Questões de Pedagogia da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável

Lista completa de Questões de Pedagogia da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à Aprendizagem Significativa, não se pode afirmar que:

  • A.

    Depende de uma motivação intrínseca.

  • B.

    Empenho em profundidade na aprendizagem.

  • C.

    A disposição para a aprendizagem depende unicamente do aluno.

  • D.

    O professor deverá intervir sempre que necessário.

  • E.

    Depende de uma interação cooperativa entre professor e alunos.

Em relação às orientações didáticas, levar-seão em consideração, todos os aspectos abaixo, excetuando-se:

  • A.

    Autonomia.

  • B.

    Disponibilidade para a aprendizagem, interação e cooperação.

  • C.

    Homogeneidade da Turma.

  • D.

    Diversidade.

  • E.

    Organização do espaço e tempo.

Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:

  • A.

    O objeto de estudo da didática mudou.

  • B.

    A didática deveria priorizar as novas tecnologias.

  • C.

    É preciso valorizar unicamente a prática pedagógica do professor.

  • D.

    A didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.

  • E.

    A ênfase da didática deve ser sobre os conteúdos curriculares.

Em relação à didática, assinale a alternativa verdadeira:

  • A.

    O ensino da didática deve partir de uma visão de totalidade do processo ensinoaprendizagem.

  • B.

    A dimensão técnica da prática pedagógica não deve ser pensada em relação ao projeto político social.

  • C.

    É possível dissociar a competência técnica da competência política do educador.

  • D.

    As dimensões humana, técnica e político-social da prática pedagógica devem ser trabalhadas isoladamente.

  • E.

    Uma perspectiva multidimensional da didática reflete apenas a dimensão humana da formação do indivíduo

Quanto ao papel da didática na formação de educadores, assinale as alternativas verdadeiras:

I – A problemática relativa ao ensino da Didática não pode ser dissociada da questão da formação de educadores.

II – Toda a prática social é histórica, mas a didática em nada contribui com a construção de uma nova sociedade.

III – Podemos repensar a didática, fundamentalmente, a partir de uma visão contextualizada e histórica. 

IV – A formação de educadores se articula com a análise do papel da educação na sociedade.

V – A educação é uma prática social, portanto, está vinculada a um projeto histórico.

 

Estão corretas apenas as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, III IV e V.

Em relação aos pressupostos teóricos do ensino da didática, está INCORRETO afirmar que:

  • A.

    A didática enquanto ação intervém na realidade e dela recebe influência.

  • B.

    A didática reflete uma dimensão política.

  • C.

    Em relação à instrumentalização técnica, a didática deve ser tratada como um componente isolado.

  • D.

    Podemos afirmar que a didática é uma tecnologia aplicada em decorrência dos estudos sobre os problemas de Ensino e Aprendizagem.

  • E.

    A didática ajuda a compreender a prática educativa.

De acordo com o texto, assinale a alternativa verdadeira:

  • A.

    A prática pedagógica, de per si, não possui uma dimensão político-social.

  • B.

    O objeto de estudo da didática é a prática docente.

  • C.

    O papel da didática tornou-se obsoleto nos dias atuais.

  • D.

    O processo de ensino-aprendizagem é o objeto de estudo da Didática.

  • E.

    A Didática dedica-se a estudar os processos de ensino.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/MEC, 1997) elucidam que "Atender necessidades singulares de determinados alunos é estar atento à diversidade, é atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem e avaliar a eficácia das medidas adotadas." (p. 96). Assinale a alternativa verdadeira:

  • A.

    A escola deve ter como valor máximo o respeito à diferença.

  • B.

    A escola deve considerar a homogeneidade da turma.

  • C.

    A criança é um adulto em miniatura.

  • D.

    O trabalho individualizado deve ser priorizado.

  • E.

    O aluno tem que se adequar às necessidades da escola.

Em relação aos níveis de notação da Língua Escrita, assinale a única questão falsa:

  • A.

    Nível Pré-Silábico.

  • B.

    Nível Pré-alfabético.

  • C.

    Nível Silábico-alfabético.

  • D.

    Nível Alfabético.

  • E.

    Nível Silábico.

Em relação à Alfabetização e Letramento, de acordo com MORAIS e ALBUQUERQUE (2006), marque a alternativa falsa:

  • A.

    Alfabetização é definida enquanto processo pelo qual se adquire a tecnologia da escrita alfabética.

  • B.

    Alfabetização e letramento são ações distintas, mas inseparáveis.

  • C.

    Alfabetizar e letrar são sinônimos, ou seja, as duas ações têm o mesmo significado.

  • D.

    Deve-se ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.

  • E.

    O letramento relaciona-se ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...