Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à proposta dos PCNs, é CORRETO afirmar:
Natureza aberta e inflexível que pretendem resolver todos os problemas que afetam a qualidade de ensino e da aprendizagem.
Modelo curricular homogêneo e impositivo que se sobrepõe à diversidade cultural das diferentes regiões do país.
Garantia de que sejam respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas.
Resultado de um processo autocrático, em todas as suas dimensões, envolvendo a contraposição de diferentes interesses e negociações políticas.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
1, 3, 2, 1, 2.
2, 4, 4, 1, 1.
1, 2, 3, 4, 3.
4, 2, 3, 4, 2.
Para que as crianças deficientes tenham seus direitos assegurados, o Sistema de Ensino deve oferecer, EXCETO:
Professor com especialização adequada para atendimento à criança deficiente, exclusivamente nas escolas especiais.
Terminalidade específica para aquele que não puder atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental.
Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos.
Educação Especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida e na sociedade.
São fatores básicos do planejamento, EXCETO:
Onde se pretende chegar.
Mecanismo de verificação.
Estratégias viáveis e favoráveis.
Desarticulação com o real.
Nesse processo de ensino e de aprendizagem é necessário que sejam explorados os aspectos abaixo descritos, EXCETO:
Desenvolvimento do espírito crítico.
Memorização em detrimento à compreensão.
Estímulo à autonomia do sujeito.
Verificação e compreensão de hipóteses.
Neste contexto, é CORRETO afirmar:
A Avaliação é o instrumento mais importante na construção do conhecimento, pois avalia o momento e não o processo.
A Avaliação é construída de forma desarticulada da metodologia de trabalho da sala de aula.
A avaliação não pode ser discutida de forma isolada de um projeto político pedagógico, inserido num projeto social mais amplo.
A Avaliação como instrumento de treinamento para exames e concursos.
Em relação à avaliação formativa podemos afirmar, EXCETO:
Fornece informações que permitem a reorganização do trabalho pedagógico em atendimento às diferenças individuais.
Propicia a utilização de todas as informações disponíveis sobre o aluno para assegurar a aprendizagem.
Permite ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação de um novo currículo ou método de ensino.
Apresenta perspectivas unilateral (somente o aluno é avaliado e apenas pelo professor), classificatória, punitiva e excludente.
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