Lista completa de Questões de Pedagogia da ZAMBINI Instituto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Recusar a identificação da figura do professor com a da tia não significa, de modo algum, diminuir ou menosprezar a figura da tia, da mesma forma como aceitar a identificação não traduz nenhuma valoração à lei. Significa, pelo contrário, retirar algo fundamental, o professor: sua responsabilidade profissional de que faz parte a exigência política por sua formação permanente. A recusa, a meu ver, se deve sobretudo a duas razões principais. De um lado, evitar uma compreensão distorcida da tarefa profissional da professora, de outro, desocultar a sombra ideológica repousando manhosamente na intimidade da falsa identificação. Identificar professora com tia, o que foi e vem sendo ainda enfatizado, sobretudo na rede privada em todo o país, quase como proclamar que professoras, como boas tias:
I- não devem brigar, não devem rebelar-se, não devem fazer greve;
II- devem cuidar, dar carinho, substituir famílias desestruturadas;
III- não devem ensinar e sim cuidar e dar mais carinho;
IV- devem brigar, devem rebelar-se, devem fazer greve.
Assinale a alternativa correta:
(FREIRE, P PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993)
Apenas o item I está correto;
Apenas os itens II e III estão corretos;
Apenas os itens II, III e IV estão corretos;
Todos os itens estão corretos;
N.d.a.
Esta é uma das violências que o analfabetismo realiza a de castrar o corpo consciente e falante de mulheres e de homens, proibindo-os de ler e de escrever, com o que se limitam na capacidade de, lendo o mundo, escrever sobre sua leitura dele e, ao fazê-la, repensar a própria leitura. Mesmo que não zere as milenar e socialmente criadas relações entre ..................., .......................... ...................., o analfabetismo as mutila e se constitui num obstáculo à assunção plena da cidadania. E as mutila porque, nas culturas letradas, interdita analfabetos e analfabetas de completar o ciclo das relações entre ...................., ........................ ........................., ao fechar a porta, nestas relações, ao lado necessário da linguagem escrita. É preciso não esquecer que há um movimento dinâmico entre ................, ......................., .......................do qual, se bem assumido, resulta uma crescente capacidade criadora de tal modo que, quanto mais vivemos integralmente esse movimento tanto mais nos tornamos sujeitos críticos do processo de conhecer, de ensinar, de aprender, de ler, de escrever, de estudar.
(FREIRE,P PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993, pág. 7)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
linguagem, pensamento e realidade;
fala, escrita e realidade;
escrita, pensamento e realidade;
fala, escrita e pensamento;
N.d.a.
Nesse sentido a aprovação/reprovação visa:
incluir, criar processos de aprendizagem e manter na escola todos os alunos;
separar, criando processos alternativos para que todos possam aprender;
excluir, obstaculizar processos de aprendizagem e manter na escola apenas os melhores;
incluir apenas os excelentes alunos, pois a escola deveria ser para aqueles que realmente querem aprender;
N.d.a.
Das indagações acima podemos concluir que Comenius tece elogios:
ao conhecimento;
a sabedoria e ao conhecimento;
ao seu método de ensino;
à Didática Magna;
N.d.a.
Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento, considerando suas fontes básicas e seu modo de estruturação.
(KAMII,K. - A CRIANÇA E O NÚMERO,Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 17)
Quais são esses três tipos de conhecimentos?
conhecimento físico, conhecimento motor e conhecimento cognitivo;
conhecimento motor, conhecimento cognitivo e conhecimento emocional;
conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social;
conhecimento emocional, conhecimento intelectual e conhecimento espiritual;
N.d.a.
O professor que pretenda qualificar-se melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma...........
(WEISZ,T. O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 45)
aptidão para o inesperado;
relativa paciência;
postura investigativa;
atitude compreensiva;
N.d.a.
O que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás das coisas que elas tem de aprender existe uma............ .
De certa maneira, aprender é, para elas, ter de reconstruir suas ideias lógicas a partir do confronto com a realidade.
(WEISZ,T. O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 42)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
atitude elogiosa;
alegria para aprender;
intenção pedagógica;
lógica;
N.d.a.
Segundo Paulo Freire, com base no texto acima, ENSINAR exige:
criticidade;
respeito à autonomia do educando;
anestesiamento;
reconhecer que a educação é ideológica;
N.d.a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...