Questões de Pedagogia da FUNECE

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNECE para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

“As Relações Interpessoais desenvolvem-se no processo de ____________ 1, onde elementos fundamentais são corresponsáveis pelo sucesso ou fracasso dos relacionamentos, como ____________2, amizade, ____________3 e ____________4”.

  • A. interação humana1, comunicação2, cooperação3, respeito4
  • B. inclusão social1, saúde2, educação3, moradia4
  • C. competicão1, articulação2, jogo3, vitórias4
  • D. crescimento humano1, trajetória2, desconfiança3, objetivos4

Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:

  • A. tecnologismo, sabedoria e compreensão de si mesmo.
  • B. conteúdos, habilidades didáticas e relações situacionais.
  • C. identidade, paradigmas estabelecidos e ensino ativo.
  • D. espontaneísmo, improvisação e formação inicial.

Segundo Fleury (2002) a liderança é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas. O núcleo desse processo de interação humana é composto do líder ou líderes, seus liderados, um fato e um momento social. Levando em consideração o conceito acima, é correto afirmar que os principais desafios da liderança são:

  • A. motivação, inspiração, sensibilização e comunicação.
  • B. conhecimento, profissionalismo, amizade e relacionamento
  • C. emoções, rotinas, corporativismo e respeito.
  • D. personalismo, protecionismo, poder e preconceitos.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

“O Projeto Político Pedagógico — PPP — é a sistematização de um processo de planejamento ___________1, que desde a sua ___________2 deve constituir-se como um grande momento de ___________3 para o sucesso da ___________4 da escola”.

  • A. tradicional1, intenção2, massificação3, clientela4
  • B. participativo1, elaboração2, tomada de decisões3, função social4
  • C. participativo1, elaboração2, tomada de decisões3, função social4
  • D. integrado1, determinação2, classificação dos alunos3, nota global4

Configuram-se Pilares da Educação, conforme Jacques Delors, no Relatório: Educação, Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, 2010):

  • A. aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a empreender, aprender a ser.
  • B. aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
  • C. aprender a respeitar, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
  • D. aprender a conhecer, aprender a amar, aprender a conviver, aprender a ser.

A avaliação escolar tem exigido muito mais do professor, que pouco a pouco vai tomando consciência de sua importância e procura compreendê-la como um processo que imprime dinamismo ao trabalho escolar. Atente ao que se diz sobre alguns instrumentos de avaliação na escola e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A observação é um elemento dispensável no processo de avaliação.

( ) A avaliação cooperativa é uma avaliação realizada durante o desenvolvimento, conclusão e apresentação de um trabalho em grupo.

( ) Fichas de observações podem ser usadas na avaliação contínua e permanente.

( ) A autoavaliação não deve ser muito utilizada, pois não apresenta grande valor educativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, F, V.
  • D. F, V, V, F.

Plano de disciplina é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos da disciplina sejam atingidos. Atente às seguintes afirmações a respeito dos aspectos fundamentais de um plano de disciplina:

I. Ao planejar a disciplina, o professor sempre deve ter em mente que os conteúdos são os fins para atingir os objetivos.

II. O foco de referência principal para o planejamento da disciplina é o livro didático.

III. A flexibilidade é uma característica de fundamental importância no plano de disciplina.

IV. O plano de disciplina ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos para desencadear um ensino mais eficiente.

Está correto o que se afirma somente em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.

Tendo como base as correntes atuais da avaliação institucional em educação, relacione corretamente as colunas, escrevendo 1 para avaliação para controle e 2 para avaliação como processo para transformação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 2, 2, 1, 1.
  • B. 1, 1, 2, 2.
  • C. 1, 2, 1, 2.
  • D. 2, 1, 1, 2.

O objetivo da avaliação institucional é oferecer elementos para que a escola e/ou o sistema educacional se aperfeiçoem e cumpram suas funções de educar e formar a população. São modalidades da avaliação institucional:

  • A. técnico-metodológica, da linguagem e de coletividade.
  • B. da totalidade, de tecnologia e de desempenho coletivo.
  • C. diagnóstica inicial, do processo e de resultados.
  • D. de tempo, de espaço e de custos.

O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se

  • A. o marco operativo.
  • B. a intervenção estatal.
  • C. a normatização da administração.
  • D. o plano arquitetônico da escola.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...