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Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Dentre os excertos da Lei 9394/96 abaixo apresentados, o único que não arrola qualquer aspecto especificamente relacionado aos sujeitos descritos nos textos 2 e 3 é:
"Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular"
"A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria"
"O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si"
"Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades"
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Os parâmetros curriculares nacionais definem os objetivos da educação como "capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla". Considerando-se o modo como são apresentados os sujeitos dos textos 2 e 3, os aspectos e situações descritas revelam questões de ordem:
cognitiva
afetiva
física
ética
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
"Como já disse era um anjo safado / O chato de um querubim / Que decretou que eu tava predestinado / A ser todo ruim"
A forma como o sujeito expressa a sua condição, nos versos acima, revela uma forte orientação de base:
determinista
construtivista
associacionista
comportamentalista
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Ao revelarem pessoas em diferentes estágios de vida, desde a infância à fase adulta, os textos 2 e 3 relacionam-se à noção de projeto político-pedagógico, a qual referencia o compromisso da Educação com:
a formação política do cidadão
os modelos de ensino diversificado
o desenvolvimento do sujeito social
as etapas do desenvolvimento humano
Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.
O elemento do cotidiano escolar que mais proximamente atende à necessidade de resgate da relação entre a educação do sujeito contemporâneo revelado no Texto 1 e sua integração social é:
currículo aberto
ensino integrado
avaliação continuada
atendimento individualizado
Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.
"... por toda parte, o tripé ciência/técnica/indústria perde seu caráter providencial. A idéia de progresso continua sedutora e cheia de promessas apenas nos lugares onde ainda se sonha com o bem-estar e com recursos técnicos libertadores. Mas ela começa a ser questionada no mundo do bem-estar."
(MORIN, E. et WULF, C (2002) Planeta - a aventura desconhecida. Trad. Portuguesa: São Paulo, UNESP, 2002. pp: 16)
Com base no trecho acima e no contexto descrito no Texto 1, pode-se fundamentar a motivação do seguinte traço característico da educação brasileira contemporânea:
declínio do interesse em processos tecnicistas
declínio do interesse em políticas educacionais
declínio do interesse em fundamentos filosóficos
declínio do interesse em preparação para o trabalho
Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.
Considere os seguintes objetivos pedagógicos:
I- Traçar retas e curvas utilizando-se de recursos técnicos específicos.
II- Classificar objetos e fatos segundo critérios baseados em suas propriedades.
III- Representar objetos lógicos através de códigos não verbais.
IV- Descrever o sistema digestivo humano.
A opção que apresenta uma declaração verdadeira sobre os objetivos I a IV é:
II e IV são objetivos instrumentais
II e III são objetivos multi-formativos
I e IV são objetivos interdisciplinares
I e III são objetivos inter-relacionados
Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.
Quanto aos projetos integrados de experiência curricular, na forma como apresentados por Jurjo Santomé, pode-se afirmar que:
a definição das etapas de execução deve anteceder a delimitação dos objetivos educacionais, à medida que a maior clareza sobre o projeto viabiliza seu aproveitamento pedagógico pelos professores
a definição das disciplinas que se encarregarão da execução do projeto deve anteceder a delimitação dos objetivos educacionais, a fim de assegurar a superação de dificuldades específicas de aprendizagem
a definição dos objetivos educacionais deve anteceder a delimitação das atividades a serem realizadas no projeto, ainda que sob o custo de diferentes professores optarem por desenvolver atividades isoladas
a definição das atividades comuns a serem realizadas deve anteceder a delimitação dos objetivos educacionais, a fim de que os professores das diversas disciplinas possam estabelecer seu nível de cooperação
Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.
A opção que não caracteriza a motivação didática da professora no tratamento do conteúdo do ensino é:
"O currículo, como resumo do conteúdo da socialização, dá ao clássico sentido da cultura escolar um significado de tipo antropológico, em que cultura se interpreta como a forma de pensar, sentir, fazer, atuar e se expressar de um grupo social."
"Muitos conteúdos, não estritamente acadêmicos, não correspondem a nenhuma especialização curricular ou disciplina, enquanto que outros estão relacionados com todas (...) A experiência de aprendizagem em si torna-se conteúdo curricular..."
"Um elemento essencial da transformação da escola foi a profissionalização do conhecimento social. Partes crescentes da vida pública e da vida privada tendem a ser definidas pela produção tecnológica e pelas organizações funcionais."
Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.
Considerando a situação relatada a seguir responda às questões de números 07 e 08.
Fala de uma professora em reunião da equipe de professores da sexta série:
"Fiquei encantada quando o Délcio brigou comigo, afirmando que os morcegos são os ratos que ficam velhos. Eu nunca havia ouvido alguém dizer isso antes. E não era só ele, não. Quase todos os alunos da turma acreditavam na mesma coisa. Aproveitei para conversar com todas as turmas de sexta série sobre as modalidades de conhecimento, porque percebi que isso tinha tudo a ver com aquela oportunidade."
A posição assumida pela professora demonstra que esta privilegia:
o pensamento interdisciplinar
o conteúdo programático
a identidade cultural
a verdade científica
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