Lista completa de Questões de Pedagogia da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Sobre a construção da Língua Escrita, FERREIRO (2001), esclarece que: "Do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular." Deste modo, assinale a alternativa falsa:
Distinção entre o modo de representação icônico e o não-icônico.
A construção de formas de diferenciação nos eixos quantitativo e qualitativo.
A fonetização da escrita.
Os níveis de notação da escrita.
A aparência gráfica.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
"A construção do ressignificado da avaliação pressupõe dos educadores um enfoque crítico da educação e do seu papel social." (HOFFMANN, op cit, p. 113). Assinale a alternativa incorreta:
Ressignificar a avaliação é assumir uma postura crítica frente á educação, compreendendo o seu papel social.
A avaliação tem fim em si mesma.
O "erro" passa a ser refletido enquanto construção.
A avaliação é "via de mão-dupla", ou seja, alunos e professores se avaliam no processo ensino-aprendizagem.
A avaliação tem caráter processual e é parte integrante do processo ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação ao significado da avaliação numa perspectiva mediadora, assinale a resposta incorreta:
Deve ser compreendida enquanto processo do ato educativo.
Acompanhamento permanente do desenvolvimento do educando.
Ação coercitiva de julgamento de valor.
Inerente e indissociável da educação.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Segundo HOFFMANN (1995), os termos TESTE e MEDIDA são definidos de forma vaga e as respostas não revelam consenso entre os professores. Assinale a alternativa que não se equivoca por conta de imprecisões das terminologias: MEDIDA, CONCEITO, TESTE, AVALIAÇÃO:
O teste é compreendido como instrumento de investigação sobre a aprendizagem.
O termo conceito assume, na escola, significado de medida.
A medida assume, muitas vezes, papel absoluto nas decisões de eliminação.
A expressão medida, em educação, adquiriu uma conotação ampla e difusa.
A expressão avaliação, na escola, é sinônimo de provas e notas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A partir da concepção do Sócio-Interacionismo desenvolvida por VYGOTSKY, assinale as alternativas verdadeiras:
I - Os signos são instrumentos que auxiliam nos processos psicológicos.
II - As funções psicológicas superiores são comuns a qualquer espécie animal.
III - A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
IV - A relação do homem com o mundo é uma relação direta.
V - A principal função da linguagem é a interação social.
Estão corretas as alternativas:
I, II e III.
II, III e IV.
IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale as Teorias não-críticas:
I – Pedagogia Tradicional.
II – A Pedagogia Nova.
III - A Pedagogia Tecnicista.
IV – As Teorias Crítico-Reprodutivistas.
Estão corretas somente as alternativas:
I, II e III.
I e II.
II e III.
I, II e IV.
Todas as alternativas são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...