Questões de Pedagogia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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A contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber:

  • A. escolar e política.
  • B. escolar e econômica.
  • C. escolar e extra-escolar.
  • D. econômica e extra-escolar.

Para Perrenoud (2004), administrar um ciclo de aprendizagem em equipe é garantia de uma eficácia maior. Dentro de um ciclo de aprendizagem plurianual, uma forte cooperação entre profissionais pode ser vista como, EXCETO:

  • A.

    uma não garantia de pluralismo no olhar lançado sobre as crianças e suas famílias.

  • B.

    uma condição de uma divisão do trabalho mais flexível e mais móvel, permitindo construir e fazer evoluir dispositivos de pedagogia diferenciada.

  • C.

    a base de uma visão comum dos objetivos de aprendizagem e dos desafios a aceitar na luta contra o fracasso escolar.

  • D.

    uma fonte de imaginação didática e pedagógica em favor dos alunos em dificuldade e de regulação das dimensões relacionais e afetivas do contrato pedagógico.

Há muito tempo, o currículo vem sendo compreendido como o conjunto padronizado de exigências acadêmicas ou de fragmentos de conhecimentos e habilidades que todo aluno deve aprender para terminar com sucesso o seu curso. Essa concepção de currículo vem sendo cada vez mais rejeitada pelos professores em razão de muitas faltas advindas da padronização.

 Marque a alternativa que NÃO corresponde a essas razões.

  • A.

    A percepção de muitos alunos de que o currículo tradicional é tedioso, desinteressante e sem propósito.

  • B.

    Não há mais um corpo único de informações que sejam distintas e estáticas.

  • C.

    A boa capacitação de consultores, secretarias de educação e especialistas envolvidos no processo de pré-definição do currículo.

  • D.

    A falta de adaptação à diversidade, inerente às experiências passadas e à velocidade de aprendizagem dos alunos.

Leia as assertivas abaixo e estabeleça a correspondência numerando os parênteses.

1. Deficiência Física                               

2. Deficiência Mental

3. Deficiência Auditiva       

4. Deficiência Visual

5. Deficiências Múltiplas

( ) Não está relacionada à deficiência mental. A pessoa com esta deficiência tem uma inteligência normal. Para se comunicar, ela utiliza a Língua de Sinais.

 ( ) Caracteriza-se por registrar um funcionamento significativo abaixo da média na capacidade de aprendizado e habilidades relativas à vida diária, sociais e de lazer.

( ) A pessoa descobre e compreende o mundo através dos sentidos. No entanto, há a necessidade de estimulação precoce de todos os outros sentidos.

( ) Caracteriza-se pela associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global.

( ) Essa deficiência envolve a diminuição / incoordenação permanente ou progressiva da movimentação do corpo, ou de algum dos quatro membros.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

 

  • A. 4 – 3 – 5 – 1 – 2.
  • B. 3 – 2 – 4 – 5 – 1.
  • C. 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • D. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.

Referindo-se a educação não-formal, a nova escola deve reconhecer a existência de demandas individuais e coletivas, orientar-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicação intercultural e para a gestão democrática da sociedade e suas mudanças. Para tanto, essa escola deve se estruturar a partir dos seguintes princípios, EXCETO:

  • A.

    ter a vontade de corrigir a desigualdade das situações e das oportunidades.

  • B.

    unir motivação, objetivos estratégicos e memória cultural para participar do mundo técnico e mercantil.

  • C.

    unir a formação para a cidadania e a transmissão competente de conhecimentos básicos e preparar os indivíduos para os vestibulares.

  • D.

    atribuir importância central à diversidade histórica e cultural e ao reconhecimento do outro e a todas as formas de comunicação intercultural.

Um novo paradigma do conhecimento está surgindo das interfaces e das novas conexões que se formam entre saberes outrora isolados e partidos e dos encontros da subjetividade humana como o cotidiano, o social, o cultural. Assim, os sistemas escolares também estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. A lógica dessa organização é marcada por uma visão:

  • A. determinista, mecanicista, formalista, maiêutica.
  • B. determinista, maiêutica, formalista, reducionista.
  • C.

    determinista, mecanicista, maiêutica, reducionista.

  • D.

    determinista, mecanicista, formalista, reducionista.

Os conteúdos curriculares da educação básica observarão as seguintes diretrizes, EXCETO:

  • A. orientação para o trabalho.
  • B.

    promoção do desporto educacional e apoio às práticas políticas nãoformais.

  • C.

    consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.

  • D.

    difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

A educação escolar compõe-se de:

  • A. educação básica e ensino médio.
  • B. educação básica e educação superior.
  • C. educação superior e educação infantil.
  • D. educação superior e ensino fundamental.

A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas, especialmente as de nível básico, ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada. É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais são, EXCETO:

  • A. Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor.
  • B.

    Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.

  • C.

    Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue e que reprove a repetência.

  • D.

    Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade.

O conceito de ciclos de aprendizagem admite definições muito diversas. Um deles considera que certa homogeneidade dos programas e dos professores não constitui um ciclo de aprendizagem, mas apenas um simples ciclo de estudos. Segundo esse conceito, só existem verdadeiros ciclos plurianuais de aprendizagem quando a escolaridade é dividida em etapas de mais de um ano, com um currículo cobrindo o conjunto do ciclo, que pode ter a duração de dois, três ou quatro anos de escolaridade. O papel dos professores é conduzir os alunos que estão entrando no ciclo ao domínio dos objetivos visados para o final do percurso. Desse modo, as condições para a aprendizagem são, EXCETO:

  • A. situações sob medida.
  • B. situações dificultadoras.
  • C. situações mobilizadoras.
  • D. situações não-ameaçadoras.
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