Questões de Pedagogia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:

I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.

II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.

III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.

A opção CORRETA é:

  • A. Os itens I, II e III são verdadeiros.
  • B. Apenas o item I é verdadeiro.
  • C. Apenas o item II é verdadeiro.
  • D. Apenas os itens I e II são verdadeiros.

O planejamento vai ajudar a organizar o processo de reflexão para procurar chegar a uma ação que seja transformadora. Os critérios básicos para a ação transformadora são:

  • A. oportunidade e decisão.
  • B. necessidade e possibilidade.
  • C. necessidade e oportunidade.
  • D. possibilidade e oportunidade.

Numa discussão sobre o que leva os indivíduos a aprender, vários pedagogos apresentaram suas opiniões, destacando diferentes teorias que podem ser observadas nas propostas a seguir:

Francisco: "No meu ponto de vista, o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos."

Maria Amélia: "Eu acho que a aprendizagem acontece por meio da ação do meio sobre a pessoa, e isso implica sua conduta às exigências da sociedade."

Luzia: "Penso que os indivíduos aprendem porque suas estruturas de aprendizagem já estão basicamente prontas desde o seu nascimento, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza."

A seqüência das idéias apresentadas pelos pedagogos corresponde, respectivamente, às seguintes teorias:

  • A. cognitivista, behaviorista e culturalista.
  • B. construtivista, cognitivista e culturalista.
  • C. interacionista, ambientalista e inatista.
  • D. interacionista, ambientalista e inatista.

Segundo Perrenoud, "a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio" (2004, p. 55). Os ciclos de aprendizagem têm o interesse de possibilitar um maior número de alunos em melhores condições para aprender. Para aprender, é preciso encontrar-se, tão freqüentemente quanto possível:

I. em uma situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem;

II. em uma situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente;

III. em uma situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem (menor desequilíbrio possível, obstáculo transponível).

A opção CORRETA é:

  • A. Apenas o item I é verdadeiro.
  • B. Apenas o item II é verdadeiro.
  • C. Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • D. São verdadeiros os itens I, II e III.

Duas crianças estão brincando de jogar "Damas".

– Quem começa?

Paulinho: – Eu!

Marcelo – Eu!

– Par ou ímpar?

Paulinho: – Par

Marcelo: –Ímpar! Ganhei. Eu começo!

Marcelo começa o jogo e, em determinado momento, faz um movimento com uma peça, mas se arrepende e movimenta outra peça rapidamente.

Paulinho grita: – Errou!

Marcelo tenta trapacear, dizendo que não tinha movimentado a pedra ainda.

– Regra é regra, diz Paulinho.

O desentendimento entre as crianças exige a intervenção do professor. A mediação do professor deve estar baseada na modalidade de desenvolvimento moral, conhecida como:

  • A. autonomia.
  • B. heteronomia.
  • C. anomia.
  • D. coação.

São finalidades do Projeto Político Pedagógico, EXCETO:

  • A. ser um instrumento de transformação da realidade.
  • B.

    resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re)significação do trabalho.

  • C.

    ser um canal de participação efetiva, superar as práticas autoritárias e/ou individualistas.

  • D.

    ajudar a construir a uniformidade, superar o caráter fragmentário das práticas em educação.

A estrutura básica da elaboração do Projeto Político Pedagógico na linha do Planejamento Participativo é composta de três grandes elementos, a saber:

  • A. racionalização - diagnóstico - programação.
  • B. marco referencial - diagnóstico - programação.
  • C. marco referencial - diagnóstico - racionalização.
  • D. marco referencial - programação - racionalização.

O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização de um processo de planejamento participativo que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada para a construção da identidade da instituição. Assim, analise as afirmativas abaixo, identificandoas com V, se forem verdadeiras, e com F, se falsas.

( ) O projeto político pedagógico é amplo, integral e global.

( ) O projeto político pedagógico é coletivo e democrático.

( ) O projeto político pedagógico é processual.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. V – F – V.
  • B. F – V – F.
  • C. F – F – V.
  • D. V – V – V.

Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO:

  • A. a noção de história individual.
  • B. a ação no mundo.
  • C.

    a regulação da relação com os outros e consigo mesmo.

  • D. a constituição de um universo de saberes-objetos.

Os comportamentos violentos na escola têm uma intencionalidade lesiva. Podem ser exógenos, ou seja, determinados de fora para dentro, como acontece nos bairros degradados invadidos pela miséria e pela toxicodependência, onde agentes estranhos ao meio o invadem e o destroem; pode tratar-se de violência contra a escola, em que alunos problema assumem um verdadeiro desafio à ordem e à hierarquia escolares, destruindo material e impondo um clima de desrespeito permanente; ou são simplesmente comportamentos violentos na escola, que ocorrem, sobretudo quando esta não organiza ambientes suficientemente tranqüilos para a construção de valores característicos a este local. A violência pode ser desencadeada como fruto de muitas situações de indisciplina que não foram resolvidas e que constituem a origem de um comportamento mais agressivo. Nesse sentido, são considerados quesitos importantes para minimizar o comportamento violento na escola, EXCETO:

  • A. permeabilidade para a mudança e para a inovação.
  • B. investimento nas questões técnico-metodológicas.
  • C. investimento na relação professor-aluno.
  • D. fidelidade ao contrato pedagógico.
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