Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Na prática educativa fundamentada na fenomenologia, os processos de ensino e aprendizagem são organizados a partir da interpretação, feita sem preconceitos, dos conteúdos de ensino.
No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.
O processo de ensino cujos métodos e procedimentos de ensino são propostos com o objetivo de permitir ao aluno desenvolver-se espontaneamente e desenvolver seus próprios meios de aprendizagem fundamenta-se em uma abordagem da pedagogia renovada.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Ao perceber que alguns alunos estavam utilizando aparelhos celulares e acessando à Internet durante a aula, um professor de história redirecionou suas atividades, utilizando-se da flexibilidade inerente ao seu plano de aulas, para explorar questões relativas a manifestações sociais que estavam ocorrendo no país, procurando relacioná-las com outras manifestações que ocorreram ao longo da história.
Em face dessa situação, é correto afirmar que o posicionamento do professor fundamentou-se na pedagogia crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em uma sala de aula do Ensino Médio, um aluno recusou-se a participar de determinada atividade e, logo depois de encerrada essa prática, fez uma indagação ao professor sobre o tema que estava sendo tratado. Nessa ocasião, o professor disse ao aluno que não responderia à sua pergunta, em face de sua recusa em participar da atividade, e que ele deveria sanar a sua dúvida com um de seus colegas.
Nessa situação, a tendência pedagógica adotada pelo professor foi a pedagogia liberal tradicional, segundo a qual, o professor é a autoridade máxima e pode recusar-se a responder aos questionamentos feitos pelos alunos.
Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue os itens de 98 a 101.
No desenvolvimento metodológico de plano de ensino, devem-se indicar as atividades que serão realizadas pelo professor e pelos alunos durante a aula, o conjunto de aulas ou a unidade didática.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue os itens de 98 a 101.
Em um fluxograma de elaboração de planejamento, têm-se, sequencialmente, os seguintes passos (embora existam outros passos): conhecimento da realidade; determinação dos objetivos; seleção e organização dos conteúdos.
Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue os itens de 98 a 101.
Considere que, devido à proximidade de ocorrência do vestibular, um professor do terceiro ano do ensino médio, com o intuito de ministrar toda a matéria prevista para sua disciplina, formulou o planejamento de ensino de sua turma com base em dois pressupostos: a turma é homogênea no tocante aos pré-requisitos e à capacidade de aprendizagem e as características individuais de cada aluno podem ser desconsideradas. Em face dessas informações, é correto afirmar que, do ponto de vista pedagógico, os pressupostos assumidos pelo professor são adequados à situação, pois, ainda que alguns alunos não consigam acompanhar as aulas, o interesse coletivo deve prevalecer sobre o individual.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue os itens de 98 a 101.
Em uma perspectiva tradicional de planejamento, ao realizar o planejamento de ensino de sua disciplina, o professor deve traçar objetivos gerais e específicos, devendo estes ser alcançáveis em menor tempo que aqueles e explicitar desempenhos observáveis.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ainda no que se refere ao currículo, julgue os itens seguintes, com base nos postulados da pedagogia crítica.
Conforme os postulados da pedagogia crítica, o currículo deve ser uma construção social realizada mediante um processo dialético.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ainda no que se refere ao currículo, julgue os itens seguintes, com base nos postulados da pedagogia crítica.
Compete ao gestor escolar acompanhar a implementação do currículo no cotidiano da escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...