Questões de Pedagogia da Prosperity

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As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Entretanto, essas atividades, por muitos séculos foram vistas como sendo sem importância e tendo conotação pejorativa. Assinale a alternativa em que a ludicidade não encerra em si um sentido pejorativo.

  • A. Brincadeira tem hora.
  • B. Chega de brincar, agora é hora de estudar.
  • C. A vida não é uma brincadeira.
  • D. A ludicidade permite um sentido mais alegre à vida.

São várias as abordagens que tem procurado explicar os processos pelos quais a criança se apropria da língua materna, diante de tal premissa, associe as lacunas que seguem:

1. Inatista.

2. Comportamentalista.

3. Cognitivista.

4. Sociointeracionismo.

( ) A linguagem constitui-se enquanto conjunto de comportamentos verbais, cuja aquisição depende do condicionamento operante, de cadeias de respostas e reforços, etc.

( ) A aquisição da linguagem é resultado de um processo interindividual dependente do esquema de interação da criança com o adulto interlocutor, desde o período pré-linguístico.

( ) O conhecimento lingüístico, brota e adapta-se às diversas línguas e dialetos do mundo, aos quais a criança é exposta, independentemente de estímulo, treinamento, imitação ou história de vida.

( ) O desenvolvimento da linguagem encontra-se condicionado ao desenvolvimento da inteligência, mais propriamente, à superação da inteligência sensório-motora.

A sequência correta dessa associação é:

  • A. 3 – 2 – 4 – 1.
  • B. 2 – 4 – 1 - 3.
  • C. 3 – 4 – 2 -1.
  • D. 4 – 1 – 3 – 2.

Henri Wallon, em sua teoria afirma que a emoção na infância é a forma através da qual a criança:

  • A. Demonstra que é um ser incompleto, sem ação cerebral.
  • B. Mobiliza o outro para atendê-lo em seus desejos, suas necessidades.
  • C. Mostra que tem consciência.
  • D. Mobiliza o outro sem precisar se movimenta.

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – Vol. 1- As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a:

I - ( ) Brincar; movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre.

II-( ) Expressar sentimentos e pensamentos; desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.

III-( ) Ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas.

IV -( ) Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.

  • A. I e II.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.

Objetivos gerais da Educação Infantil segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:

I - ( ) Desenvolver uma imagem positiva de si; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.

II - ( ) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças; estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais.

III - ( ) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando a diversidade.

IV - ( ) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; descobrir, conhecer, progressivamente, seu próprio corpo.

  • A. Somente a I.
  • B. Somente I e III.
  • C. Somente II e IV.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

De acordo com os estudos de Mazzotta (2005), é possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da Educação Especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência que são:

  • A. Marginalização, assistencialismo, educação/reabilitação.
  • B. Marginalização, assistencialismo educação/saúde.
  • C. Marginalização, assistencialismo, educação/inclusão.
  • D. Marginalização, assistencialismo e educação regular.

Para Libâneo (1994) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O Planejamento é:

  • A. A utilização dos conhecimentos acumulados dos professores pelo seu caráter inovador.
  • B. É um documento que formula metas, prevê ações, institui procedimentos e instrumentos de ação e propõe esforço coletivo.
  • C. Um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
  • D. É uma atividade que não depende de reflexão acerca das nossas opções e ações, com relação ao rumo que queremos dar ao nosso trabalho.
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