Questões de Pedagogia da EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Lista completa de Questões de Pedagogia da EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo pedagógico é importante levar em consideração a cultura da comunidade escolar. Para que não haja fragmentação nesse processo é preciso:

  • A. Que a escola trabalhe dentro de uma concepção metodológica de natureza emancipatória.
  • B. Que a avaliação dos resultados seja dentro dos aspectos quantitativos.
  • C. Que a administração da escola seja superior ao pedagógico, tendo em vista a importância da prestação de contas à comunidade escolar.
  • D. Que os professores e alunos tenham um relacionamento desconexo no ambiente escolar.

Atualmente, trabalhar em equipe é um dos requisitos que vem sendo utilizado por muitas empresas, pois, o espírito de coletividade, dinamismo, colaboração, interesse, solidariedade e cooperação é determinante para que haja sucesso na resultado final dos objetivos traçados. Levando em consideração a importância do trabalho em equipe e, compreendendo que os jogos e dinâmicas de grupo nas organizações de trabalho são fundamentais para se perceber os problemas e encaminhar as ações na busca da assertividade e da eficácia de uma empresa, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

  • A. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando que o trabalho em equipe é fundamental, porém não podemos esquecer que os conceitos de ludicidade se aplica somente às crianças, cabendo aos adultos a responsabilidade e não o lúdico.
  • B. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ecopedagogia para que se possa criar um ambiente lúdico, atrativo e prazeroso.
  • C. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ludicidade para que se possa criar um ambiente malfazejo e brilhante.
  • D. É preciso criar um ambiente desabrido dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ludicidade.

Trabalhar em equipe no ambiente escolar contribui significativamente com a obtenção dos resultados esperados e abordados nos objetivos da escola. Para que a gestão escolar possa desempenhar uma função de liderança positiva, conduzindo as atividades num processo de trabalho em equipe é preciso levar em consideração:

  • A. A necessidade da capacitação dos professores, tendo em vista a formação dos alunos dentro dos mesmos parâmetros, pois todos aprendem da mesma forma e cada professor deve cumprir a sua função sem interferir no trabalho dos colegas.
  • B. Os problemas da comunidade escolar, utilizando-se de metodologias fragmentadas, tendo em vista o cumprimento dos conteúdos do currículo escolar.
  • C. Que a gestão escolar seja democrática e apresente um plano de ação que envolva todos os envolvidos na escola: professores, instâncias colegiadas (conselho escolar, APMF, Grêmio estudantil...) alunos.
  • D. A coordenação pedagógica e suas ações centralizadas nas mãos da direção escolar.

A primeira característica da criatividade é a novidade, com isso, um objeto, uma ideia, um comportamento são considerados criativos, quando são novos, ou seja, uma interferência da pessoa que cria. Esse momento criativo, leva a construção do conhecimento que o aluno consegue ao elaborar novos conceitos partindo do princípio de um tópico abordado/apresentado. Para que se perceba o processo criativo que leva a construção do conhecimento é preciso entender que existem fases sequenciais sobre tal processo. São elas:

  • A. Apreensão, preparação, incubação, iluminação e verificação.
  • B. Compreensão, assimilação, reprodução e descarte de todas as ideias.
  • C. Preparação, negligência, descaso e nova construção.
  • D. Descarte das possibilidades apresentadas e reprodução da elaboração já realizada.

O profissional pedagogo tem fundamental importância no processo administrativo e pedagógico de uma empresa, independente dela ser uma instituição educativa. Tal função requer conhecimentos que respaldem sua prática dentro das atribuições do cargo ocupado. Nesse sentido, o papel do pedagogo na empresa, de acordo com as atribuições do cargo exibidas nesse concurso são:

  • A. Apoiar o agente educacional da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação de todas as práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para qualificação e detrimentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • B. Apoiar o gerente da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação das agraves práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para selecionamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • C. Apoiar os agentes educacionais, no desenvolvimento e aplicação das melhores práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para treinamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • D. Apoiar o gerente da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação das melhores práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para treinamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.

Um dos maiores desafios da sociedade, com relação ao processo educacional é a qualidade na educação. Educação e qualidade são processos indissociáveis, tendo em vista os fatores emergentes da sociedade contemporânea, seus desafios, o avanço da tecnologia e o crescimento populacional a nível mundial. Com isso, para que se possa trabalhar em prol de uma educação qualitativa dentro do âmbito escolar é preciso:

  • A. Trabalhar especificamente com materiais elaborados igualmente para todos os alunos, utilizando-se de metodologias tradicionais, considerando que a sala de aula é um espaço de ensino concentrado nas mãos do professor e na passividade do aluno.
  • B. Impedir que as manifestações culturais da comunidade escolar interfiram no trabalho dos professores e no currículo escolar.
  • C. Conhecer a comunidade escolar e trabalhar na elaboração de um projeto pedagógico que atenda as necessidades da mesma, aliando todo o trabalho escolar numa visão de gestão democrática.
  • D. Capacitar os professores para que haja uma prática educacional autoritária e reprodutora.

As dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho nas instituições de ensino são base de fundamentação e suporte para o trabalho e a ação docente no processo ensinoaprendizagem. Para tanto, vale lembrar que o trabalho escolar, conforme sua organização desempenha funções diferentes, com isso é preciso ter clareza sobre seus limites para que se possa contribuir com uma educação emancipatória. Diante disso considere as seguintes afirmativas, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Para que haja o processo de educação emancipatória é preciso que o trabalho pedagógico se assente também em uma pedagogia emancipatória.

( ) A finalidade do trabalho escolar emancipatório conduz o aluno ao disciplinamento para a vida produtiva e alienada à sociedade.

( ) O disciplinamento que pode ser trabalhado numa educação emancipatória só pode ser realizado, caso este venha a contribuir com a transformação social e política do cidadão numa visão crítica sobre os fatos sociais.

( ) Para a eficácia do trabalho pedagógico emancipatório é preciso pensar a escola em sua totalidade.

( ) Para que haja eficiência no processo educacional emancipatório é preciso compreender a gestão escolar como prática social de intervenção na realidade, tendo em vista a sua transformação, e sugerir uma nova qualidade na formação dos profissionais da educação, pedagogos e professores.

Assinale a alternativa que correspondente a sequência correta, de cima para baixo:

  • A. V, V, V, F, V.
  • B. F, V, F, V, F.
  • C. V, F, V, F, F.
  • D. V, F, V, V, V.

A globalização da economia e a reestruturação produtiva instigam uma nova concepção de estado. Com isso, a necessidade de capitalização conduz a adotar como regra, o imperativo de competir em todos os planos. Essa linha de pensamento, adotada por alguns teóricos, entre eles Santos (2005), e Delors (2006), ressalta a relevância dos conceitos de educação e trabalho numa perspectiva social e política. Nesse sentido é correto afirmar:

I - Que a competitividade, aos olhos da globalização, é uma espécie de guerra em que tudo vale, por isso, é importante que todos tenham formação bitolada ao conceito social.

II - Que a educação deve ser dissoluta do trabalho.

III - Que a crise do emprego na economia mundial, e principalmente em alguns países, é caracterizada pelo impacto imperativo e divergente que deve ter entre educação e conhecimento.

IV - Que a educação deve atender as expectativas sociais, porém para além dessas expectativas, deve primar pela formação e emancipação do indivíduo.

V - Que a educação contemporânea deve primar pela formação para além do trabalho, numa visão sócio-histórica e determinante das relações e responsabilidades do ser humano.

Dentre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • B. Apenas as afirmativas IV e V.
  • C. Apenas as afirmativas II, III, IV e V.
  • D. Apenas as afirmativas I, III e IV.

A educação, de acordo com o pensamento de vários teóricos, é responsável pelo desenvolvimento do país. Nesse sentido, a Educação e Mundo do trabalho são temas que devem se apresentar totalmente conexos, pois é o conhecimento historicamente acumulado e suas manifestações criativas que norteiam as novas ações humanas. Diante dessa premissa, considere os seguintes aspectos:

I - Aprender a viver juntos é um dos pilares da educação e sem dúvida, é hoje em dia, é um dos maiores desafios da educação, devido às violências que se opõem à esperança posta por alguns no progresso da humanidade. Esse desafio se faz presente na formação para o trabalho.

II - A educação tem por missão, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e também levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta. Esse é um determinante na educação, devido a necessidade da formação para o trabalho nas diversas áreas.

III - A educação para o trabalho, assim como o eixo da formação geral, deve ressaltar a capacidade individualista em prol da capacidade coletiva, pois, o mundo contemporâneo requer mão de obra qualitativa e deprecio social.

IV - Aprender a fazer, não é somente adquirir uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Essa ênfase ratifica o conceito de um dos pilares da educação, também necessários à formação do indivíduo para o Mundo do trabalho.

V - Dos princípios e fins da educação, o art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que “A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Essa determinação legal reforça a necessidade do abarcamento dos conteúdos disciplinares com a necessidade do mercado de trabalho. Diante das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas as afirmativas II, III e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I, II, IV e V.
  • C. Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • D. Apenas as afirmativas I, II, III, IV e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...