Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Mais do que um foco reativo-adaptativo, a educação deve primar pelo desenvolvimento de atitudes que proporcionem a antecipação de mudanças.
Acerca da avaliação e com o auxílio do texto acima, julgue os itens a seguir.
A avaliação, conforme descrita por Martins, corresponde à orientação que deve prevalecer em cursos de licenciatura, para que se garanta o cumprimento do papel do professor.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.
Para uma atuação efetiva em relação ao uso indevido de drogas, é necessário tratar esse problema de forma equilibrada, promovendo a um só tempo a redução de oferta, o que pressupõe medidas de repressão, e a redução de demanda, o que envolve medidas de prevenção.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
A educação permanente pouco tem a contribuir para o processo de aprendizagem coletiva, essencial ao desenvolvimento de uma sociedade produtiva.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.
Para garantir o cumprimento dos objetivos do ensino, elaborados de acordo com as exigências burocráticas e na perspectiva construtivista, não se pode perder o controle da disciplina em sala de aula, o que pressupõe uma relação professor-aluno baseada na autoridade do professor, reforçada pelo distanciamento estratégico exigido, impedidor de troca de influências.
Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de organizar o projeto político-pedagógico da escola com base na orientação dos PCN. Na semana pedagógica, ela e os professores definiram a construção desse projeto em quatro momentos: primeiramente, fariam uma reflexão sobre o papel, a função da educação escolar, sua finalidade e seus valores, envolvendo toda a comunidade escolar. No segundo momento, fariam o levantamento dos dados necessários: conhecimento da realidade, anseios, necessidades e motivações dos alunos, da família e da comunidade local e da sociedade em que a escola se insere. Já o terceiro momento ficou destinado à mobilização dos alunos, dos demais professores, dos funcionários da escola, da família e da comunidade local e à organização dos espaços educativos disponíveis na sociedade para a discussão do projeto. Por fim, seria o momento da aprovação do projeto por todos os participantes. Durante dois meses, a equipe escolar ficou por conta do trabalho no projeto.
Considerando a situação hipotética descrita e o papel do pedadogo na construção e no desenvolvimento do projeto político pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A organização do planejamento proposto pela equipe demonstra uma construção criativa quando prevê a mobilização dos segmentos interessados, a organização das discussões e a aprovação do projeto por todos os segmentos envolvidos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.
A preocupação aludida pelo autor do texto refere-se a decorrências da visão comportamentalista do processo ensino-aprendizagem.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
Na situação hipotética, a nota exerce papel de instrumento de pressão para o cumprimento da tarefa em sala de aula.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.
O texto faz menção ao objeto da taxonomia de Bloom.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
A atitude da professora demonstra tanto aos alunos quanto aos pais que é uma professora preocupada com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...