Lista completa de Questões de Pedagogia da Prosperity para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Entretanto, essas atividades, por muitos séculos foram vistas como sendo sem importância e tendo conotação pejorativa. Assinale a alternativa em que a ludicidade não encerra em si um sentido pejorativo.
São várias as abordagens que tem procurado explicar os processos pelos quais a criança se apropria da língua materna, diante de tal premissa, associe as lacunas que seguem:
1. Inatista.
2. Comportamentalista.
3. Cognitivista.
4. Sociointeracionismo.
( ) A linguagem constitui-se enquanto conjunto de comportamentos verbais, cuja aquisição depende do condicionamento operante, de cadeias de respostas e reforços, etc.
( ) A aquisição da linguagem é resultado de um processo interindividual dependente do esquema de interação da criança com o adulto interlocutor, desde o período pré-linguístico.
( ) O conhecimento lingüístico, brota e adapta-se às diversas línguas e dialetos do mundo, aos quais a criança é exposta, independentemente de estímulo, treinamento, imitação ou história de vida.
( ) O desenvolvimento da linguagem encontra-se condicionado ao desenvolvimento da inteligência, mais propriamente, à superação da inteligência sensório-motora.
A sequência correta dessa associação é:
Henri Wallon, em sua teoria afirma que a emoção na infância é a forma através da qual a criança:
Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil Vol. 1- As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a:
I - ( ) Brincar; movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre.
II-( ) Expressar sentimentos e pensamentos; desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.
III-( ) Ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas.
IV -( ) Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.
Objetivos gerais da Educação Infantil segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:
I - ( ) Desenvolver uma imagem positiva de si; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.
II - ( ) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças; estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais.
III - ( ) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando a diversidade.
IV - ( ) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; descobrir, conhecer, progressivamente, seu próprio corpo.
De acordo com os estudos de Mazzotta (2005), é possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da Educação Especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência que são:
Para Libâneo (1994) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O Planejamento é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...