Questões de Pedagogia da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável

Lista completa de Questões de Pedagogia da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a construção da Língua Escrita, FERREIRO (2001), esclarece que: "Do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular." Deste modo, assinale a alternativa falsa:

  • A.

    Distinção entre o modo de representação icônico e o não-icônico.

  • B.

    A construção de formas de diferenciação nos eixos quantitativo e qualitativo.

  • C.

    A fonetização da escrita.

  • D.

    Os níveis de notação da escrita.

  • E.

    A aparência gráfica.

"A construção do ressignificado da avaliação pressupõe dos educadores um enfoque crítico da educação e do seu papel social." (HOFFMANN, op cit, p. 113). Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Ressignificar a avaliação é assumir uma postura crítica frente á educação, compreendendo o seu papel social.

  • B.

    A avaliação tem fim em si mesma.

  • C.

    O "erro" passa a ser refletido enquanto construção.

  • D.

    A avaliação é "via de mão-dupla", ou seja, alunos e professores se avaliam no processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    A avaliação tem caráter processual e é parte integrante do processo ensino-aprendizagem.

Em relação ao significado da avaliação numa perspectiva mediadora, assinale a resposta incorreta:

  • A.

    Deve ser compreendida enquanto processo do ato educativo.

  • B.

    Acompanhamento permanente do desenvolvimento do educando.

  • C.

    Ação coercitiva de julgamento de valor.

  • D.

    Inerente e indissociável da educação.

  • E. Observadora e investigativa no sentido de favorecer e ampliar as possibilidades próprias do educando.

Segundo HOFFMANN (1995), os termos TESTE e MEDIDA são definidos de forma vaga e as respostas não revelam consenso entre os professores. Assinale a alternativa que não se equivoca por conta de imprecisões das terminologias: MEDIDA, CONCEITO, TESTE, AVALIAÇÃO:

  • A.

    O teste é compreendido como instrumento de investigação sobre a aprendizagem.

  • B.

    O termo conceito assume, na escola, significado de medida.

  • C.

    A medida assume, muitas vezes, papel absoluto nas decisões de eliminação.

  • D.

    A expressão medida, em educação, adquiriu uma conotação ampla e difusa.

  • E.

    A expressão avaliação, na escola, é sinônimo de provas e notas.

A partir da concepção do Sócio-Interacionismo desenvolvida por VYGOTSKY, assinale as alternativas verdadeiras:

I - Os signos são instrumentos que auxiliam nos processos psicológicos.

II - As funções psicológicas superiores são comuns a qualquer espécie animal.

III - A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.

IV - A relação do homem com o mundo é uma relação direta.

V - A principal função da linguagem é a interação social.

 

Estão corretas as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, III e V.

Assinale as Teorias não-críticas:

I – Pedagogia Tradicional.

II – A Pedagogia Nova.

III - A Pedagogia Tecnicista.

IV – As Teorias Crítico-Reprodutivistas.

 

Estão corretas somente as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    Todas as alternativas são verdadeiras.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...