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Planejamento educacional comprometido com a democratização das relações sociais na sociedade brasileira impõe a necessidade de definição de alguns pressupostos. Assinale a alternativa incompatível com essa dimensão:
o planejamento deve estabelecer um novo estilo de diagnóstico com novas formas de leitura e de articulação com a realidade, que possibilite a tomada de decisões políticas educacionais.
o planejamento deve ultrapassar o caráter autoritário, centralizador e tecnocrático, através de um processo com a participação dos diversos sistemas de ensino e a sociedade civil organizada.
o planejamento deve visar à transformação e deve se caracterizar pela integração, articulação e continuidade.
o planejamento deve considerar como características a competência, a racionalidade e a eficiência.
o planejamento, numa sociedade democrática, impõe a necessidade da participação dos diversos setores organizados da sociedade civil e exige uma nova racionalidade.
Não faz(em) parte dos mecanismos desenvolvidos para concretizar as políticas educacionais:
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/1996, a Emenda Constitucional nº 14 e a Reforma do Ensino Médio e Profissional.
o repasse de recursos para manutenção da escola - PMDE e a descentralização e extensão da merenda escolar.
o Plano Decenal de Educação para Todos e o Plano Nacional de Educação.
os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa de Avaliação, o Programa de Informática Educativa e o Programa Nacional do Livro Didático.
o Programa de concurso, contratação e equiparação salarial para a categoria profissional.
As atuais políticas públicas de educação têm como eixo norteador a qualidade do ensino. Das alternativas abaixo relacionadas, assinale a que é incompatível com esse enunciado.
Valorização do educador e da escola pública.
Descentralização, flexibilização e autonomia.
Priorização da educação básica.
Organização de um sistema de avaliação.
Priorização do ensino fundamental.
O planejamento é um ato filosófico, político-social, científico e técnico, que estabelece os fins de uma determinada ação. Esses podem ocupar um lugar tanto no nível macro como no nível micro da sociedade. Situando o planejamento da educação nesse contexto, pode-se afirmar que o ato de planejar:
caracteriza-se por definir a aplicação de técnicas efetivas para obtenção de resultados.
como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa ação axiológica.
caracteriza-se pela elaboração de tópicos, divisões, delimitação de recursos, fluxos e cronogramas.
caracteriza-se pela definições de meios eficientes para se obter resultados, como uma atividade neutra.
caracteriza-se por ser um ato simplesmente técnico.
Diante do quadro contextual de reestruturação produtiva, o pedagogo deve atuar observando o pressuposto que permite perceber que o avanço na democratização real da escola e da educação, principalmente quanto à profissionalização do cidadão, só é possível mediante o avanço inicial na democratização no plano das:
relações sociais de produção, relações políticas e relações culturais no seu conjunto.
relações econômicas, relações conjunturais e relações interpessoais.
relações produtivas, relações de poder e relações emocionais.
relações educativas, relações cognitivas e relações democráticas.
relações de políticas públicas, relações educacionais e relações multidiferenciais.
Com a reestruturação produtiva do setor secundário e terciário, a Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional – SEFOR/ MTB – redefine o conceito de trabalho e qualificação, para os desempregados e excluídos, propondo linhas de cursos profissionalizantes que possam desenvolver as seguintes habilidades:
habilidades gerais – conhecimentos das generalidades; habilidades dimensionais – quanto à dimensão social; habilidades gerenciais – gestão pública.
habilidades emocionais – quanto à inteligência emocional; habilidades profissionais – conhecimento das técnicas do trabalho.
habilidades direcionais – conhecimentos sobre a direção profissional; habilidades cognitivas – conhecimentos interiores; habilidades interpessoais – saber lidar com o público.
habilidades associativas – saber trabalhar em sociedade; habilidades profissionais – conhecimentos das técnicas; habilidades interrelacionais – conhecimentos das relações entre as pessoas.
habilidades básicas – leitura, cálculo, raciocínio, abstração; habilidades específicas – conhecimentos técnicos e competências; habilidades de gestão – autogestão e empreendimento.
A educação profissional no Brasil, na década de 60, foi pensada a partir da diferenciação e do desenvolvimento dos vários ramos profissionais, em decorrência do desenvolvimento crescente dos setores secundário e terciário, que acabaram por viabilizar o reconhecimento da legitimidade de outros saberes. Nesse sentido, a essência do princípio educativo tradicional é a existência de:
dois projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos de ensino.
um projeto pedagógico que atenda às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
vários projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores analfabetos, semi-analfabetos, instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos.
muitos projetos pedagógicos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores desqualificados, instrumentais, multiqualificados e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
três projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores da classe baixa, média e alta através de três sistemas distintos de ensino.
Em 1971, com a Lei de Diretrizes e Bases do governo militar, a equivalência entre os ramos secundário e propedêutico foi substituída pela obrigatoriedade da habilitação profissional para todos os que cursassem o que passou a ser:
ensino médio.
ensino de 2º grau.
curso profissionalizante.
ensino técnico.
habilitação profissionalizante.
A qualidade do ensino, frente aos novos desafios da educação brasileira, está atrelada ao processo econômico que a sociedade vem sofrendo nos últimos anos. Palavras de ordem, como flexibilidade, autonomia, empreendedorismo, terceirização e qualidade total estão sendo inseridas nas discussões educacionais, e fazem parte de qual processo econômico?
Reestruturação produtiva.
Reformulação curricular.
Reordenação globalizante.
Segunda revolução industrial.
Movimento gestacional.
As teorias sobre o fracasso escolar na Escola Pública discutem a ideologia da Meritocracia, que tem a seguinte definição:
é um sistema pelo qual os lugares sociais seriam ocupados com base no mérito pessoal.
é um sistema público educacional elaborado a partir do mérito do aluno.
é um sistema de educação profissional pautado nas técnicas de mérito educacional.
é um sistema político-educacional que eleva os indivíduos com base nas técnicas de mérito transversais.
é um sistema político-pedagógico de educação que auxilia os alunos no campo do mérito interpessoal.
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