Questões de Pedagogia da CONSESP Concursos

Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSESP Concursos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Elena Martin e César Coll:

  • A. As melhorias nos procedimentos e técnicas de avaliação da aprendizagem, assim como as melhorias em qualquer outro aspecto da prática educacional, podem e devem ser entendidos em termos de pura e simples substituição.
  • B. As melhorias nos procedimentos e técnicas de avaliação não devem ser feitos em termos de uma releitura, nem de uma reconsideração daquilo que vem sendo feito habitualmente em uma perspectiva mais ampla com a finalidade de enriquecê-lo.
  • C. Uma atividade de avaliação não tem o propósito de discernir se a aprendizagem realizada pelos alunos é ou não significativa; é preciso detectar o grau de significatividade da aprendizagem realizada.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Para Elena Martin e César Coll, é falsa a alternativa:

  • A. Basta avaliar as aprendizagens realizadas por nossos alunos, sendo desnecessário avaliar nossa própria atuação como professores e as atividades de ensino que planejamos e desenvolvemos com eles.
  • B. Há diferentes tipos de avaliação que podem desempenhar funções diferentes, sendo necessário, consequentemente, utilizar procedimentos e técnicas de avaliação igualmente diferenciados.
  • C. A avaliação continua sendo um dos ingredientes de nossa atividade profissional que ainda coloca maiores dificuldades, dúvidas e contradições, ainda mais quando inserimos nossa atividade docente na perspectiva construtivista do ensino e da aprendizagem.
  • D. Os alunos aprendem, provavelmente, muito mais do que aquilo que somos capazes de captar com as atividades de avaliação em que propomos que participem.

Assinale a alternativa correta:

  • A. A escola brasileira tem sido pródiga em construir barreiras para que o acesso, seja como ingresso e, principalmente, como permanência do aluno na escola, não ocorra.
  • B. Existe a crença popular de que os professores das escolas inovadoras são menos exigentes do que tradicionalmente e, que, as escolas não oferecem ensino competente, à semelhança das antigas gerações.
  • C. Não se pode falar em melhoria na qualidade de ensino sem antes atender o direito fundamental da criança, que é o de ter acesso (ingresso) à escola.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky em “Psicogênese da Língua Escrita”:

  • A. No nível da escrita alfabética a criança já superou todas as dificuldades da escrita.
  • B. A criança pequena espera que a escrita dos nomes de pessoas seja proporcional ao tamanho (idade) dessa pessoa e não ao comprimento do nome correspondente.
  • C. O fracasso escolar nas aprendizagens iniciais não é fato constatável porque, devido às boas intenções de educadores e funcionários, o problema não subsiste.
  • D. Devido à importância e à prioridade para a comunidade internacional e seus estados constituintes, da existência de sistemas educacionais justos, igualitários e eficazes, o direito do homem à educação, como tantos outros, é respeitado em sua totalidade.

De acordo com Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa verdadeira:

  • A. A unidade da consciência e a inter-relação de todas as funções psicológicas tiveram aceitação unânime; admitia-se que as funções unitárias operavam inseparadamente, em conexão ininterrupta uma com a outra.
  • B. O elo de ligação de todas as características específicas da lógica das crianças é o egocentrismo do pensamento infantil.
  • C. A forma mais espontânea de pensamento é o brinquedo ou imaginação mágica, que faz com que o desejável pareça possível de ser obtido.
  • D. Todas as alternativas são verdadeiras.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:

  • A. Na Psicologia antiga era ponto pacífico que a relação entre duas funções determinadas nunca variava: que a percepção, por exemplo, estava sempre ligada de maneira idêntica à atenção, a memória, à percepção, o pensamento, à memória.
  • B. A relação entre duas funções determinadas não podia ser, nem era reduzida a um fator comum, não era ignorada no estudo das funções isoladas porque não era constante.
  • C. A A relação entre duas funções determinadas não podia ser, nem era reduzida a um fator comum, não era ignorada no estudo das funções isoladas porque não era constante.
  • D. O meio de comunicação é o signo (a palavra ou o som), por meio de uma ocorrência simultânea, um som pode associar-se ao conteúdo de qualquer experiência, servindo, então, para transmitir o mesmo conceito a outros seres humanos.

Para César Coll Salvador, não é correta a alternativa:

  • A. Uma escola de qualidade é capaz de atender à diversidade.
  • B. Os Pedagogos e Psicólogos tradicionais não consideravam a interação professor-aluno como decisiva para a conquista dos objetivos educacionais.
  • C. A ênfase quase exclusiva na interação professoraluno corresponde à ideia de que as relações que se estabelecem entre os alunos, no decurso das atividades de aprendizagem, têm uma influência secundária, quando não indesejável ou desagradável sobre o rendimento escolar.
  • D. Uma escola de qualidade tem professores que trabalham em equipes, colaboram no planejamento e co-participam da tomada de decisões.

Para Constance Kamii, em “A criança e o número”, é correta a alternativa:

I. Para que a criança adquira conhecimento social é dispensável a interferência de outras pessoas.

II. Assim como o conhecimento físico, o conhecimento social é um conhecimento de conteúdo e requer uma estrutura lógico-matemática para sua assimilação e organização.

III. A abstração construtiva ou reflexiva é uma construção feita pela mente e, que, representa apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.

IV. As relações não têm existência na realidade externa, a relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-la.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas I e III estão corretas.
  • C. Apenas II e IV estão corretas.
  • D. Apenas II e III estão corretas.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:

I. É desnecessário o compromisso da escola em tornar a criança consciente do direito à educação, capaz de reivindicar uma escola de qualidade.

II. A escola deve compreender as crianças a ponto de auxiliá-las a usufruir seu direito ao ensino fundamental no sentido de sua promoção como cidadãos participantes nessa sociedade.

III. A política de “escola para todas as crianças” é desperdício de dinheiro público, pois nem todas as crianças se interessam pelo estudo.

IV. Se a criança das classes populares for considerada, desde logo, como de futuro impossível, não terá nem tempo justo de provar o quanto poderemos contar com ela.

  • A. Apenas II e IV estão corretas.
  • B. Apenas I e III estão corretas.
  • C. I, II, III e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV não estão corretas.

Para Jussara Hoffmann, é verdadeira a alternativa:

I. Uma escola de qualidade é a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta.

II. Qualquer referência saudosista a um ensino de qualidade significa, automaticamente, a manutenção de uma concepção elitista do aluno ingressante em qualquer escola.

III. O caminho para o desenvolvimento é uma educação igualitária, que acolha os filhos desta geração em conflito e projete essa geração para o futuro, consciente do seu papel numa possível transformação.

IV. A escola, hoje, insere-se numa sociedade marcada por muita violência, miséria, epidemias, instabilidade econômica e política.

  • A. Apenas I e III estão corretas.
  • B. Apenas II e IV estão corretas.
  • C. I, II, III e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV não estão corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...