Questões de Pedagogia da Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

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A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e o ensino. Para tanto, compõe-se de ramos de estudos próprios, mas, ao mesmo tempo, busca em outras ciências os conhecimentos teóricos e práticos que concorrem para o esclarecimento do seu objeto, o fenômeno educativo. Nesse contexto, é correto afirmar que o estudo de importantes aspectos do processo de ensino e de aprendizagem, como implicação das fases do desenvolvimento dos alunos, e a organização das relações professor-aluno e dos alunos entre si caracterizam-se como contribuição da:

  • A. Sociologia da Educação
  • B. Filosofia da Educação
  • C. Antropologia Educacional
  • D. Psicologia da Educação
  • E. História da Educação

A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:

I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

II. Encontros e palestras esporádicas.

III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.

IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.

V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e V
  • B. I, II e IV
  • C. I e III
  • D. II, III e V
  • E. II, III e IV

Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:

  • A. Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças apenas na dimensão do coletivo.
  • B. Dar subsídios àqueles que participam de seus cursos, para exercerem de forma consciente e participativa a própria cidadania.
  • C. Ter definição prévia acerca do conceito de cidadão e cidadania, relacionando-o ao conceito de democracia.
  • D. Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças nas relações sociais, na dimensão individual e coletiva.
  • E. Situar a visão de homem e de mundo.

O conceito de "zona de desenvolvimento proximal", desenvolvido por Vygotsky, possibilita compreender funções e desenvolvimentos que estão a caminho de se completarem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.

( ) A aprendizagem precederia o desenvolvimento intelectual, seguindo-o e com ele coincidindo.

( ) A criança aprende e interage em sua maneira de pensar o conhecimento de sua cultura.

( ) O desenvolvimento intelectual mais complexo torna-se imutável.

( ) O processo de desenvolvimento consiste, apenas, na apropriação das informações processadas pelos professores em ambientes de aprendizagem.

A seqüência correta é:

  • A. V F F V V
  • B. F V F V F
  • C. V F V F F
  • D. F V F F V
  • E. V V V F V

Vygotsky defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano. Sob essa perspectiva, pode-se afirmar:

I. A linguagem e a interação desempenham papéis importantíssimos na formação e organização do pensamento complexo e abstrato individual.

II. O desenvolvimento do pensamento recebe grande influência da linguagem e do comportamento de pessoas experientes, o que leva os sujeitos, gradativamente, a adquirirem capacidade de se auto-regularem.

III. Pensamento e linguagem são dois círculos independentes que produzem o chamado pensamento verbal.

IV. As estruturas de linguagem dominadas pelas crianças passam a constituir as estruturas básicas de sua forma de pensar.

V. Os fatores biológicos constituem elementos preponderantes sobre os sujeitos sociais somente na fase adulta.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. I, II e IV
  • C. III, IV e V
  • D. I, III e V
  • E. II e V

Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:

I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.

II. Agir a partir de situações claramente entendidas.

III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.

IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.

V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e IV
  • B. I, III e V
  • C. II, III e IV
  • D. III, IV e V
  • E. II, III e V

Em pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO:

  • A. Analisar e delimitar a situação inicial.
  • B. Delinear a situação final, em função de critérios de desejabilidade e de factibilidade.
  • C. Identificar todos os problemas a serem resolvidos
  • D. Testar ou discutir a relevância científica e prática do que está sendo pesquisado, evitando, assim, redirecionamento da pesquisa.
  • E. Planejar as ações correspondentes.

A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. De acordo com a concepção dialética, constituem princípios norteadores desse Projeto:

  • A. Autoridade, Qualidade, Respeito, Democracia e Ética.
  • B. Autoridade, Qualidade, Participação, Autonomia, Democracia e Igualdade.
  • C. Democracia, Incentivo, Respeito, Autonomia e Participação.
  • D. Democracia, Qualidade, Reflexão, Igualdade, Participação e Igualdade.
  • E. Autoridade, Compromisso, Participação e Autonomia.

A prática da avaliação em nossas escolas tem sido alvo de muitas críticas por parte dos educadores. Pode-se afirmar que essas críticas incidem sobre a prática de avaliação em virtude de(a):

I. Redução da avaliação a sua função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.

II. Ênfase dada às aprendizagens orientadas por objetivos plurianuais e à individualização dos percursos de formação.

III. Fixação de critérios de desempenho unilaterais independentemente das condições do ensino, dos alunos e dos fatores externos e internos que interferem no rendimento escolar.

IV. Importância dada à negociação de sentidos no processo ensino-aprendizagem e na avaliação.

V. Utilização da avaliação como recompensa aos �bons� alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.

Estão corretas apenas:

  • A. I e II
  • B. III e IV
  • C. I, III e V
  • D. II e III
  • E. III, IV e V

Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:

I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.

II. Valorização das experiências do indivíduo.

III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.

IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.

Estão corretas apenas:

  • A. II, III e IV
  • B. I e II
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. I e IV
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