Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Vygotsky afirma que as características ou elementos fundamentais da brincadeira são:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Para Sônia Kramer pensar uma proposta pedagógica para a infância pressupõe:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Os séculos XIX e XX estabeleceram um corpo de saberes e fazeres que possibilitaram tanto a construção social do conceito de infância como a constituição de instituições de educação infantil e de pedagogias para educá-la e cuidá-la. É considerada núcleo central em que operam essas pedagogias:
Alguns educadores e pesquisadores têm voltado sua atenção para a organização dos espaços para o cuidado e educação, também, de bebês. Para ROSSETTI-FERREIRA (2007):
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
De acordo com Rinaldi, se a criança é portadora de teorias, interpretações, perguntas, ela é co-protagonista do processo de construção do conhecimento. Neste processo, o lugar do registro e da documentação na infância se dá:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Para Gabriel Junqueira é um conjunto articulado de situações de aprendizagem selecionadas pelo professor e, muitas vezes, com a participação das crianças nessa seleção , cujo objetivo é abordar desenvolver, problematizar; responder, devolver às crianças, de forma organizada o tema-assunto-conteúdo-linguagem que, naquele momento da vida de um grupo, as crianças querem porque precisam saber mais do que qualquer outro.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre levando em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn pesquisam a organização do espaço e do tempo na escola infantil e afirmam:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Para Hannah Arendt (1996), embora a qualificação profissional seja indispensável para o exercício da autoridade docente na sala de aula, a qualificação, por maior que seja, nunca engendra por si só autoridade. Nesta ótica, defende que:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Em seu livro Por amor e por força, rotinas na educação infantil, Maria Carmen Silveira Barbosa define a rotina da infância como:
É o conjunto de profissionais da educação, professores, orientadores educacionais, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, das unidades escolares e dos demais órgãos, que compõem a estrutura da SME, desempenham atividades docentes ou de suporte pedagógico à docência com vistas a alcançar os objetivos da educação:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...