Questões de Política Internacional

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O ato internacional que estabelece requisitos obrigatórios para a preservação do meio ambiente marinho, buscando evitar a poluição causada por óleo, substâncias nocivas e despejos oriundos de navios, advém da(o)

  • A.

    Comissão Internacional de Cooperação Técnica contra Poluição Marinha.

  • B.

    Convenção Internacional para a Prevenção de Poluição por Navios – Marpol.

  • C.

    Resolução Internacional Anti Poluentes Marítimos – Riap.

  • D.

    Comissão Internacional de Direito Civil em Dano Ambiental Marítimo.

  • E.

    Comitê de Cooperação contra Poluição por Navios – Coopn.

Embora a preocupação com a conservação e o manejo do meio ambiente tenha sido registrada em diversas civilizações, foi somente a partir das últimas décadas que o homem tem buscado enfrentar este problema de forma sistematizada, por meio de medidas de caráter político, econômico e social, incluindo a adoção de medidas punitivas contra países que destroem os recursos naturais. Sobre as principais conferências e documentos sobre meio ambiente, leia o texto do quadro abaixo que descreve uma das primeiras iniciativas formais de enfrentamento das questões ambientais:

A qual conferência internacional estamos nos referindo?

  • A.

    Conferência de Estocolmo, 1972.

  • B.

    Conferência de Kyoto, 1985.

  • C.

    Conferência de Chernobyl, 1986.

  • D.

    Conferência do Rio de Janeiro (Eco-92), 1992.

  • E.

    Conferência da Agenda 21, Johanesburgo, 1998.

A Agenda 21 Global é um programa de ação baseado em um documento de 40 capítulos. É prescrito na Agenda 21 que

  • A.

    sua implementação não exija recursos financeiros, pois se trata de um compromisso político no nível mais alto no que diz respeito a desenvolvimento e cooperação.

  • B.

    a adoção de medidas para promover padrões de consumo e produção que ampliem as pressões ambientais, atendendo às necessidades básicas da humanidade, é um de seus objetivos.

  • C.

    os estados ribeirinhos a recursos hídricos fronteiriços formulem estratégias e preparem programas de ação relativos a esses recursos, desobrigando-se da harmonização entre estratégias e programas de ação.

  • D.

    os países em processo de desenvolvimento precisam expandir padrões elevados de consumo, a fim de garantir o atendimento das necessidades básicas dos empobrecidos.

  • E.

    os programas de trabalho destinados a promover a segurança dos produtos químicos têm repercussões internacionais, pois seus riscos ignoram as fronteiras nacionais, sendo necessário redobrar os esforços coletivos para conseguir um manejo ambientalmente saudável desses produtos.

A conferência da ONU para o clima, a COP-16, realizada em Cancún, no México, terminou de forma inesperada, pois contrariando a expectativa de que não haveria anúncios relevantes ao final do encontro, foram firmadas duas decisões:

  • A.

    A criação do Fundo Verde e a extensão do Protocolo de Kyoto para além de 2012, quando expira o tratado.

  • B.

    A votação de uma lei universal ratificada por todos os países presentes e a criação do Protocolo de Cancún.

  • C.

    A indexação de valores monetários na aferição de resultados para os países que combaterem efetivamente o desmatamento e a criação de uma moeda verde internacional.

  • D.

    A destinação de recursos significativos para as ong’s ambientalistas e a definição de um plano de combate ao aquecimento global.

  • E.

    N.R.A.

O Protocolo de Quioto possibilita a utilização de mecanismos de mercado para que os países desenvolvidos possam cumprir os compromissos quantificados de redução e limitação de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). No caso do Brasil, a participação no mencionado mercado ocorre por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), por ser o único mecanismo do Protocolo de Quioto que admite a participação voluntária de países em desenvolvimento. Com relação ao MDL, está previsto que

  • A.

    a Autoridade Nacional Designada (AND) é uma certificadora credenciada pelo Conselho Executivo do MDL que garante que as atividades do projeto estão aplicando corretamente as normas e os procedimentos estabelecidos pelo Protocolo de Quioto.

  • B.

    é o único Mecanismo Adicional de Implementação que não permite a participação de partes não pertencentes ao Anexo I.

  • C.

    seu Conselho Executivo é composto por representantes dos países do Anexo I, tendo direito a voto os países que compõem o G-8 (oito maiores economias mundiais).

  • D.

    seu Conselho Executivo é o órgão supremo da Conferência das Partes na Qualidade de Reunião das Partes do Protocolo de Quioto (COP/MOP).

  • E.

    sua concepção tem como base que um projeto, ao ser implantado, gere um benefício ambiental, como redução de emissões de GEE ou remoção de CO2, na forma de um ativo financeiro, transacionável, denominado Reduções Certificadas de Emissões.

O processo de globalização econômica e financeira refere-se à crescente interdependência entre as nações decorrente do aumento do fluxo de bens e serviços e de capitais transacionados no mercado mundial. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O Fundo Monetário Internacional atua como prestamista de última instância para países-membros em dificuldades mediante a concessão de empréstimos a custos inferiores àqueles praticados pelos mercados, desde que observadas as condicionalidades por ele estabelecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à evolução da Guerra Fria, julgue C ou E.

Entre os principais chefes de Estado que fundaram o Movimento dos Não Alinhados, na Conferência de Bandung, encontravam-se Nehru (Índia), Sukarno (Indonésia), Nasser (Egito), Tito (Iugoslávia) e Fidel Castro (Cuba).

  • C.

  • E.

Ainda com referência ao período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial, julgue C ou E.

A tese advogada pela CEPAL no sentido da industrialização da América Latina foi seguida, com maior ou menor êxito, pelos países da região.

  • C.

  • E.

Durante a década de setenta do século XX, o Brasil formulou uma política externa direcionada para o continente africano. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    O Brasil manteve na ONU seu apoio ao colonialismo português até por volta de 1973.

  • B.

    Depois da então URSS, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola.

  • C.

    No final do governo Geisel, o Brasil, perseguindo objetivos políticos contrários à prática de segregação racial, rompeu relações com a República da África do Sul.

  • D.

    O alinhamento da política brasileira com o governo dos Estados Unidos da América no contexto da Guerra Fria impediu maior aproximação do Brasil com os regimes de orientação socialista no continente africano.

  • E.

    Com a completa descolonização dos territórios portugueses ainda na primeira metade da década em questão, formalizou-se o acordo diplomático constitutivo da Comunidade Luso-Afro-Brasileira, precursora da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A aproximação Brasil-Argentina, a partir de 1985-86, teve, entre outras, a seguinte motivação:

o acordo prévio de incorporar ao processo o Uruguai e o Paraguai, mas de excluir o Chile.

  • C.

  • E.

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