Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Analise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011).
I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela esperam a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana.
II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governos na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões.
III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação.
Estão corretas as afirmativas:
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
No livro Pedagogia universitária: a aula em foco, Veiga, Resende e Fonseca (2007) relatam um estudo sobre a aula universitária como espaço de inovação nos processos de ensinar, aprender e pesquisar.
São características desses processos que poderão contribuir para o entendimento da aula universitária como um espaço possível para a inovação, EXCETO:
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Saviani (2013) enfatiza o conflito existente entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil.
Tendo como base as reflexões desse autor, é incorreto afirmar:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.
Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.
I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.
II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.
III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.
Estão corretas as afirmativas:
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Chauí (2003) considera a definição de universidade como instituição social, diferenciando-a de uma organização prestadora de serviços.
Com base nas ideias da autora sobre essa definição, é incorreto afirmar:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Dias Sobrinho (2005) ressalta os temas da globalização, vinculados com a produção de bens imateriais e valores, como aspectos de fronteira com questões de transformações da educação superior.
Analise as seguintes afirmativas sobre as implicações da globalização e a educação superior, de acordo com esse autor.
l. A revolução tecnológica tem impulsionado não só a economia como também os elementos mais importantes para o desenvolvimento: o conhecimento, a ciência e a técnica.
ll. Uma das razões pelas quais a educação superior tem centralidade no capitalismo reorganizado da era global é que boa parte da economia tem por base o capital intelectual.
lll. Embora ampliem os meios de comunicação entre as pessoas, a sociedade e a economia do conhecimento, essas implicações incluem e excluem, como também tendem cada vez mais a atomizar as experiências subjetivas e a produzir o enfraquecimento das dimensões públicas.
Estão corretas as afirmativas:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Moura e Barbosa (2012) frisam que a fase de execução de um projeto representa a realização do plano de projeto, visando os objetivos propostos e resultados esperados, sendo que o tipo de projeto define os processos principais nessa fase.
Tendo em vista as ideias desses autores sobre a execução de um projeto, é correto afirmar:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.
COLUNA I
1. Projetos de intervenção
2. Projetos de pesquisa
3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)
4. Projetos de ensino
5. Projetos de trabalho
COLUNA II
( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou produtos.
( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.
( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.
( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.
( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Assinale a sequência CORRETA.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.
Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.
I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.
II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.
III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.
Estão corretas as afirmativas:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
De acordo com Sacristán (1998), o termo currículo origina da palavra latina currere, que se reporta à carreira, a um percurso a ser realizado e, por consequência, à sua representação ou apresentação.
A partir das reflexões de Sacristán (1998) sobre o que se deve considerar na conceitualização de currículo, é correto afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...