Lista completa de Questões de Pedagogia da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à Aprendizagem Significativa, não se pode afirmar que:
Depende de uma motivação intrínseca.
Empenho em profundidade na aprendizagem.
A disposição para a aprendizagem depende unicamente do aluno.
O professor deverá intervir sempre que necessário.
Depende de uma interação cooperativa entre professor e alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação às orientações didáticas, levar-seão em consideração, todos os aspectos abaixo, excetuando-se:
Autonomia.
Disponibilidade para a aprendizagem, interação e cooperação.
Homogeneidade da Turma.
Diversidade.
Organização do espaço e tempo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:
O objeto de estudo da didática mudou.
A didática deveria priorizar as novas tecnologias.
É preciso valorizar unicamente a prática pedagógica do professor.
A didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.
A ênfase da didática deve ser sobre os conteúdos curriculares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à didática, assinale a alternativa verdadeira:
O ensino da didática deve partir de uma visão de totalidade do processo ensinoaprendizagem.
A dimensão técnica da prática pedagógica não deve ser pensada em relação ao projeto político social.
É possível dissociar a competência técnica da competência política do educador.
As dimensões humana, técnica e político-social da prática pedagógica devem ser trabalhadas isoladamente.
Uma perspectiva multidimensional da didática reflete apenas a dimensão humana da formação do indivíduo
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quanto ao papel da didática na formação de educadores, assinale as alternativas verdadeiras:
I – A problemática relativa ao ensino da Didática não pode ser dissociada da questão da formação de educadores.
II – Toda a prática social é histórica, mas a didática em nada contribui com a construção de uma nova sociedade.
III – Podemos repensar a didática, fundamentalmente, a partir de uma visão contextualizada e histórica.
IV – A formação de educadores se articula com a análise do papel da educação na sociedade.
V – A educação é uma prática social, portanto, está vinculada a um projeto histórico.
Estão corretas apenas as alternativas:
I, II e III.
I e II.
II e III.
I, III e IV.
I, III IV e V.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação aos pressupostos teóricos do ensino da didática, está INCORRETO afirmar que:
A didática enquanto ação intervém na realidade e dela recebe influência.
A didática reflete uma dimensão política.
Em relação à instrumentalização técnica, a didática deve ser tratada como um componente isolado.
Podemos afirmar que a didática é uma tecnologia aplicada em decorrência dos estudos sobre os problemas de Ensino e Aprendizagem.
A didática ajuda a compreender a prática educativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
De acordo com o texto, assinale a alternativa verdadeira:
A prática pedagógica, de per si, não possui uma dimensão político-social.
O objeto de estudo da didática é a prática docente.
O papel da didática tornou-se obsoleto nos dias atuais.
O processo de ensino-aprendizagem é o objeto de estudo da Didática.
A Didática dedica-se a estudar os processos de ensino.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/MEC, 1997) elucidam que "Atender necessidades singulares de determinados alunos é estar atento à diversidade, é atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem e avaliar a eficácia das medidas adotadas." (p. 96). Assinale a alternativa verdadeira:
A escola deve ter como valor máximo o respeito à diferença.
A escola deve considerar a homogeneidade da turma.
A criança é um adulto em miniatura.
O trabalho individualizado deve ser priorizado.
O aluno tem que se adequar às necessidades da escola.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação aos níveis de notação da Língua Escrita, assinale a única questão falsa:
Nível Pré-Silábico.
Nível Pré-alfabético.
Nível Silábico-alfabético.
Nível Alfabético.
Nível Silábico.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à Alfabetização e Letramento, de acordo com MORAIS e ALBUQUERQUE (2006), marque a alternativa falsa:
Alfabetização é definida enquanto processo pelo qual se adquire a tecnologia da escrita alfabética.
Alfabetização e letramento são ações distintas, mas inseparáveis.
Alfabetizar e letrar são sinônimos, ou seja, as duas ações têm o mesmo significado.
Deve-se ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
O letramento relaciona-se ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...