Questões de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

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As instituições de educação profissional de nível tecnológico estão integradas em território brasileiro através do "Sistema Nacional de Educação Tecnológica", o qual tem sua coordenação centrada no:

  • A.

    Ministério da Educação e do Desporto - MEC.

  • B.

    Conselho Nacional de Educação - CNE.

  • C.

    Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC

  • D.

    Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET

  • E.

    Centro de Educação Tecnológica – CET.

A educação profissional de nível técnico está regulamentada com as seguintes características, exceto:

  • A.

    suas diretrizes curriculares estão associada às políticas de desenvolvimento econômico do país

  • B.

    considera o aluno, jovem ou adulto, como cidadão produtivo.

  • C.

    representa a dimensão primeira do ensino médio

  • D.

    é uma modalidade de educação complementar à educação básica

  • E.

    sustenta o itinerário formativo em matrizes curriculares pautadas nos princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização

A educação profissional de nível técnico destina-se à:

  • A.

    orientação geral para o trabalho de alunos vinculados ao ensino fundamental.

  • B.

    proporcionar formação profissional a alunos egressos do ensino fundamental

  • C.

    habilitar para o exercício de profissões, alunos concluintes de cursos tecnológicos

  • D.

    promover reprofissionalização de trabalhadores, independente de escolaridade prévia

  • E.

    proporcionar habilitação profissional a alunos vinculados ou egressos do ensino médio

Quanto à Educação Especial, a LDB estabelece:

I. Exclusividade de oferta na rede oficial de ensino, o que representa fator de cidadania, à medida em que promove a inclusão social.

II. Obrigatoriedade de serviço de apoio especializado na rede oficial de ensino, com vistas ao melhor atendimento e garantia de promoção da clientela, independente do tipo de deficiência que nela se registre.

III. O atendimento oficial na rede regular de ensino tem início a partir de 7 anos, uma vez que a faixa etária anterior exige maiores cuidados, tanto para o aluno deficiente quanto para o não deficiente

  • A.

    Somente a alternativa I responde corretamente à questão

  • B.

    Somente a alternativa II responde corretamente à questão

  • C.

    Somente a alternativa III responde corretamente à questão

  • D.

    Todas as alternativas estão incorretas.

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas

Considerando os termos do Título IV da LDB, que trata da Organização da Educação Nacional, observa-se no rol de incumbências da União a tarefa de "estabelecer em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum"; tarefa essa que se revela cumprida através da definição pelo MEC:

I. dos elementos constitutivos da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada do currículo escolar brasileiro.

II. do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

III. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

IV. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

  • A.

    As alternativas I, II, III respondem corretamente ao enunciado

  • B.

    As alternativas II, III e IV respondem corretamente ao enunciado

  • C.

    As alternativas I, III e IV respondem corretamente ao enunciado

  • D.

    Somente a alternativa I responde corretamente ao enunciado

  • E.

    Todas as alternativas respondem corretamente ao enunciado

O processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental e médio, previsto na LDB como incumbência da União, vem identificado, respectivamente, através dos seguintes instrumentos

  • A.

    Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e Exame Nacional de Cursos – ENC

  • B.

    Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES

  • C.

    Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM

  • D.

    Avaliação contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, realizada no decorrer do período letivo, o que se caracteriza como Avaliação Paralela.

  • E.

    Todas as alternativas acima respondem corretamente à questão

O Ensino Religioso, por força de lei, compreende o currículo escolar brasileiro da seguinte forma:

I. Sua oferta é obrigatória a todas as escolas integrantes do sistema municipal de ensino, não obstante ser de matrícula facultativa.

II. É disciplina obrigatória a todas as escolas de ensino fundamental, não obstante ser de matrícula facultativa.

III. Sua operacionalização deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedada qualquer forma de proselitismo.

  • A.

    Somente a assertiva I completa corretamente o enunciado

  • B.

    Somente a assertiva II completa corretamente o enunciado.

  • C.

    Somente a assertiva III completa corretamente o enunciado

  • D.

    As assertivas I e III completam corretamente o enunciado

  • E.

    As assertivas II e III completam corretamente o enunciado

Na organização do currículo escolar brasileiro observa-se que:

I. Cada sistema de ensino e suas respectivas escolas têm ampla liberdade para definir seus componentes integradores. Orientação essa que firma o princípio da flexibilidade curricular propugnada pela LDB e confirma a tendência contemporânea de diversificação das fontes do currículo.

II. Língua Estrangeira Moderna é componente obrigatório em toda a extensão da educação básica, o que se justifica pelo crescente processo de planetarização das relações internacionais, seja no âmbito econômico, seja no âmbito cultural.

III. Mediante ajuste da proposta pedagógica da disciplina Educação Física à faixa etária da população escolar, a mesma passa a ser de caráter obrigatório aos cursos noturnos.

  • A.

    Somente a assertiva I está correta

  • B.

    Somente a assertiva II está correta

  • C.

    Somente a assertiva III está correta

  • D.

    Todas as assertivas estão corretas

  • E.

    Todas as assertivas estão incorretas

O percentual máximo de faltas que o aluno do ensino fundamental e médio pode acumular, sem que alcance o status de "reprovação por faltas", é:

  • A.

    25% do total de horas previstas para o período letivo

  • B.

    75% do total dos dias previstos para o período letivo

  • C.

    25% do total dos dias previstos para o período letivo

  • D.

    75% do total da carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo

  • E.

    25% do total de carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo

A oferta de educação pelo poder público municipal deve cobrir, com prioridade,

  • A.

    a educação infantil e o ensino fundamental

  • B.

    a educação infantil

  • C.

    o ensino fundamental.

  • D.

    o ensino médio.

  • E.

    toda a educação básica.

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