Questões de Pedagogia da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU)

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A partir da leitura global do texto acima, marque a opção que contém o conjunto de afirmações CORRETAS.

I. A criança escreve segundo o princípio alfabético.

II. O aluno não compreende a função de segmentação dos espaços em branco.

III. O texto produzido proporciona ao leitor uma construção de significação.

IV. Há orientação e alinhamento da escrita de acordo com os padrões da Língua Portuguesa.

V. O texto apresenta lacunas semânticas que o tornam prolixo.

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. I, III e V.
  • E. II, IV e V.

Como professor das séries iniciais da Educação Básica, você, provavelmente, encontrará nas produções textuais dos alunos ocorrências como as destacadas nos trechos abaixo, extraídas do texto de um aluno da 2ª série.

“Era uma vez um palhaço que queria um (1) enpregada e (2) comvidou um mulher bonita (...) o palhaço dece essa (3) mulhe trabanar muito(...) ele (4) olho um lindo carro de briquedo (...)”

Observe os dados destacados no texto e assinale a alternativa que contém a CORRETA explicação para a ocorrência dos dados destacados:

  • A. Todos os dados (1, 2, 3 e 4) revelam que a criança não compreende, ainda, a função da segmentação e dos espaços em branco.
  • B. Os dados (1) e (2) mostram que a criança não domina aspectos fonológicos da língua; enquanto (3) e (4) evidenciam que ela domina plenamente esses aspectos.
  • C. Todos os dados (1, 2, 3 e 4) evidenciam que a criança transfere marcas da oralidade para a escrita.
  • D. Os dados (1) e (2) evidenciam que a criança ainda não domina a ortografia; já (3) e (4) evidenciam a presença da oralidade na escrita.
  • E. As realizações (1), (2) e (4) evidenciam que a escrita da criança ainda apresenta marcas da oralidade.

“(...) ela colocou os pratos e as colher na mesa (...)”

 “(...) eu vou comprar umas telha para conserta o telhado (...)”

Os trechos acima, extraídos de uma redação de aluno da 4ª série do Ensino Fundamental, apresentam casos que fogem ao que prescreve a Gramática Normativa, no que concerne à concordância nominal de número. No entanto, o aluno contempla plenamente a idéia de pluralidade no nível:

  • A. fonológico.
  • B. morfológico.
  • C. morfossintático.
  • D. sintático.
  • E. semântico.

Atentando para a abrangência do termo e para a importância dos recursos didáticos na Educação Infantil, julgue os itens apresentados abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) todo material didático usado pelo professor deve estar vinculado à proposta educativa que a escola pretende desenvolver e fazer parte do acervo escolar.

( ) as pessoas da comunidade, principalmente as mais idosas, quando vêm à escola compartilhar com as crianças os conhecimentos e informações que possuem sobre a comunidade local, podem ser consideradas recursos didáticos.

( ) os recursos didáticos não devem ser utilizados como centro da ação educativa e sim como instrumento de apoio com que podem contar professor e aluno no processo ensinoaprendizagem.

  • A. F, V, V
  • B. V, V, V
  • C. V, F, V
  • D. F, F, V
  • E. V, F, F

Na curta história da educação infantil no Brasil vem se observando o binômio também presente em outros níveis educacionais que deu origem às práticas educacionais: de um lado a orientação tradicional conservadora e de outro a orientação nova/liberal. Na tentativa de romper com esses modelos, pode-se dizer que uma escola ao adotar pressupostos para uma educação transformadora defende em seu projeto político-pedagógico, no tocante à formação pessoal e social da criança , que a infância:

I. é um tempo de preparação para a cidadania.

II. é um tempo de vivência de cidadania.

III. é um tempo que não tem identidade, um estágio de preparação para a vida adulta.

É CORRETO o que se expressa:

  • A. apenas no item I.
  • B. apenas no item II.
  • C. apenas no item III.
  • D. apenas nos itens I e III.
  • E. nos itens I, II e III.

Entende-se que a Educação Infantil tem por função primeira socializar, inserir as crianças no mundo que as cerca de maneira criativa, compromissada e responsável, bem como perpetuar e criar conhecimentos e culturas. Nessa perspectiva, as práticas avaliativas na Educação Infantil

I. fazem parte do cotidiano das tarefas propostas, das observações atentas do professor, das práticas de sala de aula.

II. são partes inerentes do processo mas não desvinculadas da necessidade de indicadores numéricos ou de outra ordem, para fins de promoção ao ensino fundamental.

III. orientam as crianças para a realização dos seus trabalhos e de suas aprendizagens, redirecionando-as em seus percursos.

É CORRETO o que se expressa:

  • A. nos itens I, II e III.
  • B. apenas nos itens I e II.
  • C. apenas nos itens I e III.
  • D. apenas no item I.
  • E. apenas no item III.

35 As práticas de Artes Visuais na Educação Infantil nem sempre atentam para as contribuições mais recentes dos estudiosos sobre o assunto que enfatizam

I. a manifestação espontânea e auto-expressiva da criança na perspectiva de desenvolvimento do seu potencial criador, sem nenhuma intervenção do professor.

 II. a necessidade de proporcionar inicialmente à criança, com o auxílio do professor, a vivência de experiências com materiais alusivos à construção de desenhos e pinturas por meio da exploração sensorial e de sua utilização em diversas brincadeiras .

III. o uso dos trabalhos infantis para ilustrar e enfeitar a escola em datas comemorativas, com a intervenção e auxílio do professor, como proposta de desenvolvimento artístico das crianças.

É CORRETO o que se diz apenas

  • A. nos itens II e III.
  • B. no item I.
  • C. no item III.
  • D. no item II.
  • E. nos itens I e III.

A música é uma das importantes formas de expressão humana o que justifica a sua presença no contexto da educação infantil como possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão das crianças por meio dessa linguagem. Dentro dessa perspectiva, constituem-se orientações adequadas no trabalho com a música na pré-escola:

I. estabelecer relações diretas entre o gesto, o movimento corporal e os diferentes sons.

II. limitar o contato das crianças com o repertório musical infantil.

III. incluir na escuta musical, obras de música erudita, da música popular, do cancioneiro infantil e da música regional.

Pode-se afirmar que apenas

  • A. o item I é verdadeiro.
  • B. os itens I e III são verdadeiros.
  • C. o item III é verdadeiro.
  • D. os itens I e II são verdadeiros.
  • E. o item II é verdadeiro.

Em relação ao conhecimento do mundo natural e social, as novas discussões levam a concluir que, no campo da educação infantil, os melhores procedimentos didáticos em termos de favorecer a construção desse conhecimento são aqueles que

I. transformam a curiosidade e as perguntas trazidas pelas crianças em conhecimentos a serem explorados.

II. ampliam a compreensão das crianças sobre a vida em sociedade, graduando sempre os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.

III. priorizam um trabalho materialmente acessível, concreto e próximo da criança.

Sobre o contido nos itens, pode-se afirmar que apenas

  • A. I está correto.
  • B. II está correto.
  • C. III está correto.
  • D. II e III estão corretos.
  • E. I e II estão corretos.

Os atuais estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem da matemática permitiram reorientar a prática docente no sentido de buscar novos caminhos no trabalho com a criança na educação infantil, dentro do entendimento de que aprender é construir significados e atribuir sentidos. À luz dessa nova concepção de trabalho com a matemática, é CORRETO afirmar:

  • A. Deve-se trabalhar inicialmente os conceitos matemáticos no concreto para depois trabalhá-los no abstrato.
  • B. As crianças aprendem as operações de classificação e seriação por meio de jogos mesmo quando manipulam peças e regras livremente.
  • C. De forma planejada e orientada pelo professor, ao manipular, cortar, seriar e posicionar objetos em suas brincadeiras, a criança está desenvolvendo estruturas abstratas como os esquemas de seriação e classificação.
  • D. As crianças aprendem a matemática através da repetição e memorização e por meio de uma seqüência linear de conteúdos.
  • E. Na pré-escola não é aconselhável desenvolver atividades com agrupamentos em diferentes bases de contagem.
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