Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Cabe aos alunos a realização da avaliação de todo o processo externo de elaboração de um projeto; ao professor cabe a avaliação do processo interno e a sua implementação.
No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O planejamento, em regra, está associado a uma ideia de projeção para o futuro, e visa assegurar os meios para o alcance de um fim.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que se seguem, a respeito das relações humanas no trabalho e dos tipos de liderança.
Devido ao fato de que o estilo de liderança depende da situação, os requisitos do exercente da liderança democrática são variáveis.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Ao professor compete auxiliar os alunos a fim de que o projeto se torne não apenas simples aquisição de informações, mas um instrumento para a construção de novos conhecimentos.
No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Um bom plano de ensino deve caracterizar-se pela coerência, precisão, objetividade e flexibilidade, que possibilita a inserção, de acordo com as necessidades ou os interesses dos alunos, de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos previamente selecionados.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
O tecnicismo educacional incorporou à educação um grau de racionalidade dos trabalhos escolares, trazendo consigo a obrigatoriedade do ensino profissionalizante no nível médio.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
A escolha do tema de um projeto deve ser responsabilidade do aluno ou do grupo, porém essa escolha deve ser direcionada pelo currículo oficial vigente, ou seja, os temas precisam ser escolhidos a partir dos conteúdos estabelecidos pela coordenação central.
No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Uma das diferenças básicas entre o planejamento elaborado segundo o enfoque racional e o participativo consiste na definição de objetivos. As fontes para definição de objetivos educacionais consoante o enfoque racional são as políticas institucionais ou derivadas do diagnóstico de necessidades, ao passo que a formulação de objetivos consoante o enfoque participativo apoia-se mais no feedback que no diagnóstico de necessidades.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
Durante a Segunda República, basicamente três correntes pedagógicas dominaram o cenário político-pedagógico: a pedagogia tradicional, ligada às oligarquias dirigentes e à Igreja; a pedagogia nova, associada à burguesia e à classe média; e a pedagogia histórico-crítica, vinculada a intelectuais associados aos movimentos sociais populares.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...