Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

A proposta de formulação de um projeto político-pedagógico surgiu como meio de superação do paradigma tecnicista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

Torna-se necessário, na pesquisa participante, discernir o campo próprio da produção do conhecimento do nível de intervenção no processo, para transformá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

Em uma pesquisa participante, o objetivo é a captação do real em determinado momento com objetividade, pois somente assim se alcança a construção de um novo conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

A superação da oposição sujeito/objeto no interior de processos que geram saberes e na sequência de ações que aspiram gerar transformações não influencia determinantemente a pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

Segundo o antidogmatismo, que é um dos princípios metodológicos da pesquisa participante, são garantidas ao grupo a liberdade política, a religiosa e a organizacional em geral; isso, porém, não implica dizer que o pesquisador não seja um sujeito ideologicamente identificado com uma proposta política.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Segundo a concepção histórico-crítica, que se caracteriza por uma visão essencialista de homem, ou seja, por uma essência universal e imutável, cumpre à educação moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ao ideal que o define como ser humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Na concepção tradicional, a prática era determinada pela teoria que a moldava e lhe fornecia o conteúdo e a forma de transmissão pelo professor, assim como a consequente assimilação pelo aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Para a concepção libertadora, o eixo deslocou-se de uma pedagogia de inspiração filosófica centrada na ciência da lógica para uma pedagogia de inspiração experimental baseada na biologia e na psicologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento de ensino e a seus elementos.

Na elaboração do planejamento, a etapa na qual se busca conhecer a realidade a ser modificada chama-se classificação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...