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Nos últimos anos vem sendo discutidos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso no Brasil. Leia o que o texto de ANDRADE logo abaixo diz a respeito;
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e mais recentemente, as Diretrizes do Ensino Religioso do Estado do Paraná, tem encontrado no atual contexto social antigos e novos desafios. O ER, como área de conhecimento, tem a função de despertar no educando aspectos Transcendentes da existência, para a busca do sentido da vida, descobrindo seu compromisso com o social, com a conscientização de ser parte de um todo (ANDRADE, 1997, p. 129). Considere as afirmativas abaixo;
I-O autor considera o Ensino Religioso como necessário à formação do cidadão, verdade explicitada na expressão compromisso com o social.
II-O autor demostra que é preciso que os alunos tenham experiências espiritualizadas e transcendentais através do Ensino Religioso em sala de aula.
III-A expressão busca do sentido da vida, apresenta o Ensino religioso como um caminho para discussão do ponto de vista existencialista.
Marque a opção correta:I e II são verdadeiras;
II e III são verdadeiras;
Somente II é verdadeira;
I e III são verdadeiras.
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
gratuidade do ensino público em estabelecimentos públicos e privados;
valorização da experiência extraescolar;
coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:
Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude. (CRUZ, 1997). Sobre a frase
Dar um enfoque correto à avaliação é correto afirmar:
Na frase a autora admite falhas nos processos avaliativos do ensino Religioso. Como se trata de um tema subjetivo as questões abordadas podem possuir múltiplas interpretações expondo os alunos ao constrangimento e traumas;
A frase na verdade se refere ao não constrangimento dos alunos ao abordar assuntos que não se referem as suas religiões, fato que distanciaria o educador do seu propósito de fazer o aluno incidir um olhar crítico sobre os temas discorridos;
A frase sugere incidir o foco das avaliações para provocação da mudança comportamental, pensamentos e atitudes ao receberem os conteúdos propostos;
A frase sugere não apenas um sistema de avaliação tradicional, mas também a utilização de outros mecanismos objetivando a formação de indivíduos conscientes de suas ações e atitudes com ênfase na participação dos alunos.
São aspectos que devem ser considerados na elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:
Utilização de uma linguagem clara;
Estar coerente com os propósitos do ensino;
Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio;
A descontextualização daquilo que se investiga.
A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:
Controle;
Avaliação;
Planejamento;
Administração Escolar.
Todas as afirmativas abaixo estão relacionadas à percepção de que é preciso trabalhar a partir da representação dos alunos, EXCETO:
A escola não constrói a partir do zero;
O aluno não é uma tábua rasa, uma mente vazia;
O ensino, por vezes, choca-se de frente com as concepções dos aprendizes;
O professor deve ser capaz de desconstituir por completo e de imediato as concepções prévias dos aprendizes.
O estágio do ensino atrelado ao controle dos conhecimentos adquiridos pelos alunos é denominado de:
Planejamento Didático;
Avaliação;
Análise Motivacional;
Projeto Pedagógico.
Significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas:
Transdisciplinaridade;
Interdisciplinaridade;
Transversalidade;
Pluridisciplinariedade
Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Qual das afirmativas abaixo se refere à lógica somativa:
Vse relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.
preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens;
Busca reverter uma eventual rota do fracasso e reinsere o aluno no processo educativo;
Não se apóia em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.
Relacione corretamente as colunas abaixo.
1 - Pedagogia Tradicional
2 Pedagogia Renovada
3 Pedagogia Tecnicista
( ) origina-se na Europa e Estados Unidos, no final do século XIX, influenciando o Brasil por volta dos anos 1930.
( ) Determinada pela crescente industrialização, quando a Pedagogia do Escolanovismo não responde às questões referentes ao preparo de profissionais.
( ) O papel da escola é para o preparo intelectual, Iniciou-se no século XIX e domina grande parte do século XX, sendo ainda hoje utilizada. Inclui tendências e manifestações diversas.
A sequência correta encontrada é:
2-1-3;
3 -1-2;
2-3-1;
1-3-2.
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