Questões de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

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Papel do professor: transmitir conteúdos interligados à experiência concreta do aluno. Papel do aluno: aprender os conteúdos para ultrapassar o pré-saber e adquirir o conhecimento sistematizado. Estamos nos referindo à pedagogia:

  • A.

    Tradicional.

  • B.

    Nova

  • C.

    Crítico- social dos conteúdos

  • D.

    Libertadora

  • E.

    Tecnicista.

Considere os itens abaixo:

I - Visão do Homem: centrada na existência, na vida, na atividade. Descoberta das diferenças individuais. Eixo Principal: o sentimento. Importante: o aspecto psicológico (processos mentais e habilidades cognitivas), os métodos, o aluno, os interesses, a espontaneidade, o não diretivismo (a não intervenção do professor), qualidade de ensino, a relação do professor e aluno (democrática). Experiências vividas.

II - Não pressupõe explicitamente uma visão de homem. Eixo Principal: eficiência técnica, produtividade. Importante: a objetivação e a operacionalização do trabalho pedagógico (procura-se eliminar subjetividade; o professor e o aluno são executores do processo educativo); técnicas e métodos; diretivismo; quantidade e qualidade técnica; conhecimento positivo e técnico (especialização e profissionalização).Preocupação Política: inclusão do indivíduo na máquina produtiva do sistema social global.

III - Visão de Homem: totalidade (síntese de múltiplas determinações), processo (faz-se a si próprio ao fazer a sua história). Eixo Principal: a lógica dialética.Importante: o conteúdo (concreto englobando o sócio-político-históricocultural); o professor; a escola; o saber (vinculado ao social); diretivismo (intervenção do professor); o engajamento político; a competência técnica, interesse pelas classes populares.Preocupação Política: democratização ou socialização do ensino e a transformação da sociedade.

Os itens I, II e III identificam, respectivamente, procedimentos que estão de acordo com as tendências pedagógicas da

  • A.

    Pedagogia Tecnicista, Libertadora e Nova

  • B.

    Pedagogia Libertadora, Nova e Tradicional

  • C.

    Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Libertadora e Nova

  • D.

    Pedagogia Nova, tecnicista e Crítico-social dos conteúdos.

  • E.

    Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Nova e tecnicista

A avaliação está presente em toda a vida escolar, além de marcar as práticas pedagógicas e as relações sociais. Como parte do processo de ensinoaprendizagem, ela se torna relevante quando apreendida no contexto escolar em que ocorre. Segundo Juan Manuel Alvarez Mendes (2002) a avaliação que faz alusão à necessária participação de todos os sujeitos que se vêem afetados, principalmente professor e aluno, não como meros expectadores ou sujeitos passivos "que respondem", mas que reagem e participam das decisões que são adotadas e que lhes afetam. Neste sentido, o autor está referindo-se à avaliação:

  • A.

    Somática.

  • B.

    Diagnóstica.

  • C.

    Democrática.

  • D.

    Classificatória.

  • E.

    Formativa e somativa.

Analisar a gestão da educação, seja ela desenvolvida nas escolas ou nos sistemas estaduais e municipais de ensino, implica em refletir sobre as políticas de educação no país. Isto porque há uma ligação muito forte entre elas pois a gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando concretude às direções traçadas pelas políticas. Neste sentido, a gestão democrática na educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais. Diante disso é correto afirmar que gestão democrática é:

  • A.

    a preocupação do gestor com problemas administrativos, envolvendo apenas estratégias de ações visando a viabilizar a execução orçamentária dos recursos oriundos dos programas coordenados pelo Governo Federal.

  • B.

    o processo de coordenação das estratégias de ação para alcançar os objetivos definidos e requer liderança centrada na competência humana, política, social e profissional, legitimidade e credibilidade.

  • C.

    o processo de coordenação pedagógica visando a alcançar os objetivos definidos a partir do plano de curso.

  • D.

    o processo de coordenação administrativa e pedagógica visando alcançar os objetivos traçados do plano de unidade didática.

  • E.

    As alternativas C e D estão corretas.

Considere os quatro objetivos abaixo:

• eliminar a centralização autoritária;

• diminuir a divisão do trabalho que distancia segmentos sociais;

• eliminar o binômio dirigentes e dirigidos;

• garantir a participação consciente de todos na tomada das decisões que afetam a eles e ao projeto comum.

Esse conjunto articulado de objetivos caracteriza:

  • A.

    um programa partidário de esquerda

  • B.

    uma gestão democrática e participativa

  • C.

    uma gestão por objetivos

  • D.

    uma proposta utópica de gestão

  • E.

    uma agenda neoliberal

De acordo com Ivani Fazenda "O pensar e o agir interdisciplinar se apóiam no princípio de que nenhuma fonte do conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação". Portanto, podemos, basicamente, entender o sentido de interdisciplinaridade como:

  • A.

    Trabalho cooperativo e em equipe com justaposição de conteúdos

  • B.

    Visão comum do trabalho pelos participantes de uma equipe com integração de funções

  • C.

    Adoção de um único método de trabalho por várias disciplinas

  • D.

    Princípio que estabelece o sentido de unidade na diversidade, mediante uma visão de conjunto, que permita ao homem fazer sentido dos conhecimentos e informações dissociados e até mesmo antagônicos que vêm recebendo, de tal modo que possa reencontrar a identidade do saber na multiplicidade de conhecimentos.

  • E.

    As alternativas A e B estão corretas

Considere os seguintes itens:

I. "... é mais estável e menos sujeito a mudanças ..."

II. "... é mais dinâmico e mais flexível ..."

Os itens I e II identificam, respectivamente, o

  • A.

    plano de curso e o plano diretor

  • B.

    plano diretor e o plano de aula

  • C.

    plano escolar e o projeto pedagógico.

  • D.

    projeto pedagógico e o regimento

  • E.

    regimento e o plano escolar

Paulo Freire afirma que, no processo de ensinar e aprender, o ato de conhecer não é um ato isolado ou individual. Conhecer envolve intercomunicação, intersubjetividade. Essa intercomunicação é mediada pelos objetos a serem conhecidos. Afirma, ainda, que é através dessa intercomunicação que os homens mutuamente se educam, intermediados pelo mundo cognoscível. Podemos afirmar sobre esta análise que

  • A.

    é falsa, pois como concebem os pósestruturalistas recentes, o conhecimento é estreitamente relacionado com suas formas de representação no texto e no discurso.

  • B.

    é verdadeira, pois é justamente essa intersubjetividade do conhecimento que concebe o ato pedagógico como um ato dialógico.

  • C.

    apenas parte das afirmações de Freire estão corretas

  • D.

    expressa uma visão bancária, epistemológica que concebe o conhecimento como sendo constituído de informações e de fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o aluno.

  • E.

    as alternativas A e D estão corretas

De modo especial, entre os docentes, é presente um mal-estar: o mal-estar docente. Recente trabalho de pesquisa feito no Brasil investiga a síndrome do Burnout entre os professores: uma síndrome de desistênc ia, motivada pelo cansaço e pela exaustão emocional. Tais crises, da escola e do educador, acontecem no meio de uma crise mais ampla, captada inicialmente como crise da cultura moderna e posteriormente segundo Morin, como crise planetária. Diante desta aná lise podemos destacar como papel do pedagogo no contexto escolar, no tocante à formação do aluno em meio a estas crises:

  • A.

    Articulação da equipe pedagógica em torno do melhor cumprimento do que foi estabelecido no projeto político-pedagógico, coordenando seus diversos desdobramentos em planos de curso, de aula e implementação de um modelo curricular centrado nos interesses e necessidades dos alunos, com a predominância da auto avaliação como recurso de análise e replanejamento das ações pedagógicas da escola.

  • B.

    Orientação dos professores na utilização do livro didático como principal recurso auxiliar da aprendizagem, porém aproveitado a partir da perspectiva da resolução de problemas nos diferentes componentes curriculares, e a predominância do diálogo na situação de sala de aula. Eles terão uma direção estabelecida em conjunto com os demais segmentos escolares, o que facilitará seu trabalho e dará mais ânimo ao exercício de sua atividade profissional.

  • C.

    A proposição de orientações educacionais para a escola a partir de diretrizes legais; a reorganização dos componentes curriculares em face do perfil da clientela escolar, a utilização de materiais didáticos diversos na situação ensino-aprendizagem, a avaliação contínua do aproveitamento escolar.

  • D.

    A substituição do modelo vigente de "grade" curricular, fortalecedor do paradigma técnico- linear, por outra forma de organização dos conteúdos escolares que contemple as particularidades de novas áreas do conhecimento e a explicitação das normas, valores, idéias e concepções que integram o chamado currículo oculto, visando-se a sua inserção formal na matriz curricular e, assim, a participação formal da cultura dos alunos no cotidiano da escola.

  • E.

    Todas as questões acima estão corretas

O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global, pelo qual os membros da sociedade devem ser oportunizados na conquista, pelo conhecimento, para participação e intervenção no contexto em que estão inseridos. Em outras palavras, a prática educativa se processa em suas relações com a sociedade mais geral. Atualmente parece existir certo consenso a respeito de que a prática educativa não se limita à transmissão e à apreensão do conhecimento. Nesse contexto, podemos afirmar que

  • A.

    a consciência da neutralidade da educação frente à realidade social, econômica, política e cultural

  • B.

    a certeza de que a prática educativa do professor deverá ser a de, prioritariamente, preparação para o mundo do trabalho

  • C.

    as alternativas A e B estão corretas

  • D.

    a prática educativa escolarizada, isto é, a transmissão-assimilação do saber no âmbito da escola, poderia ser concebida como uma ação que ocorre no cotidiano da sala de aula.

  • E.

    a consciência da não-neutralidade da educação frente à realidade social, econômica, política e cultural

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