Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito do planejamento de projetos didáticos, considere as afirmativas abaixo:
1. A organização do processo ensino-aprendizagem, por meio de projetos temáticos, supõe uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos, na qual os limites entre áreas curriculares se tornam menos relevantes.
2. O planejamento de projetos didáticos deve estar baseado no trabalho coletivo dos docentes da escola.
3. Projetos didáticos devem ser adotados porque estão em voga.
4. Os projetos didáticos devem ter objetivos comuns, traduzidos em temas ou problemas, que exigem um encaminhamento colaborativo e globalizante, e não individual ou fragmentado.
5. O tempo de trabalho a ser destinado a um projeto didático deve ser definido e não pode ser alterado, respeitando-se o princípio da inflexibilidade.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Considere as seguintes afirmativas:
1. Por determinação Federal, o Ensino Fundamental passará de 8 para 9 anos de duração.
2. È preciso que os professores se conscientizem de que as crianças das escolas públicas, em sua maior parte expostas a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais.
3. Avaliamos não apenas para rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente para poder intervir no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.
4. O planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o plano (registro objetivo do que será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente.
5. A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
O educador Paulo Freire formulou uma metodologia baseada em 5 passos: 1- Vivências dos alunos; 2- Temas geradores; 3- Problematização; 4- Conscientização; 5- Ação política. Essa proposta pedagógica é denominada:
Pedagogia da escola nova.
Pedagogia tradicional.
Pedagogia libertadora.
Pedagogia pós-moderna.
Pedagogia tecnicista.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
No processo pedagógico, quais eixos básicos devem ser considerados?
Atividades, brincadeiras e jogos.
Conteúdo, método e avaliação.
Memorização, ação e relacionamento.
Inclusão, diagnóstico e memorização.
Afeição, inclusão e acolhimento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Um número expressivo de estudantes não aprende a ler na escola brasileira, ou seja, são pessoas que, embora dominem as habilidades básicas do ler e do escrever, não são capazes de utilizar a escrita e a leitura na vida cotidiana. Essas pessoas são consideradas:
analfabetas.
alfabetizadas.
letradas.
alfabetizadas e letradas.
analfabetas funcionais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Luciana é professora de uma turma de primeira série do ensino fundamental. Ao realizar atividades de produção de textos com seus alunos, percebeu produções bastante diferenciadas. Um de seus alunos, ao tentar escrever BOLA, registrou apenas duas letras OA. Segundo Emília Ferreiro, que analisa o processo de aquisição da escrita pelas crianças, esse nível é denominado de nível:
silábico-alfabético.
pré-silábico.
alfabético.
silábico.
ortográfico.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Os estudos realizados por Piaget demonstram a existência de um processo de construção da moralidade, em estágios universais e organizados hierarquicamente. Na realidade, não são propriamente estágios de desenvolvimento moral, mas sim atitudes dominantes que foram encontradas em determinadas idades. Piaget aponta 3 momentos de julgamento moral nas crianças. Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 2 3.
3 2 1.
1 3 2.
3 1 2.
2 1 3.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Acerca de autores que criaram diferentes teorias sobre o desenvolvimento humano, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 4 5 2 3.
3 2 1 4 5.
1 3 4 5 2.
1 2 3 4 5.
5 3 1 4 2.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Camila tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do pensamento de Camila é denominado por Piaget de:
pensamento abstrato.
acomodação.
equilibração.
simbolismo.
irreversibilidade.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Conforme a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, o desenvolvimento humano é caracterizado por 4 grandes períodos:
o do pensamento lógico, o do pensamento abstrato, o do pensamento crítico e o do pensamento reflexivo.
o de conflitos, o da acomodação, o da equilibração e o da abstração.
o sensório-motor, o das operações formais, o das operações abstratas e o das pré-operações.
o sensório-lógico, o reflexivo, o formal e o crítico.
o sensório-motor, o do pensamento pré-operatório, o das operações concretas e o das operações formais ou abstratas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...