Questões de Pedagogia da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011).

I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela esperam a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana.

II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governos na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões.

III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

No livro Pedagogia universitária: a aula em foco, Veiga, Resende e Fonseca (2007) relatam um estudo sobre a aula universitária como espaço de inovação nos processos de ensinar, aprender e pesquisar.

São características desses processos que poderão contribuir para o entendimento da aula universitária como um espaço possível para a inovação, EXCETO:

  • A. Proporcionar instigação e descobrimento.
  • B. Conferir à pesquisa relevante espaço de mediação entre ensinar e aprender.
  • C. Favorecer a relação pedagógica vertical, possibilitando a homogeneização dos alunos em sala de aula.
  • D. Trabalhar com as diversas tensões que acontecem na relação entre ensinar, pesquisar e aprender na autoatividade do aluno.

Saviani (2013) enfatiza o conflito existente entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil.

Tendo como base as reflexões desse autor, é incorreto afirmar:

  • A. O Brasil chega ao final do século XX sem resolver o problema da universalização do ensino fundamental, com a consequente erradicação do analfabetismo.
  • B. Somente a partir do Primeiro Império, com o Ato Adicional à Constituição do Império, promulgado em 12 de agosto de 1834, o Estado passou a cumprir integralmente com o financiamento das escolas primárias, retirando essa atribuição das Províncias.
  • C. Para além de se constituir em determinado tipo de direito, o direito social, a educação caracteriza-se como condição necessária, embora insuficiente, para o exercício de todos os direitos – sejam eles civis, políticos, sociais, econômicos ou de qualquer outra natureza.
  • D. A Constituição Brasileira de 1988 determina, entre outros, a autonomia universitária; permanece com os princípios da universalidade da educação; gratuidade e obrigatoriedade do ensino fundamental; liberdade de ensino; e retoma a vinculação orçamentária, aumentando os percentuais que passam para 18%, no caso da União, e para 25% nos casos dos estados, Distrito Federal e municípios.

Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.

Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.

I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.

II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.

III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

Chauí (2003) considera a definição de universidade como instituição social, diferenciando-a de uma organização prestadora de serviços.

Com base nas ideias da autora sobre essa definição, é incorreto afirmar:

  • A. Para a instituição, o seu princípio e sua referência normativa e valorativa são a sociedade.
  • B. Na universidade, enquanto instituição social, a marca essencial da docência deve ser a formação.
  • C. A universidade, além da vocação republicana, tornou-se também uma instituição social indissociável da ideia de democracia e de democratização do saber, a partir do século XX.
  • D. A permanência de uma instituição social necessita muito mais de sua capacidade de adaptar-se rapidamente a mudanças aceleradas da superfície do “meio ambiente” e muito pouco de sua estrutura interna.

Dias Sobrinho (2005) ressalta os temas da globalização, vinculados com a produção de bens imateriais e valores, como aspectos de fronteira com questões de transformações da educação superior.

Analise as seguintes afirmativas sobre as implicações da globalização e a educação superior, de acordo com esse autor.

l. A revolução tecnológica tem impulsionado não só a economia como também os elementos mais importantes para o desenvolvimento: o conhecimento, a ciência e a técnica.

ll. Uma das razões pelas quais a educação superior tem centralidade no capitalismo reorganizado da era global é que boa parte da economia tem por base o capital intelectual.

lll. Embora ampliem os meios de comunicação entre as pessoas, a sociedade e a economia do conhecimento, essas implicações incluem e excluem, como também tendem cada vez mais a atomizar as experiências subjetivas e a produzir o enfraquecimento das dimensões públicas.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Moura e Barbosa (2012) frisam que a fase de execução de um projeto representa a realização do plano de projeto, visando os objetivos propostos e resultados esperados, sendo que o tipo de projeto define os processos principais nessa fase.

Tendo em vista as ideias desses autores sobre a execução de um projeto, é correto afirmar:

  • A. O modelo de implementação é orientado para execução do projeto e independe do modo de organização interna e da cultura gerencial da instituição ou da equipe que dirige o projeto.
  • B. Quanto mais bem elaborado for o plano de projeto, mais complicado será inserir as modificações necessárias à sua execução.
  • C. A execução de um projeto depende da organização estipulada para o desenvolvimento do plano de projeto e da participação efetiva das pessoas envolvidas.
  • D. Projetos com características inovadoras marcantes demandam abordagens gerenciais semelhantes, principalmente processos de gestão mais fechados.

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I

1. Projetos de intervenção

2. Projetos de pesquisa

3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)

4. Projetos de ensino

5. Projetos de trabalho

COLUNA II

( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou “produtos”.

( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.

( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.

( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.

( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 5 2 4 1 3
  • B. 3 5 1 2 4
  • C. 1 4 3 5 2
  • D. 2 3 5 4 1

Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.

II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.

III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity – tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

De acordo com Sacristán (1998), o termo currículo origina da palavra latina currere, que se reporta à carreira, a um percurso a ser realizado e, por consequência, à sua representação ou apresentação.

A partir das reflexões de Sacristán (1998) sobre o que se deve considerar na conceitualização de currículo, é correto afirmar:

  • A. O estudo do currículo deve valer para possibilitar uma visão da cultura que se dá na escola, em sua dimensão oculta e manifesta, considerando as condições em que se desenvolve.
  • B. No currículo, ideias e práticas agem isoladamente.
  • C. Refere-se a um projeto que só pode ser compreendido de maneira pontual e neutra.
  • D. Deve ser visto como projeto cultural elaborado, desvinculado da profissionalização do docente e fechado em si mesmo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...