Questões de Pedagogia da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU)

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Pesquisas na área da linguagem vêm demonstrando que grande parte das crianças inicia o processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, antes mesmo de sua aprendizagem formal, pelo contato cotidiano que mantém com a linguagem escrita a partir de diferentes e usuais portadores de texto: embalagens, cartazes, revistas, placas de ônibus etc. Tal constatação contribui para a defesa e entendimento da aprendizagem da linguagem escrita como esforço de compreensão de um sistema de representação, levando as instituições de educação infantil a priorizar práticas pedagógicas

I. voltadas para o treinamento das habilidades responsáveis pelos aspectos figurativos da escrita: coordenação motora, discriminação visual e organização espacial.

II. voltadas para a mediação entre a oralidade e a escrita envolvendo tanto a participação das crianças em conversas cotidianas como a participação em situações mais formais de uso da linguagem.

III. centradas unicamente no aprendizado da linguagem escrita culta e formal.

  • A. no item III.
  • B. nos itens I e II.
  • C. nos itens II e III.
  • D. no item I.
  • E. no item II.

O Projeto Político Pedagógico consolida-se num documento que detalha os objetivos e propósitos da escola, é a concretização da sua identidade. Segundo Gadotti, são pressupostos do Projeto Político Pedagógico:

  • A. participação e competência.
  • B. liderança e autonomia.
  • C. autonomia e participação.
  • D. participação e controle.
  • E. autonomia e método.

O estudo da evolução das idéias pedagógicas no Brasil e de suas influências nas políticas e legislação educacional permite caracterizar os diversos momentos que marcaram a história da educação brasileira. Assim, é CORRETO afirmar que a década de 30 teve como um dos marcos característicos:

  • A. a consolidação da Pedagogia Tradicional.
  • B. a elaboração do manifesto dos Pioneiros da Educação.
  • C. a elaboração do Plano Nacional de Alfabetização.
  • D. a consolidação da Pedagogia Libertadora.
  • E. a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Cuidar e Educar constituem-se as funções da Educação Infantil. Considerando-se essas funções, analise os itens a seguir.

I. A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especialmente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

II. As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhes oferece.

 III. É tarefa exclusiva da creche e da pré-escola, promover o desenvolvimento integral da criança.

Pode-se afirmar que

  • A. apenas II e III estão corretos.
  • B. I, II e III estão corretos.
  • C. apenas I e III estão corretos.
  • D. apenas I está correto.
  • E. apenas I e II estão corretos.

A escola que pretende oferecer um ensino de qualidade afinado com os pressupostos de uma pedagogia progressista deverá desenvolver um projeto educativo que:

I. contemple experiências de aprendizagem que ajudem o aluno a utilizar de forma consciente e produtiva os conhecimentos adequados.

II. adote metodologias de ensino que privilegiem a memorização de conhecimentos e o acúmulo de informações.

III. considere a aprendizagem numa perspectiva contínua.

IV. contemple políticas de formação continuada dos professores.

É CORRETO o que se diz apenas em

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I e II.

Os sistemas educacionais, assim como as escolas, devem ser entendidos como organismos vivos e dinâmicos que fazem parte de um contexto socioeconômico e cultural, demandando um modelo de gestão democrática que implica a participação de todos os segmentos de forma articulada para realizar um projeto educacional compatível com as necessidades sociais. Assinale a alternativa que contempla um pressuposto desse modelo de gestão:

  • A. Tensão, conflitos e crise são encarados como problemas a serem evitados e reprimidos.
  • B. O ambiente de trabalho e o comportamento humano são previsíveis, podendo ser controlados por normas que garantam a uniformidade de ação.
  • C. A responsabilidade maior do dirigente é a obtenção e a garantia de recursos necessários para o bom funcionamento da escola.
  • D. Boas experiências realizadas em outro contexto servem apenas como referência e não como modelos, não podendo ser transferidas, tendo em vista a peculiaridade de cada ambiente escolar.
  • E. A melhor maneira de administrar é fragmentar o trabalho em funções e tarefas atribuídas a diferentes pessoas de acordo com suas especialidades.

O professor dificilmente poderá prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula, considerando a complexidade da prática educativa, entretanto, não pode utilizar-se da improvisação. É preciso planejar sua ação docente na escola, tendo como principal elemento norteador:

  • A. o Plano Nacional de Educação.
  • B. os Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • C. o Projeto Político Pedagógico.
  • D. o Plano Estadual de Educação.
  • E. as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Segundo alguns autores, três são as modalidades de avaliação presentes no processo de ensino e aprendizagem e o critério que as distingue é o lugar que elas ocupam em relação à ação docente. Assinale a alternativa que contempla uma função da avaliação somativa:

  • A. analisar o desempenho e condições evidenciadas pelo aluno ao final de uma etapa escolar.
  • B. auxiliar o aluno a aprender e a se desenvolver, colaborando para a regulação da aprendizagem.
  • C. fornecer aos professores e especialistas os elementos que permitem identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
  • D. identificar características do aluno e fazer a análise da situação em relação ao que se espera dele no decorrer do período de formação.
  • E. identificar os esquemas existentes para partir da situação do aluno ou relacionar novos conhecimentos com os já existentes para construir novos saberes.

O professor, ao considerar que os conteúdos de ensino são apenas informações, princípios científicos e leis, estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica, revela que os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam a sua prática estão baseados na tendência pedagógica:

  • A. libertária.
  • B. dos conteúdos socioculturais.
  • C. libertadora.
  • D. tecnicista.
  • E. renovada não-diretiva.
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