Lista completa de Questões de Pedagogia da ZAMBINI Instituto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O que implica aprender um conteúdo procedimental, é:
(ZABALA, A. org. COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA, Ed. Artmed, 2ª. Ed., Porto Alegre, 199, pág. 14)
saber ser ;
saber reconhecer ;
saber fazer ;
saber ver ;
N.d.a.
A expressão corporal encontra-se implícita em toda ação desenvolvida por nosso corpo.Sendo um meio de comunicação com o exterior e com a gente mesmo, deve-se aprender a linguagem corporal, que é a base da........................................
(ZABALA, A. COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA, Ed. Artmed, 2ª. Ed., Porto Alegre, 199, pág. 129)
da comunicação não verbal;
expressão e da comunicação verbal;
tomada de consciência do eu;
expressão e do insight cognitivo;
N.d.a.
Com base no texto acima, podemos concluir que a obra em questão trata-se de:
um método de ensino para a educação de jovens e adultos;
um livro de ficção;
um tratado psicopedagógico;
um livro de memórias;
N.d.a.
A diversidade existente na comunidade escolar contempla uma ampla dimensão de características. Necessidades educacionais podem ser identificadas em diversas situações representativas de dificuldades de aprendizagem, como decorrência de condições individuais, econômicas ou socioculturais dos alunos:
I- crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas;
II- crianças com deficiência e bem dotada;
III- crianças trabalhadoras ou que vivem nas ruas;
IV- crianças de populações distantes ou nômades;
V- crianças de minorias lingüísticas, étnicas ou culturais;
VI- crianças de grupos desfavorecidos ou marginalizados.
(Fonte: www. MEC.gov.br/PCN Ensino Fundamental Geografia, pág. 23) Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
Apenas as afirmativas IV, V e VI estão incorretas;
Apenas as afirmativas III e V estão incorretas;
Todas as afirmativas estão corretas;
N.d.a.
O que entendemos por conhecimentos prévios?
Sempre que uma pessoa compreende alguma coisa por exemplo, o professor que tenta descobrir as dificuldades que seus alunos enfrentam na resolução de problemas, ou o aluno que procura compreender por que uma camisa seca quando pendurada ao sol ativando uma idéia ou conhecimento.
São todos aqueles conhecimentos (corretos ou incorretos) que cada sujeito possui e adquiriu ao longo de sua vida na interação com o mundo que o cerca e com a escola.
São os conjuntos de conhecimentos que servem para que ele conheça o mundo e os fenômenos que observa.
São conhecimentos intermediários que precisam existir entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico de uma situação.
N.d.a.
O que significa fontes de inspiração para a construção das atividades?
De maneira muito ampla, significa propormos atividades de Ciências para os primeiros anos da escola fundamental, tendo que nos guiar pelas propostas curriculares elaboradas para essas séries.
Por mais difícil que possa parecer, é a construção de um novo problema, que todo trabalho é recompensado pelo riso de satisfação de um aluno quando consegue resolvê-lo.
Saber propor novos problemas é uma habilidade importante a ser desenvolvida pelos professores e, apesar de não ser trivial, é possível colocá-la em prática, principalmente se houver condições de realizar um trabalho coletivo nas escolas.
É saber que a troca de experiências e o aprofundamento teórico são requisitos necessários para o crescimento de todo profissional.
N.d.a.
Sabendo que durante as atividades de conhecimento físico os alunos passam pelas etapas de ação e reflexão, ainda que elas se superponham, é importante que o professor compreenda a função de cada uma. Sendo assim, quando nos referimos ao agindo sobre os objetos para ver como eles reagem, estamos tratando de:
Depois de os alunos terem encontrado a solução do problema, o professor deve organizar uma discussão com todos eles. O material deve ser recolhido a fim de que a atenção se volte para a discussão das questões e para que fique bem evidente a separação entre as duas partes da aula.
Quando já estiverem familiarizados com o material, os alunos passarão, efetivamente, a agir para obter o efeito que corresponde à solução do problema.
O professor divide a turma em grupos, que irão se reunir em torno de algumas carteiras, sobre as quais será colocado o material experimental. Em geral, os alunos não necessitam de cadeiras, pois se movimentam muito para manipular o material.
Os alunos se debruçam sobre o material experimental e o professor começa a passar pelos grupos, verificando se o problema proposto foi compreendido.
N.d.a.
[...] À medida que se amplia o conceito de conteúdo escola, o papel do professor em sala de aula torna-se ainda mais fundamental. O professor é a figura-chave no desenvolvimento de nossas atividades e, por esse motivo, é importante discutir alguns pontos relacionados à sua atitude em sala de aula, bastante diferente da do professor que trabalha de forma tradicional: a autonomia do aluno; a cooperação entre os alunos; o papel do erro na construção do conhecimento; a avaliação; e, a interação professoraluno [...]. Então, quando dizemos: no ensino tradicional, as interações em sala de aula se dão quase exclusivamente entre professor e alunos e entre alunos e professor; a interação entre alunos tem uma influência secundária, quando não indesejável ou desagradável..., estamos nos referindo a:
A autonomia do aluno.
A cooperação entre os alunos.
O papel do erro na construção do conhecimento.
A interação professor-aluno.
N.d.a.
De acordo com o texto: [...] Quando os alunos são incitados a contar como resolveram o problema, começam a tomar consciência das coordenações dos eventos, iniciando-se a conceituação. A tomada de consciência está longe de constituir apenas uma simples leitura: ela é uma reconstrução que o aluno faz de suas ações e do que conseguiu observar durante a experiência [...]. Sabendo disso, qual das respostas abaixo tem o melhor significado para o termo conceituação?
É um processo que se inicia com a reconstrução da própria ação e, depois, vai evoluindo para as seqüências exteriores, permitindo uma elaboração gradativa de noções necessárias para a explicação dos fenômenos.
São as relações que, gradualmente, vão sendo desvinculadas das ações da própria criança para as relações entre modificações dos atributos físicos dos objetos e respectivos resultados.
É a etapa que o aluno resolverá o problema quando compreender em ação uma dada situação em grau suficiente para atingir os fins propostos.
São as etapas de reflexão sobre o como a fase da tomada de consciência de suas próprias ações e de procura do porquê fase das explicações casuais que os alunos têm oportunidade de construir sua compreensão dos fenômenos físicos.
N.d.a.
Quando o adulto fornece informações específicas sobre um texto, elas também são processadas de acordo com o sistema de concepções infantis. Por exemplo, ao apresentarmos uma oração escrita à criança e ao lê-la em voz alta (acompanhados de um assinalar contínuo do texto) cremos que estamos dando informações acerca daquilo que está escrito. Mas para a criança, não é isto que ocorre, porque ela faz uma distinção - que não estamos habituados a fazer - entre o que está escrito e.............
(FERREIRO, E. REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S. Paulo, pág. 47)
Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima:
o que se pode saber ;
o que se pode desenhar ;
o que se pode deduzir ;
o que se pode ler ;
N.d.a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...