Questões de Pedagogia da Reis & Reis Auditores Associados

Lista completa de Questões de Pedagogia da Reis & Reis Auditores Associados para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos últimos anos vem sendo discutidos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso no Brasil. Leia o que o texto de ANDRADE logo abaixo diz a respeito;

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e mais recentemente, as Diretrizes do Ensino Religioso do Estado do Paraná, tem encontrado no atual contexto social antigos e novos desafios. O ER, como área de conhecimento, tem a função de despertar no educando aspectos Transcendentes da existência, para a busca do sentido da vida, descobrindo seu “compromisso com o social, com a conscientização de ser parte de um todo” (ANDRADE, 1997, p. 129). Considere as afirmativas abaixo;

I-O autor considera o Ensino Religioso como necessário à formação do cidadão, verdade explicitada na expressão “compromisso com o social”.

II-O autor demostra que é preciso que os alunos tenham experiências espiritualizadas e transcendentais através do Ensino Religioso em sala de aula.

III-A expressão “busca do sentido da vida”, apresenta o Ensino religioso como um caminho para discussão do ponto de vista existencialista.

Marque a opção correta:

  • A.

    I e II são verdadeiras;

  • B.

    II e III são verdadeiras;

  • C.

    Somente II é verdadeira;

  • D.

    I e III são verdadeiras.

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

  • A.

    igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

  • B.

    gratuidade do ensino público em estabelecimentos públicos e privados;

  • C.

    valorização da experiência extraescolar;

  • D.

    coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:

“Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude.” (CRUZ, 1997). Sobre a frase “

Dar um enfoque correto à avaliação” é correto afirmar:

  • A.

    Na frase a autora admite falhas nos processos avaliativos do ensino Religioso. Como se trata de um tema subjetivo as questões abordadas podem possuir múltiplas interpretações expondo os alunos ao constrangimento e traumas;

  • B.

    A frase na verdade se refere ao não constrangimento dos alunos ao abordar assuntos que não se referem as suas religiões, fato que distanciaria o educador do seu propósito de fazer o aluno incidir um olhar crítico sobre os temas discorridos;

  • C.

    A frase sugere incidir o foco das avaliações para provocação da mudança comportamental, pensamentos e atitudes ao receberem os conteúdos propostos;

  • D.

    A frase sugere não apenas um sistema de avaliação tradicional, mas também a utilização de outros mecanismos objetivando a formação de indivíduos conscientes de suas ações e atitudes com ênfase na participação dos alunos.

São aspectos que devem ser considerados na elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:

  • A.

    Utilização de uma linguagem clara;

  • B.

    Estar coerente com os propósitos do ensino;

  • C.

    Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio;

  • D.

    A descontextualização daquilo que se investiga.

A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:

  • A.

    Controle;

  • B.

    Avaliação;

  • C.

    Planejamento;

  • D.

    Administração Escolar.

Todas as afirmativas abaixo estão relacionadas à percepção de que é preciso “trabalhar a partir da representação dos alunos”, EXCETO:

  • A.

    A escola não constrói a partir do zero;

  • B.

    O aluno não é uma tábua rasa, uma mente vazia;

  • C.

    O ensino, por vezes, choca-se de frente com as concepções dos aprendizes;

  • D.

    O professor deve ser capaz de desconstituir por completo e de imediato as concepções prévias dos aprendizes.

O estágio do ensino atrelado ao controle dos conhecimentos adquiridos pelos alunos é denominado de:

  • A.

    Planejamento Didático;

  • B.

    Avaliação;

  • C.

    Análise Motivacional;

  • D.

    Projeto Pedagógico.

Significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas:

  • A.

    Transdisciplinaridade;

  • B.

    Interdisciplinaridade;

  • C.

    Transversalidade;

  • D.

    Pluridisciplinariedade

“Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Qual das afirmativas abaixo se refere à lógica somativa:

  • A.

    Vse relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.

  • B.

    preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens;

  • C.

    Busca reverter uma eventual rota do fracasso e reinsere o aluno no processo educativo;

  • D.

    Não se apóia em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.

Relacione corretamente as colunas abaixo.

1 - Pedagogia Tradicional

2 – Pedagogia Renovada

3 – Pedagogia Tecnicista

( ) origina-se na Europa e Estados Unidos, no final do século XIX, influenciando o Brasil por volta dos anos 1930.

( ) Determinada pela crescente industrialização, quando a Pedagogia do Escolanovismo não responde às questões referentes ao preparo de profissionais.

 ( ) O papel da escola é para o preparo intelectual, Iniciou-se no século XIX e domina grande parte do século XX, sendo ainda hoje utilizada. Inclui tendências e manifestações diversas.

A sequência correta encontrada é:

  • A.

    2-1-3;

  • B.

    3 -1-2;

  • C.

    2-3-1;

  • D.

    1-3-2.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...