Questões de Pedagogia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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A partir dos anos 90, no Brasil, ressurgiram os cursos superiores de tecnologia. Naquele contexto, essa oferta educacional objetivava

  • A. formar profissionais com qualificação de nível técnico que dominassem os fazeres da profissão em tempo reduzido, desenvolvendo competências e habilidades específicas de cada área profissional com a finalidade de atender as demandas formativas do desenvolvimento do País e do alargamento das relações internacionais.
  • B. formar profissionais qualificados em áreas específicas e em tempo mais reduzido, considerando a busca pelo desenvolvimento tecnológico, o incremento do mercado brasileiro e o alargamento das relações internacionais, ampliando, assim, a oferta de emprego para quem possuísse maior qualificação profissional.
  • C. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica, em nível intermediário, entre os níveis médio e superior, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.
  • D. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica em nível de especialização lato sensu, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.

São princípios do currículo integrado assumido pelo IFRN:

  • A. a inclusão social, respeitando-se a diversidade quanto às condições físicas, intelectuais, culturais e socioeconômicas dos sujeitos e o foco no conhecimento dos processos de formação propedêutica.
  • B. a formação de atitudes e capacidade de comunicação, visando a melhor preparação para o trabalho, e a distinção entre a educação de jovens e adultos e a educação profissional.
  • C. a flexibilização curricular, possibilitando aos alunos escolherem diversos itinerários formativos em um mesmo curso, e a centralização administrativa, pedagógica e financeira da Instituição.
  • D. o entendimento da realidade concreta como síntese de múltiplas relações e a integração entre a educação básica e a educação profissional, tendo como núcleo básico a ciência, o trabalho e a cultura.

A concepção de tecnologia sustentada pelo IFRN em seu Projeto Político Pedagógico baseia-se na compreensão de uma

  • A. articulação íntima envolvendo as ideias de humanidade, de saber e de ciência.
  • B. junção dos conteúdos disciplinares inerentes ao currículo dos cursos técnicos e tecnológicos.
  • C. ciência como produto das atividades humanas de produção, do uso dos objetos técnicos e dos saberes tecnológicos.
  • D. ação pedagógica voltada para as novas tecnologias da comunicação e da informação como atividades de uso da mídia na educação.

Sobre a concepção de currículo integrado, analise as afirmações a seguir.

I. A concepção de currículo integrado remete à ideia de completude, à compreensão das partes em relação ao todo ou da unidade dentro da diversidade, com base nos conceitos de Politecnia e Formação Integrada.

II. A concepção de currículo integrado demanda valorização da polivalência, segundo exigências e princípios inerentes ao domínio da estrutura lógica, conceitual, investigativa e metodológica dos diversos cursos e atores participantes.

III. A concepção de currículo integrado compreende a educação como uma totalidade social nas múltiplas mediações que caracterizam os processos educativos. Nesse sentido, a formação geral é parte inseparável da formação para o trabalho.

IV. A concepção de currículo integrado supera o ser humano segmentado historicamente pela divisão social do trabalho entre o planejar e o executar. Fundamenta-se, pois, na priorização do trabalho e da tecnologia, na globalização das aprendizagens e nas especializações dos saberes.

Estão corretas as afirmações

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

O IFRN concebe o projeto integrador como estratégia metodológica articulada à inovação da prática, à melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais significativas.

Sobre esse tema, é correto afirmar que, no IFRN, os projetos integradores apresentam como objetivo:

  • A. Definir as ações administrativas em prol das melhorias necessárias à Instituição, suscitadas após a realização do projeto.
  • B. Diagnosticar atividades práticas que conectem o ensino, a pesquisa e a extensão.
  • C. Concentrar atenção em aspectos significativos das problemáticas investigadas e dos desafios constatados nos estudos desenvolvidos.
  • D. Estimular as atividades de pesquisa como princípio da ciência aplicada.

A interdisciplinaridade refere-se a um princípio basilar que visa estabelecer elos de complementaridade, de convergência, de interconexões, de aproximações e de intersecção entre saberes de diferentes áreas. Do ponto de vista prático, a interdisciplinaridade exige uma

  • A. organização curricular e didático-pedagógica pautada na diluição das disciplinas em função de um projeto integrador.
  • B. prática pedagógica docente ancorada nas tecnologias da informação e da comunicação e nas atividades interativas entre as áreas técnicas.
  • C. prática pedagógica ancorada na justaposição de saberes e fazeres disciplinares com as práticas docentes e institucionais.
  • D. organização curricular e didático-pedagógica pautada na integração e na contextualização de conhecimentos.

As escolas profissionais criadas por Nilo Peçanha passaram pela história da educação nacional como um laboratório do ensino oficial das profissões no Brasil foram denominadas de Escolas de Aprendizes e Artífices. Elas atendiam às exigências da indústria moderna, sobretudo em função de sua

  • A. instrução, atividade e moral.
  • B. instrução, habilidade e tarefa
  • C. competência científica e social.
  • D. competência tecnológica e social.

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao “amparo” da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.

( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.

( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.

( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.

A opção que indica a sequência correta é

  • A. F, V, F, V.
  • B. F, F, V, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. V, F, F, V.

Sobre o exercício da tutoria no processo de mediação pedagógica a distância, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I No cenário da Educação a Distância, o papel do tutor restringe-se aos limites conceituais impostos na sua nomenclatura, já que ele, em sua missão precípua, é apenas um motivador dos estudos.

II A diferença entre o docente e o tutor é institucional, o que leva a consequências pedagógicas importantes, pois as intervenções do tutor, na educação a distância, são demarcadas em um quadro institucional diferente.

III Cabe ao tutor promover recompensas positivas aos seus aprendizes, tal como nos modelos de educação baseados na meritocracia, incentivando o espírito competitivo e dinâmico dos estudantes.

IV Um processo de mediação pedagógica eficaz em EaD depende, entre outros aspectos, da capacidade articuladora do professor tutor dos meios tecnológicos numa perspectiva criativa e instigadora.

  • A.

    Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas a afirmativas I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV são corretas.

Segundo a Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que regulamenta a oferta de carga horária a distância em cursos e disciplinas presenciais, as instituições de ensino superior poderão

  • A.

    ofertar, no mínimo, 20% da carga horária de cada disciplina de um curso utilizando metodologias próprias da educação a distância, desde que previstas em seu projeto pedagógico.

  • B. introduzir a oferta de 20% de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial para complementação de aprendizagem ou de recuperação de estudos.
  • C.

    introduzir, na organização pedagógica e didática de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial.

  • D.

    ofertar atividades complementares de ensino, reforço e recuperação, por meio das TIC para os cidadãos que, por motivo de saúde, estejam impedidos de acompanhar o ensino presencial.

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