Lista completa de Questões de Pedagogia da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não é papel do pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar:
a definição dos objetivos educativos, considerando o contexto histórico.
o gerenciamento e controle das atividades desenvolvidas pelo professor no processo ensino-aprendizagem.
a detecção de problemas de aprendizagem entre alunos.
a coordenação do plano pedagógico e planos de ensino da articulação horizontal e vertical dos conteúdos.
a avaliação e uso de técnicas e recursos referentes à prática educativa escolar.
Qual a alternativa que apresenta elementos característicos da avaliação do processo ensinoaprendizagem, numa função diagnóstica?
Mecanismo disciplinador de condutas sociais.
Instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.
Instrumento disciplinador das condutas congnitivas e sociais no contexto da escola.
Ajuizamento da qualidade do objeto avaliado.
Julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.
Na estrutura Curricular da escola, encontra-se em discussão um conceito de organização dos conteúdos que tem como prioridade a transcendência dos conteúdos, pois é uma nova modalidade de relação entre as disciplinas para a sua superação. Este conceito diz respeito à:
pluridisciplinariedade.
interdisciplinariedade.
transdisciplinariedade.
multidisciplinariedade.
disciplinariedade cruzada.
Não faz parte das diretrizes do planejamento de ensino:
segregar o trabalho pedagógico, através de atividades competitivas, específicas e neutras.
planejar ações com a participação de todos os elementos envolvidos no processo de ensino.
priorizar a busca da unidade entre teoria e prática.
partir da realidade concreta de alunos, comunidade dentro do contexto econômico-social.
buscar uma relação educador-educando pautado em ações cooperativas.
É freqüente ouvir-se dizer: "Eu transcrevo o planejamento do ano anterior, acrescento algumas coisas, entrego e pronto. Cumpri minha obrigação". Esse discurso é remanescente de uma fase político-social que, no âmbito educacional, ficou conhecida como:
pedagogia crítica.
pedagogia tradicional.
pedagogia escola-novista.
pedagogia tecnicista.
pedagogia reprodutivista.
O projeto é a operacionalização dos cursos de ação a serem desenvolvidos durante o planejamento e envolve a realização das seguintes operações, na ordem correta:
objetivos, diagnóstico, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.
diagnóstico, objetivos, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.
apresentação, justificativa, corpo teórico, objetivos, metodologia, análise e conclusão.
procedimentos iniciais, diagnóstico, metodologia de trabalho, objetivos, análise e conclusão.
apresentação, justificativa, corpo teórico e conclusão e anexos.
Dentre as alternativas abaixo relacionadas, assinale a que traz elementos que caracterizam o planejamento de ensino numa dimensão político-social.
Previsão das situações específicas do professor com a classe.
Previsão inteligente e articulada das etapas do trabalho escolar envolvendo as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro, econômico e inteligente.
Processo de tomada de decisões que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem, possibilitando melhor resultado e maior produtividade.
Processo que estabelece as técnicas e os recursos tecnológicos como meios, tendo em vista os fins e os valores que devem orientar a prática educativa.
Previsão de todas as atividades que o docente realiza para atingir os fins da educação.
Sobre a interdisciplinariedade como forma de organizar os conteúdos, Piaget destaca a importância da pesquisa interdisciplinar, que tem por finalidade:
tentar uma reorganização dos âmbitos do saber, através de intercâmbios, recombinações construtivas que conduzam ao avanço científico.
encaminhar uma justaposição de conteúdos construtivistas, através de disciplinas que se interpõem ao programa.
elaborar interfaces dos conteúdos programáticos, conduzindo a um conhecimento único e atemporal.
solucionar os problemas dos programas das disciplinas de ensino fundamental e ensino médio.
mesclar conteúdos de matemática, português, entre outros estabelecendo várias unidades de programáticas de conhecimento educacional e transversais.
No que se refere à concepção integrada de currículo, é correto afirmar que é um elemento:
inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.
transcendente e atemporal, que tem vínculo com a sociedade.
transmissor de visões sociais particulares e interessadas. Produz identidades individuais e sociais particulares.
desvinculado das formas específicas e contingentes de organização da sociedade.
desconectado com as relações de poder e pautado no projeto político-social.
Na perspectiva de planejamento educacional nos paradigmas atuais, podemos afirmar que o projeto pedagógico da escola não é:
uma filosofia de educação que se discute e se vive na escola.
um plano de ação, com calendários e cronograma de atividades, dentro dos moldes das exigências técnico-administrativas.
a aproximação entre o que se pensa sobre a educação, o ensino, os conteúdos de ensino e o aluno com a prática pedagógica que se realiza nas escolas.
a aproximação, cada vez maior, entre o que se pensa ser a tarefa da instituição/escola e o trabalho que se desenvolve na escola.
o confronto entre as intenções e os resultados escolares.
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