Questões de Pedagogia da FJG

Lista completa de Questões de Pedagogia da FJG para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Fala de um professor em reunião do Conselho de Classe:

"Eu não admito críticas quanto à minha avaliação. Tenho de zelar pela vida escolar desse aluno e acho que todos devem seguir o mesmo exemplo. Como eu posso formar um aluno que não traz os conteúdos das séries anteriores? E no final do ano: como vou poder aprová-lo para a série seguinte, se mal conseguiu aprender o conteúdo básico do ano anterior?"

A posição assumida com relação ao sentido atribuído à avaliação sustenta-se no:

  • A.

    plano de ensino do professor

  • B.

    projeto curricular da disciplina

  • C.

    projeto curricular da escola

  • D.

    projeto-político pedagógico da escola

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

Considere as seguintes colocações de Stuart Hall, sobre a construção das culturas nacionais:

I- "Em primeiro lugar, há a narrativa da nação, tal como é conhecida e recontada nas histórias e nas literaturas nacionais, na mídia e na cultura popular. Estas fornecem uma série de histórias, imagens, panoramas, cenários, eventos históricos, símbolos e rituais nacionais que simbolizam ou representam as experiências partilhadas, as perdas, os triunfos e os desastres que dão sentido à nação."

II- "Em segundo lugar, há a ênfase nas origens, na continuidade, na tradição e na intemporalidade. A identidade nacional é representada como primordial - `está lá na natureza das coisas´, algumas vezes adormecida, mas sempre pronta para ser `acordada´ de sua `longa, persistente e misteriosa sonolência´, para reassumir sua inquebrantável existência."

III- "Uma terceira estratégia discursiva é constituída por aquilo que Hobsbowm e Ranger chamam de invenção da tradição: `Tradições que parecem ou alegam ser antigas são muitas vezes de origem bastante recente e algumas vezes inventadas´... Tradição inventada significa um conjunto de práticas..., de natureza ritual ou simbólica, que buscam inculcar certos valores e normas de comportamento... implica continuidade com um passado histórico adequado."

IV- "Um quarto exemplo de narrativa da cultura nacional é a do mito fundacional: uma estória que localiza a origem da nação, do povo e de seu caráter nacional num passado tão distante que eles se perdem nas brumas do tempo, não tempo `real´, mas de um tempo `mítico´."

V- "A identidade nacional é também muitas vezes simbolicamente baseada na idéia de um povo ou folk puro, original. Mas, nas realidades do desenvolvimento nacional, é raramente esse povo (folk) primordial que persiste ou que exercita o poder."

<p align=justi

  • A.

    I e IV

  • B.

    I e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    IV e V

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

"Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe."

Na descrição do potencial atribuído ao personagem Pedro Bala, o termo "ativo" refere-se, respectivamente, aos seguintes aspectos do desenvolvimento humano:

  • A.

    intelectual, psico-motor e psico-social

  • B.

    psico-social, intelectual e psico-motor

  • C.

    intelectual, psico-social e psico-motor

  • D.

    psico-social, psico-motor e intelectual

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

No que diz respeito ao processo de escolarização dos sujeitos descritos no Texto 1, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor declara que os currículos do Ensino Fundamental deverão:

  • A.

    oferecer ensino religioso obrigatório e ecumênico como parte da formação básica do cidadão, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

  • B.

    promover a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

  • C.

    alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga-horária das disciplinas e as condições materiais do estabelecimento de ensino.

  • D.

    controlar a freqüência, conforme o disposto em seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...