Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma escola pública de 1.ª à 4.ª séries que atende a crianças de famílias muito pobres, em uma cidade com poucos recursos didáticos e financeiros, a seleção do livro didático é extremamente valorizada por todos os profissionais. Nessa seleção, os professores estabelecem como critérios: qualidade, coerência com projeto educativo, a forma como os temas são tratados e que tipo de informações são veiculadas no livro.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Os critérios estabelecidos pelos professores demonstram compromisso com a formação básica dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Frente a um cenário marcado pela explosão do conhecimento e da tecnologia médica, por crescentes demandas sociais pela garantia de competência e qualidade, pelo aumento da regulação e monitoração das atividades profissionais e, principalmente, pela reforma do sistema de saúde, algumas novas tendências na educação dos profissionais de saúde começam a ser observadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A educação passa a ser entendida como um processo permanente, que abarca a pré-graduação, a graduação, a formação por especialidade e a educação permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à organização da estrutura escolar por ciclos, fases e seriação, julgue os itens subseqüentes.

Os professores que trabalham com o currículo organizado por ciclos têm demonstrado muito mais preocupações em elaborar seus planejamentos de ensino para cumprir os conteúdos estipulados para aquele ciclo, independentemente do ritmo de aprendizagem dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Avaliar aprendizagem implica investigar, somente ao final do processo instrucional, quantos objetivos foram devidamente alcançados pelos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à organização da estrutura escolar por ciclos, fases e seriação, julgue os itens subseqüentes.

A partir de 1980, vários estados e municípios reestruturaram o ensino fundamental com o objetivo político de minimizar o problema da repetência na primeira série. Foi adotado como princípio norteador a flexibilização da seriação. Assim, a seriação deu lugar ao ciclo básico com duração de dois anos para as crianças se alfabetizarem. Observou-se com essa organização que os problemas em relação ao desenvolvimento escolar foram superados, pois as crianças aprenderam a ler e escrever sem dificuldades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A avaliação fornece informações importantes para a tomada de decisão sobre a contratação ou não de centros de capacitação e desenvolvimento profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.

À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.

Os alunos que apresentam necessidades especiais devem ser atendidos exclusivamente pelos centros de ensino especiais, os quais devem buscar o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem desses alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A retroalimentação do subsistema de planejamento de programas de capacitação e desenvolvimento configura-se como uma das possibilidades oferecidas pela avaliação de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.

À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.

A educação básica é composta da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos e educação especial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A avaliação é uma ferramenta eficaz de averiguação da qualidade dos serviços prestados pelos centros de capacitação e desenvolvimento profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...