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Ler é compreender um texto. Ao escolher textos para o trabalho cotidiano na Educação Infantil, é fundamental que estes sejam:
autênticos, sendo necessário desvendar seu significado com um objetivo claro e explícito.
de leitura fácil e fluente, para que as crianças possam facilmente compreendê-los e memorizá-los.
simples, com poucas palavras, preferencialmente compostos de monossílabos e dissílabos.
produzidos com a letra manuscrita, para que a criança se familiarize com esse padrão.
acompanhados de ilustrações coloridas e de tamanhos diversos, para simplificar a leitura.
Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:
ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema.
apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita.
viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres.
facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar.
evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.
Em um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar:
- O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa.
- Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena.
Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.
Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a):lançar como matéria nova "o sol", oferecendo uma folha de papel com o "astro rei", para ser colorido pelas crianças.
separar Luisa e Milena, pois a discussão pode distrair as meninas, que precisam ser preparadas para a alfabetização.
alertar as crianças para que prestem atenção às atividades dirigidas que estão programadas.
apresentar um belo calendário, com sol, chuva e nuvens desenhados, já que as crianças ainda não sabem desenhar bem.
propor à turma uma observação diária do tempo, fazendo registros junto com as crianças.
Uma professora planejou ensinar os números a um grupo de crianças com cerca de 4 anos de idade, pois percebeu que elas não contavam usando a seqüência correta dos números. Para favorecer esse aprendizado, começou a ensinar as menores quantidades. Estipulou que a cada dia da semana focalizaria um número (de 1 a 10). Assim, no dia do 2, por exemplo, ela proporia que as crianças contassem a quantidade em diversas atividades diferentes. Posteriormente, ela apresentaria ao grupo um cartaz com o número 2 escrito.
Analisando esse planejamento, é correto definir que a atividade:
não é adequada, pois, além de partir da idéia de que as crianças não aprenderam nada em seu meio cultural, utiliza como estratégia a repetição, que não mobiliza o pensamento infantil e não traz desafios à inteligência.
não é adequada, pois, de acordo com estudos recentes, o aprendizado da seqüência numérica deve se dar do maior número para o menor, já que a criança nessa faixa etária percebe mais o todo que as partes.
é adequada, pois, além de promover a interação entre as crianças, desenvolve a percepção visual e a memória, capacidades indispensáveis para o aprendizado das relações lógicas da matemática no ensino fundamental.
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, sempre do menor para o maior, por meio de estratégias condizentes com a faixa etária das crianças, desenvolvendo assim a percepção e o raciocínio lógico.
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, porém a professora deveria trabalhar em pequenos grupos, estipulando um número para cada um, permitindo assim a troca de informações entre as crianças.
Um passeio pelo bairro onde está situada a instituição de educação infantil pode fornecer elementos referentes à análise de paisagens, à identificação de características de diferentes grupos sociais, à presença de animais, fenômenos da natureza, ao contato com a escrita e os números presentes nas casas, placas, etc, contextualizando cada elemento na complexidade do meio. O mesmo passeio envolve, também, aprendizagens relativas à socialização, mobiliza sentimentos e emoções, constituindo-se em uma atividade que pode contribuir para o desenvolvimento das crianças. Sendo assim, o planejamento do professor deve prever que
as atividades sejam agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo como atividades permanentes, seqüência de atividades e projetos de trabalho, a fim de facilitar a aprendizagem.
os conteúdos sejam trabalhados de forma integrada e relacionados entre si, a fim de possibilitar que a realidade seja analisada por diferentes aspectos, sem fragmentá-la.
os diferentes conteúdos sejam tratados de maneira apropriada, de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais, a fim de que sejam valorizados pelas crianças.
as atividades desenvolvidas na volta à sala de aula, oportunizem que as crianças trabalhem com símbolos, idéias, imagens e representações que permitam atribuir sentido à realidade.
os conteúdos e as atividades sejam desenvolvidos como recursos para pensar, permitindo a apropriação de formas de representação e comunicação com a maior fidedignidade possível pelas crianças.
O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que
considere como ponto de partida e de chegada para sua ação educativa os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas.
compreende que a construção de um projeto educativo é um processo inacabado e provisório, mas que precisa ser planejado pela equipe pedagógica da escola que é responsável por sua efetivação
trabalha com conteúdos diversos que abrangem cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas de conhecimento, independente do seu desempenho
deve ser um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática tanto individual como coletivamente, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve
A literatura infanto-juvenil tem um papel relevante na organização do trabalho pedagógico das escolas. Acerca desse tema, julgue as seguintes afirmações.
I - A ilustração de um texto literário não deve proporcionar às crianças a possibilidade de imaginar, recriar e ir além do próprio desenho, para não prejudicar a leitura.
II - A facilitação e a redução artística não devem existir nas obras a serem trabalhadas com as crianças.
III - A imaginação e a fantasia presentes nas obras literárias infantis podem facilitar a discussão da realidade com mais agudeza e profundidade que o próprio realismo de textos informativos.
IV - Apesar da controvérsia acerca da utilização de histórias em quadrinhos, atualmente, propõe-se o equilíbrio entre duas atitudes, ou seja, nem exclusão, nem exclusividade dos quadrinhos.
V - A poesia deve dirigir-se especificamente às crianças, para que não se incorra no risco de se desvencilhar das intenções educativas e moralizadoras das obras poéticas.
Assinale a opção correta
Considerando-se a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar que
I - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e o desenvolvimento favorece as novas aprendizagens.
II - desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente e são vistos como um processo único.
III - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e aprendizagem é um processo externo, não envolvido ativamente no desenvolvimento.
IV - desenvolvimento e aprendizagem são interdependentes e aprendizagem tem papel fundamental no desenvolvimento.
V - processos de maturação e aprendizagem constituem o desenvolvimento e são complementares entre si.
Assinale a opção correta
Tendo como referência os conteúdos e metodologias propostos pelos PCN's, são objetivos dos componentes curriculares História e Geografia no Ensino Fundamental que o aluno
I – utilize métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos e sonoros.
II – valha-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar os próprios sentimentos, bem como acolher, interpretar e considerar sentimentos, experiências, idéias e opiniões dos outros, contrapondo-os quando necessário.
III – conheça e respeite o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
IV – compreenda os textos orais e escritos com os quais se defronte em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.
V – compreenda que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos, e, dentro de suas possibilidades, empenhe-se em democratizá-las.
Assinale a opção correta.No que se refere ao "fazer Matemática" e à aprendizagem de Ciências, à luz dos PCN's, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, analise as asserções a seguir.
O uso do computador, um dos recursos das tecnologias da informação, apresenta limitações relativas à faixa etária dos alunos
porque
o aprendizado inicial da Matemática deve ocorrer sem o uso de máquinas, apesar de estas serem utilizadas no ensino de Ciências.
Acerca dessas assertivas e de suas inter-relações, assinale a opção correta.
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira
Tanto a primeira como a segunda asserção são falsas.
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