Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Pesquisas na área da linguagem vêm demonstrando que grande parte das crianças inicia o processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, antes mesmo de sua aprendizagem formal, pelo contato cotidiano que mantém com a linguagem escrita a partir de diferentes e usuais portadores de texto: embalagens, cartazes, revistas, placas de ônibus etc. Tal constatação contribui para a defesa e entendimento da aprendizagem da linguagem escrita como esforço de compreensão de um sistema de representação, levando as instituições de educação infantil a priorizar práticas pedagógicas
I. voltadas para o treinamento das habilidades responsáveis pelos aspectos figurativos da escrita: coordenação motora, discriminação visual e organização espacial.
II. voltadas para a mediação entre a oralidade e a escrita envolvendo tanto a participação das crianças em conversas cotidianas como a participação em situações mais formais de uso da linguagem.
III. centradas unicamente no aprendizado da linguagem escrita culta e formal.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O Projeto Político Pedagógico consolida-se num documento que detalha os objetivos e propósitos da escola, é a concretização da sua identidade. Segundo Gadotti, são pressupostos do Projeto Político Pedagógico:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O estudo da evolução das idéias pedagógicas no Brasil e de suas influências nas políticas e legislação educacional permite caracterizar os diversos momentos que marcaram a história da educação brasileira. Assim, é CORRETO afirmar que a década de 30 teve como um dos marcos característicos:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Cuidar e Educar constituem-se as funções da Educação Infantil. Considerando-se essas funções, analise os itens a seguir.
I. A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especialmente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.
II. As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhes oferece.
III. É tarefa exclusiva da creche e da pré-escola, promover o desenvolvimento integral da criança.
Pode-se afirmar que
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A escola que pretende oferecer um ensino de qualidade afinado com os pressupostos de uma pedagogia progressista deverá desenvolver um projeto educativo que:
I. contemple experiências de aprendizagem que ajudem o aluno a utilizar de forma consciente e produtiva os conhecimentos adequados.
II. adote metodologias de ensino que privilegiem a memorização de conhecimentos e o acúmulo de informações.
III. considere a aprendizagem numa perspectiva contínua.
IV. contemple políticas de formação continuada dos professores.
É CORRETO o que se diz apenas em
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Os sistemas educacionais, assim como as escolas, devem ser entendidos como organismos vivos e dinâmicos que fazem parte de um contexto socioeconômico e cultural, demandando um modelo de gestão democrática que implica a participação de todos os segmentos de forma articulada para realizar um projeto educacional compatível com as necessidades sociais. Assinale a alternativa que contempla um pressuposto desse modelo de gestão:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O professor dificilmente poderá prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula, considerando a complexidade da prática educativa, entretanto, não pode utilizar-se da improvisação. É preciso planejar sua ação docente na escola, tendo como principal elemento norteador:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Segundo alguns autores, três são as modalidades de avaliação presentes no processo de ensino e aprendizagem e o critério que as distingue é o lugar que elas ocupam em relação à ação docente. Assinale a alternativa que contempla uma função da avaliação somativa:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O professor, ao considerar que os conteúdos de ensino são apenas informações, princípios científicos e leis, estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica, revela que os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam a sua prática estão baseados na tendência pedagógica:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...