estabelecem como critérios: qualidade, coerência com projeto educativo, a forma como os temas são tratados e que tipo de informações são veiculadas no livro.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Os critérios estabelecidos pelos professores demonstram compromisso com a formação básica dos alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Frente a um cenário marcado pela explosão do conhecimento e da tecnologia médica, por crescentes demandas sociais pela garantia de competência e qualidade, pelo aumento da regulação e monitoração das atividades profissionais e, principalmente, pela reforma do sistema de saúde, algumas novas tendências na educação dos profissionais de saúde começam a ser observadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A educação passa a ser entendida como um processo permanente, que abarca a pré-graduação, a graduação, a formação por especialidade e a educação permanente.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à organização da estrutura escolar por ciclos, fases e seriação, julgue os itens subseqüentes.
Os professores que trabalham com o currículo organizado por ciclos têm demonstrado muito mais preocupações em elaborar seus planejamentos de ensino para cumprir os conteúdos estipulados para aquele ciclo, independentemente do ritmo de aprendizagem dos alunos.
Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Avaliar aprendizagem implica investigar, somente ao final do processo instrucional, quantos objetivos foram devidamente alcançados pelos educandos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à organização da estrutura escolar por ciclos, fases e seriação, julgue os itens subseqüentes.
A partir de 1980, vários estados e municípios reestruturaram o ensino fundamental com o objetivo político de minimizar o problema da repetência na primeira série. Foi adotado como princípio norteador a flexibilização da seriação. Assim, a seriação deu lugar ao ciclo básico com duração de dois anos para as crianças se alfabetizarem. Observou-se com essa organização que os problemas em relação ao desenvolvimento escolar foram superados, pois as crianças aprenderam a ler e escrever sem dificuldades.
Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A avaliação fornece informações importantes para a tomada de decisão sobre a contratação ou não de centros de capacitação e desenvolvimento profissional.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
Os alunos que apresentam necessidades especiais devem ser atendidos exclusivamente pelos centros de ensino especiais, os quais devem buscar o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem desses alunos.
Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A retroalimentação do subsistema de planejamento de programas de capacitação e desenvolvimento configura-se como uma das possibilidades oferecidas pela avaliação de aprendizagem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
A educação básica é composta da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos e educação especial.
Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A avaliação é uma ferramenta eficaz de averiguação da qualidade dos serviços prestados pelos centros de capacitação e desenvolvimento profissional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...