Questões de Português

Lista completa de Questões de Português para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O território da África do Sul era vasto e disputado. Abrangia 1,6 mil quilômetros entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico. Estendia-se por cerca de 960 quilômetros desde a ponta sul, no Cabo das Agulhas, até o ponto mais próximo da fronteira norte e do Deserto de Kalahari, além de cobrir centenas de quilômetros mais a nordeste até a fronteira com o Zimbábue. Havia diferentes climas no país, tanto amenos quanto severos. O território também comportava montanhas íngremes e a Grande Escarpada, extensões de valões e planícies, uma rica faixa coberta de cana-de açúcar em Natal, vinhedos e pomares nas terras sombreadas da Montanha Table, além dos ricos minérios, incluindo as maiores minas de ouro do mundo em Johanesburgo, a cidade interiorana situada no planalto. A África do Sul assemelhava-se ao Quênia na mistura de europeus e africanos – brancos abastados e negros pobres – e no notável grupo de cidadãos asiáticos bem-sucedidos. Sua história colonial era mais longa, uma vez que o país resultava da afluência de colonizadores brancos, já antiga, originalmente da Holanda. Esses colonizadores viveram por tanto tempo na África do Sul que a mistura de idiomas deu origem a uma nova língua, chamada de “africâner”. Mais tarde, correntes de colonizadores chegaram da França, em pequenos grupos, e da Grã-Bretanha, em grande número, além de judeus, que se tornaram poderosos em Johanesburgo na época em que a cidade administrou uma das mais movimentadas bolsas de valores do mundo. Durante os últimos duzentos anos, nenhum outro país em todo o continente recebeu mais imigrantes europeus do que a África do Sul. (BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX, 2 ed. São Paulo: Fundamento, 2011, p. 188)
Na primeira parte do texto, o autor utiliza a palavra “íngreme”. Assinale a alternativa que apresenta um antônimo para tal palavra:

    A) declivoso.

    B) escarpado.

    C) árduo.

    D) empinado.

    E) reto.

O Eu Ideal


Os cuidados exagerados com o corpo e os distúrbios alimentares têm tomado cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Como mostra o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar. Dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia, 46% acreditavam que mulheres magras são mais felizes e 55% queriam simplesmente acordar magros. Nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é menor, sendo uma equivalência de um homem para cada 10 mulheres.


As mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas. Mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas. Todos esses meios de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês), causam sérios problemas à estrutura física e psíquica dessas pessoas.


Hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, isso dependendo da forma de sua realização. Qualquer atividade deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, pois sem o acompanhamento desses profissionais a prática esportiva ou a execução de dietas podem vir a causar uma série de problemas. 


Por Aline da Silva de Lara, Leonardo Vilela e Thainá Moraes dos Santos, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/2B1Wjqd). Com adaptações.

Leia o texto 'O Eu Ideal' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Sem os acompanhamentos de profissionais, as práticas que visam a alcançar um padrão de beleza podem vir a causar uma série de problemas, de acordo com as informações apresentadas no texto.


II. É comum, entre as mulheres, utilizar-se de cirurgias como um meio para tentar negar um padrão de beleza, de acordo com as informações apresentadas no texto.


III. Segundo o texto, nos homens, há maior incidência de insatisfação com a própria imagem, especialmente em relação aos cabelos grisalhos ou à forma de se vestir.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Atendimento no serviço público


O usuário dos serviços públicos tem nos dias de hoje um maior conhecimento de seus direitos e, portanto, estão mais exigentes no que tange à qualidade no atendimento. Os serviços de atendimento ao público devem primar pelos interesses dos usuários no ato da prestação dos serviços, pois eles contribuem através de impostos e são o motivo e a razão da existência da organização pública. 

É preciso procurar rever a forma como os serviços de atendimento ao público vêm sendo prestados nas entidades públicas, buscando sua realização com maior eficiência, mudando o comportamento e a cultura das organizações públicas, tendo o cidadão como foco. Pois a organização pública, por realizar a função social, deve ter como prioridade alcançar a maior qualidade possível na prestação de seus serviços.

O princípio da eficiência, que foi incluído pela emenda constitucional nº 19, de 1998, aos princípios constitucionais da administração pública (de acordo com o artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988), impõe ao servidor público o encargo de realizar suas atribuições com maior agilidade, perfeição, qualidade e orientado pelas modernas técnicas administrativas.

O princípio da eficiência, que foi incluído pela emenda constitucional nº 19, de 1998, aos princípios constitucionais da administração pública (de acordo com o artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988), impõe ao servidor público o encargo de realizar suas atribuições com maior agilidade, perfeição, qualidade e orientado pelas modernas técnicas administrativas.

Adaptado. Por Sandra Maria Gonçalves Corrêa e Gleicy Santos. Disponível em: https://bit.ly/31wzbKm.

Leia o texto 'Atendimento no serviço público' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que o atendimento deve ser realizado com a máxima eficiência, mudando o comportamento e a cultura das organizações públicas, tendo o cidadão como foco.

II. O texto defende a perspectiva de que é preciso procurar rever a forma como os serviços de atendimento ao público vêm sendo prestados nas entidades públicas, pois, atualmente, os interesses dos usuários estão sendo colocados acima dos objetivos da instituição, caracterizando uma desvirtuação dos princípios da Administração Pública.

III. O texto leva o leitor a concluir que o princípio constitucional da eficiência impõe ao servidor público o encargo de realizar suas atribuições com maior agilidade, perfeição, qualidade e orientado pelas modernas técnicas administrativas.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Racismo no Brasil


O tipo de preconceito mais frequente no Brasil é o racial. O racismo no Brasil fica mais evidente quando o brasileiro identifica o negro com seu papel social. A constatação, obtida por meio de pesquisa, é da psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Ângela Fátima Soligo.

Em sua pesquisa, a professora pediu aos entrevistados que atribuíssem dez adjetivos aos homens e mulheres negros. Nessa primeira fase, houve equilíbrio. Os pesquisados utilizaram adjetivos positivos para definir os negros, como competentes, alegres, fortes. Em seguida, eles foram estimulados a qualificar esses adjetivos, atribuindo-lhes características.

O resultado final revelou que a maioria dos entrevistados, aí incluídos também os negros, limita-se a reproduzir os chavões sociais. O negro é alegre porque gosta de samba e Carnaval, forte porque se dá bem nos esportes e competente para trabalhos braçais. “O adjetivo é positivo, mas o papel social ligado ao negro mostra um preconceito arraigado na nossa cultura”, concluiu a estudiosa.

A pesquisa reforçou a tese de que o brasileiro pratica um “racismo camuflado”: em tese, diz que não tem preconceito, mas prefere limitar as possibilidades e potencialidades da raça negra. Por exemplo, na pesquisa, não houve identificação do negro com o intelectual ou o político. 

“Preconceito – A ética e os estereótipos irracionais”. Por Antonio C. Olivieri – Página 3 Pedagogia & Comunicação. Disponível em: https://bit.ly/36c3iZb (7 de novembro de 2020). Com adaptações.

Leia o texto 'Racismo no Brasil' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que, por não haver a identificação do negro com o intelectual ou o político, na pesquisa, os entrevistados podem ser considerados indivíduos livres de qualquer ideia racista ou preconceituosa.

II. As informações presentes no texto permitem concluir que na pesquisa da psicóloga Ângela Fátima Soligo foi possível observar um certo equilíbrio quando se pediu aos entrevistados que atribuíssem adjetivos aos homens e mulheres negros, sendo identificados termos positivos para definir os negros, como competentes, alegres, fortes.

III. Após a análise do texto, é possível inferir que, quando os entrevistados foram estimulados a qualificar os adjetivos atribuídos aos negros, eles limitaram-se a reproduzir os chavões sociais e, assim, expressaram seu preconceito. Esse comportamento, no entanto, não foi observado entre os indivíduos negros participantes da pesquisa, afirma o texto..


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

VENTO SOLAR EM VÊNUS


Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita do planeta Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo as propriedades do plasma ao redor de Vênus e os átomos neutros que escapam da atmosfera. Agora, o IRF está pronto para enviar uma nova missão venusiana.

Dessa vez, a missão será em parceria com a Índia. O novo satélite do IRF se chama Venusian Neutrals Analyzer (VNA) e foi projetado para estudar como as partículas carregadas do Sol (ou vento solar) interagem com a atmosfera e a exosfera do planeta. O instrumento viajará para o espaço a bordo da missão indiana Venus Shukrayaan-1.

As duas missões estão de certo modo relacionadas, pois ao analisar os átomos energéticos neutros (ENAs, na sigla em inglês), os cientistas puderam entender um pouco melhor sobre a interação entre o vento solar e a atmosfera de Vênus. Além disso, as duas missões estão sob o comando do professor associado do IRF, o pesquisador Yoshifumi Futaana. 

Conforme explica Futaana, embora Vênus seja o irmão gêmeo da Terra, os dois planetas são muito diferentes. “A atmosfera [de Vênus] é densa e quente, mas é sem água. A água existia 4 bilhões de anos atrás quando Vênus foi formado, mas está perdida, provavelmente no espaço”, disse o pesquisador. A sonda ASPERA-4 provou que a pouca água venusiana restante ainda está escapando para o espaço através da energia que o planeta recebe do vento solar. 

A missão indiana também levará outros instrumentos ao espaço, um total de 16 cargas úteis indianas e mais algumas cargas internacionais para clientes de diversos países. Essa não é a primeira vez que o IRF conta com a organização espacial da Índia, a ISRO. O diretor do IRF, professor Stas Barabash, e principal pesquisador do VNA, disse que “a colaboração com a equipe indiana foi a chave” para experimentos anteriores bem-sucedidos com o instituto sueco, mostrando que a parceria entre os países tem tido bons resultados e deve continuar em futuras missões.


Disponível em: https://bit.ly/2WnQNp9. Com adaptações.
Leia o texto 'VENTO SOLAR EM VÊNUS' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O novo satélite do Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) se chama Rover 1, de acordo com o texto.

II. Os pesquisadores mencionados no texto afirmam que, por Vênus ser considerado o irmão gêmeo da Terra, os dois planetas são muito parecidos, seja em relação à temperatura ou mesmo em relação às condições atmosféricas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Coloque-se no lugar do usuário


Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia.

A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público. Afinal, o usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma.

Portanto, por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o malestar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema.

Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor procure cumprimentar a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os usuários dos serviços. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado.

O servidor deve fazer com que o usuário se sinta bem-vindo na instituição. Deve tratá-lo como alguém importante para a instituição. Assim, fazer comentários agradáveis pode ser uma boa forma de valorizar a relação com o cidadão, sempre mantendo o respeito na comunicação e dando a devida atenção à demanda do usuário.

Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso o servidor perceba que uma determinada situação pode se agravar, ele deve procurar ajuda de seu superior.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/36dA6Qk.

Com base no texto 'Coloque-se no lugar do usuário', leia as afirmativas a seguir:


I. O usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma, de acordo com o texto.

II. Por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

O telefonema salvador

   “Havia uma senhora viúva e um senhor também viúvo que moravam num condomínio para a terceira idade numa cidade da Flórida. Eles se conheciam há vários anos. Certa noite, houve um jantar comunitário no grande centro de atividades. Os dois estavam na mesma mesa, um em frente ao outro.
Enquanto a refeição prosseguia, ele lançou alguns olhares de admiração para ela e finalmente reuniu coragem para perguntar:
   -Você quer se casar comigo?
   Depois de uma pausa dramática e precisamente seis segundos de “cuidadosa consideração”, ela respondeu extasiada:
   -Sim. Sim, eu quero. A refeição terminou, eles trocaram mais algumas palavras agradáveis, despediram-se e foram cada um para seu dormitório. Na manhã seguinte, ele estava preocupado. "Ela disse 'sim' ou ela disse 'não'?"
   Ele não conseguia se lembrar. Por mais que tentasse, ele simplesmente não conseguia se lembrar. Nem mesmo uma vaga lembranssa. Com apreensão, ele foi ao telefone e ligou para ela. Primeiro, ele explicou a ela que não se lembrava mais das coisas tão bem como antes. Então ele falou sobre o que se passara no jantar, na noite anterior. Quando ganhou um pouco mais de coragem, ele perguntou a ela: "Quando perguntei se você se cazaria comigo, você disse 'Sim' ou você disse 'Não'?"
    Ele ficou encantado ao ouvi-la dizer: "Oh, eu disse que sim, que eu aceito de todo o coração".
    Então ela continuou:
   -E eu estou tão feliz que você ligou porque eu não conseguia me lembrar quem era que tinha me pedido em casamento.”

(Fonte adaptada: https://cfnow.com.br/o-telefonema-salvador/.)
Na frase “Por mais que tentasse, ele simplesmente não conseguia se lembrar”, o verbo destacado está conjugado:

    A) Pretérito perfeito do subjuntivo.

    B) Pretérito perfeito do indicativo.

    C) Pretérito imperfeito do subjuntivo.

    D) Pretérito imperfeito do indicativo.


(Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/01/31/estagios-obrigatorios-professor/ - Texto especialmente adaptado para esta prova.)
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 03, 35 e 36.

    A) à – as – a

    B) à – às – à

    C) à – as – à

    D) a – as – à

    E) a – às – a


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/estilo-de-vida/obsessao-feliz-tornando-ansiosas-depressivas/ – texto adaptado especialmente para esta prova.)

Assinale a alternativa que indica o termo que exerce a função de objeto direto no trecho a seguir: “Mas (1) não (2) vá buscando (3) encontrar a felicidade (4) na meditação(5)”, retirado do texto.

    A) 1.

    B) 2.

    C) 3.

    D) 4.

    E) 5.

Utilize o texto abaixo para responder a questão

Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que1 ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que2 o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que3 se não torce a nenhuma planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que4 o mel e era a castanha de caju, que abre feridas com seu azeite de fogo; ela era a cobra verde…


Aluísio Azevedo. O cortiço

Analise as afirmativas feitas sobre o texto 1.


1. As palavras “ardente, calor, vermelho, aroma, quente, palmeira, virginal, veneno, açúcar, gostoso, mel, azeite, fogo, cobra” trazem conotações de prazer e erotismo na descrição da mulata.

2. A descrição da mulata também evoca sensações gustativas.

3. Considerando-se que “sapoti” é descrito como mais doce que o mel, tem-se que ele é um doce semelhante a ele, apenas menos adocicado.

4. Azeite é veneno e abriu feridas de fogo no personagem masculino citado no texto.

5. O verbo “atordoara” está no pretérito mais- -que-perfeito do indicativo e, como tal, expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Pode ser substituído por “tinha atordoado”.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...