Questões de Pedagogia da Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

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Sobre algumas funções da avaliação, é INCORRETO afirmar:

  • A. A função de controle, juntamente com a função de diagnóstico, e o seu significado didático-pedagógico ficam restringidas à simples tarefa de atribuição de notas e classificação.
  • B. A função de diagnóstico permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor.
  • C. A função de controle refere-se aos meios e à freqüência das verificações e da qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.
  • D. A função pedagógico-didática diz respeito aos próprios objetivos do processo de ensino e está diretamente vinculada às funções de diagnóstico e controle.
  • E. A função pedagógico-didática refere-se ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar.

De acordo com as características da Concepção Dialética da Educação, pode-se afirmar:

I. A educação é marcada por uma visão concreta (histórica) do homem.

II. A acão pedagógica é valorizada pela ação mediadora do comportamento humano, através de técnicas específicas.

III. O eixo do processo de aprendizagem está na modificação das próprias convicções dos alunos.

IV. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.

V. A ação pedagógica é valorizada enquanto inserida na prática social concreta, considerando o aluno no contexto das relações sociais.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. I e II
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. I e IV

Leia o texto: "A avaliação é um termo geral que diz respeito a um conjunto de ações voltadas para o estudo sistemático de um fenômeno, uma situação, um processo, um evento, uma pessoa, visando emitir um juízo valorativo" (LIBÂNEO, 2001). Com base nesse conceito, pode-se afirmar:

I. Os processos de avaliação supõem uma coleta de dados e informações, através de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos foram atingidos.

II. Coleta de dados, juízos de valor e quantificação são componentes irrelevantes para a definição de avaliação.

III. A quantificação, no processo avaliativo, refere-se à utilização de algum tipo de medida, a partir de critérios explicitados previamente.

IV. Os juízos de valores, no processo avaliativo, não se baseiam em critérios previamente definidos, tendo em vista a tomada de decisões para novas ações.

Estão corretas apenas:

  • A. I e IV
  • B. I e III
  • C. I e II
  • D. II, III e IV
  • E. II e III

Subjacente à prática escolar, há condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Dessa forma, uma educação caracterizada por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa, expressa a tendência pedagógica:

  • A. Liberal renovada
  • B. Liberal tecnicista
  • C. Liberal renovada progressista
  • D. Liberal tradicional
  • E. Liberal renovada não-diretiva

Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:

I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.

II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.

III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.

IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte da equipe escolar.

V. Avaliação compartilhada.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. III e V
  • C. II e IV
  • D. I, II e V
  • E. I, III e IV

processo de organização escolar dispõe de elementos constitutivos que são, na verdade, instrumentos de ação mobilizados para atingir os objetivos escolares. Considerando os instrumentos de ação, abaixo, relacione-os com os seus respectivos conceitos, enumerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

( 1 ) Planejamento ( ) Atividade de coordenação do esforço coletivo do pessoal da escola.

( 2 ) Organização ( ) Processo de explicitação dos objetivos, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.

( 3) Direção/Coordenação ( ) Ações de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da escola para o desenvolvimento de competências.

( 4 ) Formação continuada ( ) Comprovação e reflexão do funcionamento da escola.

( 5 ) Avaliação ( ) Atividade que envolve a racionalização de recursos e a viabilização de condições para realizar o que foi planejado.

( 6 ) Pesquisa

A seqüência correta é:

  • A. 5, 4, 1, 6, 2
  • B. 4, 3, 5, 2, 1
  • C. 5, 2, 4, 3, 1
  • D. 6, 3, 5, 4, 2
  • E. 3, 1, 4, 5, 2

No campo pedagógico, o planejamento escolar tem-se constituído em uma das importantes atividades, cuja característica tem sido o seu caráter processual. Nessa perspectiva, pode-se considerar como atividades do Pedagogo no seu campo de atuação:

I. Realizar diagnóstico e análise parcial da realidade da escola, buscando informações da comunidade.

II. Definir objetivos e metas, compatibilizando a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola.

III. Propor atividades permanentes de reflexão e ação.

IV. Prever os passos a serem seguidos, determinando rigidamente os resultados a serem alcançados.

V. Prever contínua ação, reflexão e deliberação dos educadores sobre a prática em curso.

Estão corretas apenas:

  • A. I e III
  • B. II, III e IV
  • C. II, III e V
  • D. I, IV e V
  • E. IV e V

De acordo com a Teoria Crítica do Currículo, é correto afirmar que currículo é compreendido como:

  • A. Local de transmissão de uma cultura incontestada e unitária, no qual os materiais existentes funcionam como matéria-prima de reprodução social.
  • B. Elemento neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.
  • C. Campo inerte e estático de valores e conhecimentos a serem transmitidos institucionalmente.
  • D. Um artefato social e cultural com ênfase no "porquê" das formas de organização do conhecimento escolar.
  • E. Forma não-institucionalizada de transmissão da cultura de uma sociedade.

No início dos anos 1970, a tendência curricular dominante foi criticada por especialistas da área. Nesse contexto, pode-se afirmar que as principais críticas a essa tendência incidiam sobre:

I. Seu caráter instrumental e apolítico.

II. A supervalorização do planejamento na implementação e controle dos currículos.

III. O incentivo à adoção de procedimentos �científicos� de avaliação.

IV. Sua concepção de que educação e currículo estão envolvidos com o processo cultural.

V. Sua concepção de currículo como espaço de manifestação dos conflitos sociais.

Estão corretas apenas:

  • A. III, IV e V
  • B. II e IV
  • C. I e V
  • D. I, II e IV
  • E. I, II e III

A educação tem um papel crucial na chamada "sociedade da informática", pois é um dos meios pelos quais os indivíduos serão capazes de compreender e de se situar na contemporaneidade. Assim, é correto afirmar que o educador deverá compreender e utilizar as novas tecnologias (computador e internet) como:

  • A. Instrumento auxiliar da prática educativa, podendo contribuir para a democratização de saberes socialmente significativos.
  • B. Instrumento único, inovador e centralizador do papel do professor.
  • C. Ferramenta diretamente responsável e necessária à melhoria do processo ensino-aprendizagem.
  • D. Instrumento que visa unicamente favorecer o conhecimento e a emancipação.
  • E. Artefato que deve ser tratado independente da cultura social e escolar.
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