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Um planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA:
Os objetivos indicam ações desarticuladas do processo de avaliação das disciplinas.
Os objetivos direcionam a ação didática em determinada disciplina.
O objetivo geral é mais amplo, abrangendo a disciplina na sua totalidade.
O objetivo específico diz respeito às várias especificidades da disciplina.
Neste contexto, podemos afirmar EXCETO:
Escovar os dentes, lavar o rosto e as mãos e secá-los são aprendizagens procedimentais que precisam ser trabalhadas no decorrer da Educação Infantil.
O respeito pelos horários das refeições é o primeiro organizador temporal, devendo-se respeitar o ritmo individual de cada criança.
Ao ordenar o material de trabalho e os brinquedos em suas caixas, as crianças estarão desenvolvendo raciocínio lógico.
Na Educação Infantil, o ritmo da adaptação de cada criança acontece de forma homogênea, partindo de normas gerais, inflexíveis e rígidas.
A elaboração de um currículo define:
I. Conteúdos, programas e práticas pedagógicas.
II. Papel dos agentes envolvidos no processo educativo.
III. Articulação das áreas do conhecimento.
IV. Aproveitamento do tempo escolar.
V. Definição de normas e padrões de comportamento.
No que se refere à elaboração de um currículo, estão CORRETOS:
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I, II, III, IV estão corretos.
Apenas os itens I, III, IV, V estão corretos.
Apenas os itens II, III, IV, V estão corretos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e do Ensino Fundamental e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trazem em seu escopo as determinações da LDB. Constituem-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas de qualidade, que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças no Brasil. Em relação aos princípios dos PCN´s podemos afirmar, EXCETO:
Matemática: comporta um amplo campo de relações que despertam a curiosidade e a investigação, favorecendo a estruturação do pensamento e do desenvolvimento do raciocínio lógico.
Ciências Naturais está estruturada em quatro blocos temáticos: Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos, Terra e Universo.
Língua Portuguesa é organizada de forma que os alunos sejam capazes de valer-se das linguagens para melhorar a qualidade de suas relações pessoais.
Arte em educação propicia o desenvolvimento do pensamento artístico. Tem uma função menos importante quanto aos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.
Tendo como referência a construção do PPP, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) Eliminação das relações verticalizadas entre a escola e os dirigentes educacionais.
( ) Realização de trabalho padronizado, repetitivo e mecânico, desconsiderando as diferenças entre os agentes educativos.
( ) O currículo se restringe ao cumprimento das atividades do livro didático, que passa a ser utilizado como um fim e não um meio.
( ) A elaboração do PPP possibilita aos profissionais da educação e aos alunos a vivência do processo democrático.
A sequência CORRETA, de cima para baixo é:
V, F, F, V.
F, F, F, V.
V, F, V, V.
F, V, V, F.
Sobre as recomendações metodológicas para favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita, marque a alternativa INCORRETA:
Os conhecimentos prévios dos alunos devem ser levados em conta.
As atividades de leitura e escrita devem ter sentido, facilitando o trabalho cooperativo.
O professor é o protagonista do processo de aprendizagem.
Os objetivos e critérios da avaliação devem ser comunicados aos alunos.
Cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido. Tendo como referência o trabalho com o portfólio, podemos afirmar, EXCETO:
É um procedimento de avaliação condizente com a avaliação somativa.
É um conjunto de produções do aluno que conta a história dos seus esforços, progressos ou desempenho.
É um conjunto de atividades que permite ao professor entender o trabalho do aluno de forma contextualizada.
É um conjunto de trabalhos que permitem ao aluno a oportunidade de registrar, de modo contínuo, experiências e êxitos significativos.
A tirinha do Calvin ilustra a relação professor/aluno e o fazer pedagógico. Observando a tirinha e tendo como base o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que estabelece as incumbências do docente, marque a alternativa INCORRETA:
Zelar pela aprendizagem e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos.
Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo sua própria concepção pedagógica.
Leia:
Tendo como foco o processo de avaliação Simave/Proeb, podemos afirmar, EXCETO:
A Matriz de Referência é formada por um conjunto de descritores que descrevem habilidades, explicitando os dois pontos básicos do que será avaliado: o conteúdo programático e o nível de operação mental desenvolvido no processo de aprendizagem.
No processo de avaliação Simave/Proeb os alunos respondem a testes de Língua Portuguesa e Matemática e questionários contextuais.
Proporciona conhecer especificamente os pontos fracos e fortes da aprendizagem dos alunos, propiciando fundamentação ao Plano de Intervenção Pedagógica (PIP).
A Matriz de Referência é um conjunto de indicações norteadoras de estratégias de ensino, substituindo os PCNs e os currículos.
A Lei 8069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dá outras providências. Em seu artigo 2º, o ECA, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, considera, sem as excepcionalidades, criança e adolescente para efeitos dela própria.
Marque a alternativa CORRETA:
Criança, pessoa de 12 anos de idade e adolescente aquela entre 12 e 16 anos de idade.
Criança, pessoa de 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.
Criança, pessoa de 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 21 anos de idade.
Criança, pessoa de 12 anos de idade e adolescente aquela entre 13 e 21 anos de idade.
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