Questões de Pedagogia da Dom Cintra Fundação

Lista completa de Questões de Pedagogia da Dom Cintra Fundação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paulo Freire escreveu: “Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A escolha de nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É a outredade do não eu, ou do tu, que me faz assumir a radicalidade de meu eu.”. Segundo o autor, para que o ato de ensinar seja realizado há necessidade de:

  • A.

    diálogo entre o eu e o outro

  • B.

    criticidade e análise pessoal

  • C.

    estética e identidades pessoais

  • D.

    corporificação das palavras e dos exemplos

  • E.

    reconhecimento e assunção da identidade cultural

A comunicação e o inter-relacionamento pessoal são fatores básicos para o sucesso do educador em equipes interdisciplinares. Assim, dentre os elementos mais significativos, há aquele que diz respeito à maneira como as coisas são ditas, podendo gerar uma comunicação ambígua e inespecífica, conduzindo ao agravamento das relações. Isto póde ocorrer porque:

  • A.

    a comunicação é um dos principais processos pelos quais as pessoas descobrem e definem sua identidade pessoal

  • B.

    a manipulação do comportamento do outro é alcançada pelo processo de comunicação

  • C.

    as pessoas tendem a não ter consciência das suas motivações em relação às situações

  • D.

    o conteúdo da comunicação é veiculado e controlado por símbolos não verbais

  • E.

    o significado de uma mensagem depende de quem a decodifica ou interpreta

Uma das fases do processo de consultoria dirige-se para a observação, o que oferece ao pedagogo, na posição de consultor, a possibilidade de dar feedback, assistindo o outro ou ao grupo a analisar e interpretar os resultados obtidos. Essa descrição corresponde à seguinte fase da consultoria:

  • A.

    clarificação do problema

  • B.

    implantação de novas formas de desempenho

  • C.

    implantação de novas formas de desempenho

  • D.

    transformação das ideias geradoras em um plano de ação

  • E.

    ajuste de um relacionamento positivo entre consultor e consultante

Em educação, “a consultoria é o processo pelo qual se partilham, com outra pessoa ou grupo de pessoas, em caráter de mutualidade, informações, ideias, opiniões sobre determinada problemática, promovendo seu entendimento e permitindo o envolvimento das pessoas a ela relacionadas, com o fim de gerar bases objetivas para a tomada de decisões e de medidas eficientes a respeito.” (Lück, 2008) O tipo de consultoria que se caracteriza por centrar todo o esforço na ação educativa, através das pessoas ou grupos ligados a essa tarefa, é conhecida como:

  • A.

    utilização de conhecimentos e habilidades

  • B.

    relacionamento entre colegas de trabalho

  • C.

    resolução de problemas

  • D.

    esquema decisório

  • E.

    serviço indireto

Nas ações de educação em saúde e saneamento ambiental nas terras indígenas, as propostas que garantam a participação da população indígena exigem do educador uma dimensão de formação pessoal e técnico-científica que assegure flexibilidade e ampliações do campo conceitual de forma inter e transdisciplinar. Para que haja um efetivo engajamento do pedagogo nesses grupos será necessário que ele desenvolva habilidades de coletar, analisar e levantar hipóteses sobre seu papel na equipe. A ação que melhor responde a estes imperativos é caracterizada como:

  • A.

    cognitiva

  • B.

    avaliativa

  • C.

    prospectiva

  • D.

    tecnológica

  • E.

    determinista

Na obtenção de um espaço efetivo de aprendizagem, o professor, com a sua formação pedagógica e educacional, é peça chave. Para tanto, necessita viver as várias dimensões possíveis de se formar nesse processo. Dentre elas, “há aquela que se detém em ressaltar o desenvolvimento (...) metacognitivo, que implica conhecimento sobre o próprio funcionamento cognitivo pessoal, e de habilidade de autorregulação deste funcionamento.” (Gatti, 1997). Tal dimensão formativa denomina-se:

  • A.

    avaliativa

  • B.

    de ação coletiva

  • C.

    crítico-reflexiva

  • D.

    de ação continuada

  • E.

    dos saberes para ensinar

A avaliação formativa é uma maneira de regular a ação pedagógica, direcionando-a para uma ação diferenciada. Quando isso ocorre, temos uma avaliação centrada no seguinte aspecto:

  • A.

    individuação

  • B.

    orientação escolar

  • C.

    hierarquia de excelência

  • D.

    treinamento para exames

  • E.

    ação de alerta contra o fracasso escolar

A avaliação formativa pode atuar positivamente sobre a violência simbólica, ou seja, a pressão moral e psicológica constante sobre o aluno para obter sua adesão ao estudo. Essa ação positiva é facilitada graças ao que Perrenoud denomina de:

  • A.

    êxito da tarefa

  • B.

    autorregulação

  • C.

    lógica cooperativa

  • D.

    transposição didática

  • E.

    diversidade dos aprendizes

“Colocadas as questões e organizados os meios de trabalho (folhas de exercícios, mapas, ilustrações, etc.), os alunos desenvolvem a tarefa. Uma vez concluída, um aluno do grupo informa a classe dos resultados e passa-se a uma conversação dirigida pelo professor.” (Libanio, 1994, p.170)

A partir da situação apresentada acima, o método de ensino utilizado pelo professor é o de:

  • A.

    exposição

  • B.

    trabalho em grupo

  • C.

    atividades especiais

  • D.

    elaboração conjunta

  • E.

    trabalho participativo

Há, dentre as tendências pedagógicas no Brasil, aquela que preconiza uma didática com o objetivo de direcionar o processo de ensinar, tendo em vista finalidades sociopolíticas e pedagógicas direcionadas para a promoção da auto-atividade do aluno com inspiração no materialismo histórico-dialético. Tal tendência pedagógica denomina-se:

  • A.

    Ativa

  • B.

    Renovada

  • C.

    da Libertação

  • D.

    Crítico-Social

  • E.

    da Afetividade

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...