Questões de Pedagogia da Fundação Guimarães Rosa (FGR)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto à proposta dos PCN’s, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Natureza aberta e inflexível que pretendem resolver todos os problemas que afetam a qualidade de ensino e da aprendizagem.

  • B.

    Modelo curricular homogêneo e impositivo que se sobrepõe à diversidade cultural das diferentes regiões do país.

  • C.

    Garantia de que sejam respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas.

  • D.

    Resultado de um processo autocrático, em todas as suas dimensões, envolvendo a contraposição de diferentes interesses e negociações políticas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    1, 3, 2, 1, 2.

  • B.

    2, 4, 4, 1, 1.

  • C.

    1, 2, 3, 4, 3.

  • D.

    4, 2, 3, 4, 2.

Para que as crianças deficientes tenham seus direitos assegurados, o Sistema de Ensino deve oferecer, EXCETO:

  • A.

    Professor com especialização adequada para atendimento à criança deficiente, exclusivamente nas escolas especiais.

  • B.

    Terminalidade específica para aquele que não puder atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental.

  • C.

    Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos.

  • D.

    Educação Especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida e na sociedade.

São fatores básicos do planejamento, EXCETO:

  • A.

    Onde se pretende chegar.

  • B.

    Mecanismo de verificação.

  • C.

    Estratégias viáveis e favoráveis.

  • D.

    Desarticulação com o real.

Nesse processo de ensino e de aprendizagem é necessário que sejam explorados os aspectos abaixo descritos, EXCETO:

  • A.

    Desenvolvimento do espírito crítico.

  • B.

    Memorização em detrimento à compreensão.

  • C.

    Estímulo à autonomia do sujeito.

  • D.

    Verificação e compreensão de hipóteses.

Neste contexto, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A Avaliação é o instrumento mais importante na construção do conhecimento, pois avalia o momento e não o processo.

  • B.

    A Avaliação é construída de forma desarticulada da metodologia de trabalho da sala de aula.

  • C.

    A avaliação não pode ser discutida de forma isolada de um projeto político pedagógico, inserido num projeto social mais amplo.

  • D.

    A Avaliação como instrumento de treinamento para exames e concursos.

Em relação à avaliação formativa podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    Fornece informações que permitem a reorganização do trabalho pedagógico em atendimento às diferenças individuais.

  • B.

    Propicia a utilização de todas as informações disponíveis sobre o aluno para assegurar a aprendizagem.

  • C.

    Permite ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação de um novo currículo ou método de ensino.

  • D.

    Apresenta perspectivas unilateral (somente o aluno é avaliado e apenas pelo professor), classificatória, punitiva e excludente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...