Questões de Pedagogia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:

I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.

II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.

III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.

A opção CORRETA é:

  • A. Os itens I, II e III são verdadeiros.
  • B. Apenas o item I é verdadeiro.
  • C. Apenas o item II é verdadeiro.
  • D. Apenas os itens I e II são verdadeiros.

O planejamento vai ajudar a organizar o processo de reflexão para procurar chegar a uma ação que seja transformadora. Os critérios básicos para a ação transformadora são:

  • A. oportunidade e decisão.
  • B. necessidade e possibilidade.
  • C. necessidade e oportunidade.
  • D. possibilidade e oportunidade.

Numa discussão sobre o que leva os indivíduos a aprender, vários pedagogos apresentaram suas opiniões, destacando diferentes teorias que podem ser observadas nas propostas a seguir:

Francisco: "No meu ponto de vista, o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos."

Maria Amélia: "Eu acho que a aprendizagem acontece por meio da ação do meio sobre a pessoa, e isso implica sua conduta às exigências da sociedade."

Luzia: "Penso que os indivíduos aprendem porque suas estruturas de aprendizagem já estão basicamente prontas desde o seu nascimento, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza."

A seqüência das idéias apresentadas pelos pedagogos corresponde, respectivamente, às seguintes teorias:

  • A. cognitivista, behaviorista e culturalista.
  • B. construtivista, cognitivista e culturalista.
  • C. interacionista, ambientalista e inatista.
  • D. interacionista, ambientalista e inatista.

Segundo Perrenoud, "a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio" (2004, p. 55). Os ciclos de aprendizagem têm o interesse de possibilitar um maior número de alunos em melhores condições para aprender. Para aprender, é preciso encontrar-se, tão freqüentemente quanto possível:

I. em uma situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem;

II. em uma situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente;

III. em uma situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem (menor desequilíbrio possível, obstáculo transponível).

A opção CORRETA é:

  • A. Apenas o item I é verdadeiro.
  • B. Apenas o item II é verdadeiro.
  • C. Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • D. São verdadeiros os itens I, II e III.

Duas crianças estão brincando de jogar "Damas".

– Quem começa?

Paulinho: – Eu!

Marcelo – Eu!

– Par ou ímpar?

Paulinho: – Par

Marcelo: –Ímpar! Ganhei. Eu começo!

Marcelo começa o jogo e, em determinado momento, faz um movimento com uma peça, mas se arrepende e movimenta outra peça rapidamente.

Paulinho grita: – Errou!

Marcelo tenta trapacear, dizendo que não tinha movimentado a pedra ainda.

– Regra é regra, diz Paulinho.

O desentendimento entre as crianças exige a intervenção do professor. A mediação do professor deve estar baseada na modalidade de desenvolvimento moral, conhecida como:

  • A. autonomia.
  • B. heteronomia.
  • C. anomia.
  • D. coação.

São finalidades do Projeto Político Pedagógico, EXCETO:

  • A. ser um instrumento de transformação da realidade.
  • B.

    resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re)significação do trabalho.

  • C.

    ser um canal de participação efetiva, superar as práticas autoritárias e/ou individualistas.

  • D.

    ajudar a construir a uniformidade, superar o caráter fragmentário das práticas em educação.

A estrutura básica da elaboração do Projeto Político Pedagógico na linha do Planejamento Participativo é composta de três grandes elementos, a saber:

  • A. racionalização - diagnóstico - programação.
  • B. marco referencial - diagnóstico - programação.
  • C. marco referencial - diagnóstico - racionalização.
  • D. marco referencial - programação - racionalização.

O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização de um processo de planejamento participativo que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada para a construção da identidade da instituição. Assim, analise as afirmativas abaixo, identificandoas com V, se forem verdadeiras, e com F, se falsas.

( ) O projeto político pedagógico é amplo, integral e global.

( ) O projeto político pedagógico é coletivo e democrático.

( ) O projeto político pedagógico é processual.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. V – F – V.
  • B. F – V – F.
  • C. F – F – V.
  • D. V – V – V.

Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO:

  • A. a noção de história individual.
  • B. a ação no mundo.
  • C.

    a regulação da relação com os outros e consigo mesmo.

  • D. a constituição de um universo de saberes-objetos.

Os comportamentos violentos na escola têm uma intencionalidade lesiva. Podem ser exógenos, ou seja, determinados de fora para dentro, como acontece nos bairros degradados invadidos pela miséria e pela toxicodependência, onde agentes estranhos ao meio o invadem e o destroem; pode tratar-se de violência contra a escola, em que alunos problema assumem um verdadeiro desafio à ordem e à hierarquia escolares, destruindo material e impondo um clima de desrespeito permanente; ou são simplesmente comportamentos violentos na escola, que ocorrem, sobretudo quando esta não organiza ambientes suficientemente tranqüilos para a construção de valores característicos a este local. A violência pode ser desencadeada como fruto de muitas situações de indisciplina que não foram resolvidas e que constituem a origem de um comportamento mais agressivo. Nesse sentido, são considerados quesitos importantes para minimizar o comportamento violento na escola, EXCETO:

  • A. permeabilidade para a mudança e para a inovação.
  • B. investimento nas questões técnico-metodológicas.
  • C. investimento na relação professor-aluno.
  • D. fidelidade ao contrato pedagógico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...