Questões de Pedagogia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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Um dos pressupostos norteadores do currículo para a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional técnica de nível médio é a formação integral do educando. Esse pressuposto refere-se à

  • A.

    formação que integra, no currículo, o trabalho que o aluno jovem ou adulto já exercia na prática, mas que não tinha habilitação para tal, oferecendo-lhe melhores oportunidades de emprego e renda.

  • B.

    formação de cidadãos-profissionais comprometidos com a sustentabilidade local e com o espírito competitivo, o que lhe permite ocupar as melhores vagas no mercado de trabalho e alavancar, sustentavelmente, a economia local.

  • C.

    formação que contempla uma educação básica sólida, em vínculo estreito com a formação profissional, com vistas a formar cidadãos-profissionais capazes de compreender e atuar no mundo do trabalho de forma crítica, ética e competente.

  • D.

    formação que integra diferentes habilitações profissionais, permitindo que o aluno ocupe diversas funções no mundo do trabalho, o que aumenta suas possibilidades de emprego e oportuniza ao jovem ou adulto inserir-se mais adequadamente na sociedade.

Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no Século XX, surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabaram por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Essas visões comumente são chamadas de teorias sobre a tecnologia. Leia cada uma das definições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I As tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto e corresponde ao senso comum.

II A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto.

III A tecnologia seria um campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria dizer em um parlamento das coisas no qual formas alternativas são debatidas e discutidas.

IV Não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social e os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade.

As assertivas acima descrevem, respectivamente, as teorias

  • A.

    instrumental, substantiva, crítica e construtivista.

  • B.

    construtivista, crítica, instrumental e substantiva.

  • C.

    crítica, construtivista, substantiva e instrumental.

  • D.

    substantiva, instrumental, construtivista e crítica.

Analise os itens a seguir e assinale a opção que indica os fatores mais citados entre esses estudiosos.

I a existência de um projeto institucional que impulsione e avalize a inovação educativa utilizando as TIC.

II a existência de instrumentos de avaliação quantitativa em relação à instituição, ao curso e à aprendizagem dos estudantes.

III a existência de condições e de cultura organizacional nas escolas que apoie e impulsione o uso das TIC nos processos pedagógicos. IV a formação de professores e sua predisposição em relação ao uso das TIC no processo educativo.

  • A.

    Apenas II, III e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas I, III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas I, II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas II e IV estão corretas.

O processo de aprendizagem é explicado de diferentes formas, a depender da perspectiva teórica adotada, nos campos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem.

Analise as afirmativas a seguir, julgando-as se verdadeiras (V) ou se falsas (F). ( ) Para a perspectiva comportamentalista, a aprendizagem ocorre por processos de condicionamento do comportamento. Nesse processo, nos casos de aprendizagem por condicionamento operante, os reforçadores são importantes para modelar o comportamento dos indivíduos.

( ) Na perspectiva genético-cognitivista piagetiana, a internalização é fundamental para o processo de aprendizagem, pois é por meio da internalização que as pessoas fazem sua autorregulação sempre que se deparam com um conflito cognitivo.

( ) Na perspectiva sociocultural, o processo de aprendizagem impulsiona o processo de desenvolvimento humano, considerando que é nas relações com o outro que as pessoas vão se apropriando das significações que são socialmente construídas.

( ) As perspectivas construtivistas reconhecem como importantes as relações que são estabelecidas entre o aluno, o professor, o colega e os conteúdos.

( ) Para a abordagem inatista, a aprendizagem e o ambiente externo têm um papel determinante no desenvolvimento dos indivíduos, tendo em vista que são inatos os atributos genéticos e biológicos necessários para que o meio externo determine como serão constituídos os indivíduos.

A opção que corresponde à sequência correta é

  • A.

    V, F, V, V, F.

  • B.

    F, V, F, V, V.

  • C.

    V, V, V, F, F.

  • D.

    V, F, F, V, V.

  • A.

    1A – 4B – 5C – 3D – 2E – 6F.

  • B.

    3A – 6B – 5C – 4D – 1E – 2F.

  • C.

    4A – 6B – 1C – 2D – 5E – 3F.

  • D.

    5A – 3B – 6C – 1D – 2E – 4F.

Na EaD, desde muito tempo, trabalha-se com a ideia de formação de equipes multidisciplinares para a estruturação e ofertas de cursos. Uma das funções que ganhou maior importância foi a do designer instrucional, termo que enfrenta algumas resistências ao ponto de alguns teóricos preferirem chamar de projetista pedagógico. Comumente o profissional encarregado de atuar nessa parte em um curso a distância tem a responsabilidade de

  • A.

    analisar a produção final dos materiais organizados somente para cursos on-line, no que diz respeito às possíveis falhas na configuração de design gráfico que de alguma forma possam dificultar a leitura pelo aluno usuário.

  • B.

    projetar soluções para problemas educacionais específicos em situações de aprendizagem por meios eletrônicos ou por outros meios, em níveis diferenciados, restringindo-se às iniciativas educacionais intencionais.

  • C.

    avaliar especificamente o nível de coerência entre os objetivos de aprendizagem, a apresentação dos conteúdos e a estrutura das atividades de fixação, principalmente no que diz respeito à clareza dos enunciados e dos comandos.

  • D.

    revisar o material didático impresso no estágio em que ele é finalizado na busca de identificar possíveis erros no processo de formatação gráfica, tais como erros de digitação, deslocamentos de textos ou imagens, entre outros.

Relacione as categorias e fatores da primeira coluna com seu significado na segunda coluna e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

  • A.

    3A – 5B – 4C – 2D – 1E – 6F.

  • B.

    3A – 2B – 5C – 6D – 1E – 3F.

  • C.

    4A – 5B – 6C – 2D – 3E – 1F.

  • D.

    5A – 6B – 3C – 4D – 2E – 1F.

Com base nessa premissa, julgue verdadeiro ou falso as afirmativas seguintes e, depois, assinale a opção correta.

( ) É necessário que o professor crie oportunidades para que os alunos articulem os conceitos a serem estudados com temas que possam ser aprofundados em informações oriundas das mídias audiovisuais, a fim de que os estudantes desenvolvam representações diversas que entrelacem forma e conteúdo nos significados que eles (re)elaboram.

( ) O fundamental para o trabalho com a integração das mídias é investir em infraestrutura tecnológica para que o professor familiarize-se com essas mídias e possa incorporá-las à sua prática educativa de forma a desenvolver nos alunos a percepção crítica dos significados implícitos que se pretende impor por meio dessas mídias.

( ) O fundamental para o uso das mídia audiovisuais em sala de aula é superar a concepção de mera distribuição de informações de um centro emissor para receptores passivos e considerar todos os envolvidos como sujeitos ativos de um processo de aprendizagem, comunicação e interação multidirecional.

( ) É necessário que o professor compreenda as características constitutivas, bem como as potencialidades e as limitações das mídias audiovisuais em relação às formas de interação e construção de significados para que possa incorporá-las ao processo educativo de forma significativa para os estudantes.

  • A.

    V – V – F – F.

  • B.

    V – F – V – V.

  • C.

    F – F – V – V.

  • D.

    F – V – F – F.

Com base na reflexão acima, podemos concluir que

  • A.

    a relevância dos meios nos processos de ensino está condicionada mais pelos conteúdos apresentados e menos pelo contexto da situação educativa.

  • B.

    os meios são meros depositários de informação e sua importância depende dos usos que os sujeitos fizerem no processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    os meios de ensino não diferem de outros meios de comunicação social, uma vez que estes podem se converter em meio de ensino.

  • D.

    em qualquer meio material de ensino deve existir algum tipo de sistema de símbolo ou referente que represente algo diferente de si mesmo.

No quadro a seguir, apresentam-se três desses axiomas e duas perguntas relacionadas a cada um deles. Relacione a primeira coluna com a segunda e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.

  • A.

    1A – 3B – 2C – 1D – 3E – 2F.

  • B.

    2A – 2B – 1C – 3D – 3E – 1F.

  • C.

    3A – 2B – 1C – 3D – 1E – 2F.

  • D.

    3A – 2B – 2C – 1D – 1E – 3F.

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