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O multiculturalismo na educação, quando precisa associar-se a esforços de cunho político, por vivenciar a discriminação e o preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como no caso indígena, necessita de clareza, principalmente, para:
diluir os nexos entre saber e poder
identificar os ideais do grupo de poder
não se fixar no jogo imposto pelo grupo dominado
contextualizar a produção das diferenças existentes
reconhecer os atos transgressores dos grupos dominado e dominante
Pensando o multiculturalismo e a formação de professores em comunidades indígenas, é comum não se ter a preocupação com um trabalho preparativo relacionado às particularidades culturais desses professores, o que pode gerar conflito na relação professor/aluno. Tal situação diz respeito a dificuldades com:
a dialética na construção das identidades com reforço às diferenças
a superação de propostas envolvidas com determinantes de ordem política
a atuação da gerência pedagógica no âmbito cognitivo e afetivo do docente
o projeto menos afinado com as práticas cognitivas envolvidas na formação docente
a compreensão dos objetivos propostos pelo grupo de ação e seus determinantes
O multiculturalismo na educação, decorrente da grande pluralidade de culturas, traz a reflexão sobre a educação indígena, mostrando que esta se diferencia da educação para o índio por possuir a seguinte característica:
enfatizar os conteúdos fomentados pelo grupo
definir as atitudes expressas no programa de ação
priorizar as estratégias propostas no projeto pedagógico
fomentar as experiências dirigidas para as questões de exclusão
ser realizada por intelectuais das próprias comunidades indígenas
O aspecto sociológico da educação reconhece que os interesses cognitivos também possuem caráter social e princípios próprios constitutivos e autônomos com relação a outros interesses sociais. Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece, nos seus debates, do conhecimento tido como categoria central, conduz à reflexão sobre a produção e transmissão do conhecimento, que deve considerar o seguinte fator:
reducionismo na teoria do conhecimento com qualificações sociais abrangentes
dificuldade na aceitação do reducionismo com interesses sociais definidos
complexidade dos campos intelectuais com relações de poder conflitantes
expansão ampla de redes de conhecimento com enfoque sociológico
Ao se pretender o engajamento do profissional da educação em equipes multidisciplinares para cuidar da saúde e do saneamento junto a grupos indígenas, no sentido de orientar e formar agentes indígenas, será necessário, sobretudo, que esse profissional faça o reconhecimento da:
superação de preconceitos com a esfera econômica
manifestação múltipla das identidades culturais
associação de elementos pedagógicos na prática diária
problematização de conteúdos das práticas formais de ensino
Um trabalho efetivo grupal e multidisciplinar demanda, sobretudo, para seu sucesso, grande capacidade de seus integrantes de reflexão crítica sobre a realidade. Sabe-se, no entanto, que o combate à ambivalência resultante das lutas de poder cria mais exclusão, em função de:
fixar em ações de representação
funcionar como regulador social
funcionar como regulador social
reforçar a separação entre polaridades
problematizar o caráter da dominação
Para Gandin, a realidade, quando se pensa em planejamento, pode ser concebida de várias maneiras. Segundo ele, a realidade restrita à educação, à saúde ou a qualquer outra atividade humana, dentro da instituição ou do grupo que planeja, é concebida como:
globa
totalizadora
do campo de ação
centrada no indivíduo
restrita às ambivalências
O planejamento, visto como prática educativa, deve ter um modelo de plano ajustado à realidade. Assim, para Gandin, o confronto entre o juízo que o grupo faz da sua realidade e o ideal traçado para o seu fazer pode ser melhor expresso pelo seguinte modelo de plano:
doutrinal
operativo
presencial
referencial
de necessidades
Quando se pensa na participação em trabalho de equipe, a linha de planejamento a ser seguida deve ser definida com critério, atendendo às questões que determinam a qualidade, a missão e o poder questões que são aferidas principalmente pela visão de sociedade ou grupo a ser atingido. Dentre as formas de planejamento, a que apresenta um caráter mais conservador, por estar voltada para o aperfeiçoamento do processo de produção, é conhecida por:
qualidade total
esquema estratégico
movimento participativo
gerenciamento dinâmico
processo de pertencimento
A capacitação de equipes multidisciplinares de saúde indígena e a construção de propostas de ações educativas, se vistas sob a ótica da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, só poderão ser realizadas por meio do pedagogo que se forma ético e responsável frente à sua missão de mudança. Para tal, o docente deve ter domínio, dentre outros, sobre os seguintes fatores:
liberdade, ruptura e opção
dialética, mecanicismo e senso comum
determinismo, problematização e congruência
pensamento crítico, racionalismo e pragmatismo
globalização, neoliberalismo e transferência de saberes
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