Lista completa de Questões de Pedagogia da Dom Cintra Fundação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paulo Freire escreveu: Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A escolha de nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É a outredade do não eu, ou do tu, que me faz assumir a radicalidade de meu eu.. Segundo o autor, para que o ato de ensinar seja realizado há necessidade de:
diálogo entre o eu e o outro
criticidade e análise pessoal
estética e identidades pessoais
corporificação das palavras e dos exemplos
reconhecimento e assunção da identidade cultural
A comunicação e o inter-relacionamento pessoal são fatores básicos para o sucesso do educador em equipes interdisciplinares. Assim, dentre os elementos mais significativos, há aquele que diz respeito à maneira como as coisas são ditas, podendo gerar uma comunicação ambígua e inespecífica, conduzindo ao agravamento das relações. Isto póde ocorrer porque:
a comunicação é um dos principais processos pelos quais as pessoas descobrem e definem sua identidade pessoal
a manipulação do comportamento do outro é alcançada pelo processo de comunicação
as pessoas tendem a não ter consciência das suas motivações em relação às situações
o conteúdo da comunicação é veiculado e controlado por símbolos não verbais
o significado de uma mensagem depende de quem a decodifica ou interpreta
Uma das fases do processo de consultoria dirige-se para a observação, o que oferece ao pedagogo, na posição de consultor, a possibilidade de dar feedback, assistindo o outro ou ao grupo a analisar e interpretar os resultados obtidos. Essa descrição corresponde à seguinte fase da consultoria:
clarificação do problema
implantação de novas formas de desempenho
implantação de novas formas de desempenho
transformação das ideias geradoras em um plano de ação
ajuste de um relacionamento positivo entre consultor e consultante
Em educação, a consultoria é o processo pelo qual se partilham, com outra pessoa ou grupo de pessoas, em caráter de mutualidade, informações, ideias, opiniões sobre determinada problemática, promovendo seu entendimento e permitindo o envolvimento das pessoas a ela relacionadas, com o fim de gerar bases objetivas para a tomada de decisões e de medidas eficientes a respeito. (Lück, 2008) O tipo de consultoria que se caracteriza por centrar todo o esforço na ação educativa, através das pessoas ou grupos ligados a essa tarefa, é conhecida como:
utilização de conhecimentos e habilidades
relacionamento entre colegas de trabalho
resolução de problemas
esquema decisório
serviço indireto
Nas ações de educação em saúde e saneamento ambiental nas terras indígenas, as propostas que garantam a participação da população indígena exigem do educador uma dimensão de formação pessoal e técnico-científica que assegure flexibilidade e ampliações do campo conceitual de forma inter e transdisciplinar. Para que haja um efetivo engajamento do pedagogo nesses grupos será necessário que ele desenvolva habilidades de coletar, analisar e levantar hipóteses sobre seu papel na equipe. A ação que melhor responde a estes imperativos é caracterizada como:
cognitiva
avaliativa
prospectiva
tecnológica
determinista
Na obtenção de um espaço efetivo de aprendizagem, o professor, com a sua formação pedagógica e educacional, é peça chave. Para tanto, necessita viver as várias dimensões possíveis de se formar nesse processo. Dentre elas, há aquela que se detém em ressaltar o desenvolvimento (...) metacognitivo, que implica conhecimento sobre o próprio funcionamento cognitivo pessoal, e de habilidade de autorregulação deste funcionamento. (Gatti, 1997). Tal dimensão formativa denomina-se:
avaliativa
de ação coletiva
crítico-reflexiva
de ação continuada
dos saberes para ensinar
A avaliação formativa é uma maneira de regular a ação pedagógica, direcionando-a para uma ação diferenciada. Quando isso ocorre, temos uma avaliação centrada no seguinte aspecto:
individuação
orientação escolar
hierarquia de excelência
treinamento para exames
ação de alerta contra o fracasso escolar
A avaliação formativa pode atuar positivamente sobre a violência simbólica, ou seja, a pressão moral e psicológica constante sobre o aluno para obter sua adesão ao estudo. Essa ação positiva é facilitada graças ao que Perrenoud denomina de:
êxito da tarefa
autorregulação
lógica cooperativa
transposição didática
diversidade dos aprendizes
Colocadas as questões e organizados os meios de trabalho (folhas de exercícios, mapas, ilustrações, etc.), os alunos desenvolvem a tarefa. Uma vez concluída, um aluno do grupo informa a classe dos resultados e passa-se a uma conversação dirigida pelo professor. (Libanio, 1994, p.170)
A partir da situação apresentada acima, o método de ensino utilizado pelo professor é o de:
exposição
trabalho em grupo
atividades especiais
elaboração conjunta
trabalho participativo
Há, dentre as tendências pedagógicas no Brasil, aquela que preconiza uma didática com o objetivo de direcionar o processo de ensinar, tendo em vista finalidades sociopolíticas e pedagógicas direcionadas para a promoção da auto-atividade do aluno com inspiração no materialismo histórico-dialético. Tal tendência pedagógica denomina-se:
Ativa
Renovada
da Libertação
Crítico-Social
da Afetividade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...