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Romeu Kazumi Sassaki enumera problemas para as pessoas portadoras de necessidades especiais, causadas pela sociedade. Assinale a alternativa que não está entre esses problemas:
Ambientes restritivos.
A quase total desinformação sobre necessidades especiais e sobre direitos das pessoas que tem essas necessidades.
Política deliberada de impedir projetos de lei em favor do deficiente para não atrapalhar a tramitação de legislação referente ao não portador de deficiência.
Os pré-requisitos da sociedade, atingíveis apenas pela maioria aparentemente homogênea.
Uma definição possível de inclusão social é:
Processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir sus papéis na sociedade.
Política promovida por governo e ONGs com o intuito de adaptar o cidadão de baixa renda na sociedade, contribuindo para a reaquisição de seu amor-próprio e em muitos casos da alegria de viver em uma sociedade sem questioná-la e sim lutar para fazer parte dela em sua plenitude.
Política educacional que visa a promoção de meios para a ascensão social das classes laboriosas e concomitantemente a conscientização dos já inclusos de sua co-responsabilidade nas mazelas sociais de um país.
Processo de conscientização dos excluídos a fim de sua organização em grupos civis de pressão para que garantam o acesso imediato aos direitos que historicamente lhe são negados bem como a desapropriação dos meios de produção suficientes para garantir sua sobrevivência.
A lei determina que a jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo:
Três horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos duas horas semanais extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.
Três horas e meia de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos mais quatro horas mensais em atividades extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.
Quatro horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.
Cinco horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.
Assinale a alternativa incorreta com relação ao ensino religioso no ensino fundamental:
Sua matrícula é facultativa.
Constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas.
Deve ser assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.
Como é parte integrante da formação básica do cidadão deve ser garantido a prática do proselitismo em sala de aula.
As faltas às aulas não podem ser recuperadas. A lei fixa a exigência de um mínimo de freqüência do total de horas ministradas. A freqüência mínima deve ser de:
65%.
75%.
80%.
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