Lista completa de Questões de Português para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
INTEGRIDADE E ÉTICA
Diversos servidores públicos deparam-se, cotidianamente, com situações nas quais é necessário tomar uma decisão difícil. Essas situações (chamaremos de situações sensíveis) exigem do servidor não apenas um profundo conhecimento sobre a ética profissional, mas também sobre os aspectos técnicos do seu trabalho e os objetivos da organização.
Treinamentos que aliam elementos teóricos com questões práticas do dia a dia do órgão ou entidade são necessários para orientar os servidores sobre qual caminho seguir diante de situações sensíveis. Um dos métodos mais eficazes para abordar questões do dia a dia é a resolução de dilemas, que são situações que testam os limites dos valores e normas, exigindo que se faça uma escolha entre diversas alternativas válidas. O objetivo desse tipo de treinamento é demonstrar que situações conflitantes são inevitáveis em qualquer tipo de trabalho, e que existem maneiras de se aprender a lidar com elas sem infringir os padrões éticos. O debate franco sobre tais questões aumenta as chances de que os servidores, ao se depararem com situações e problemas semelhantes no futuro, tomem melhores decisões.
Com base no mapeamento de riscos, devem-se oferecer treinamentos específicos, direcionados especialmente para agentes públicos que atuam diretamente em atividades sensíveis.
Deve-se definir a periodicidade adequada para os treinamentos gerais e específicos sobre ética e integridade, fazendo com que sejam obrigatórios os treinamentos gerais para os servidores públicos que ingressem no órgão, em virtude de concurso público ou de nomeação para cargo ou função de confiança, e para os prestadores de serviço terceirizado que iniciem suas atividades.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SrNzzQ.
Com base no texto 'INTEGRIDADE E ÉTICA', leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com o texto, a realização de treinamentos que aliam elementos teóricos com questões práticas do dia a dia do órgão ou entidade são necessários para orientar os servidores sobre qual caminho seguir diante de situações sensíveis. Esses treinamentos, defende o texto, devem ser realizados prioritariamente entre os servidores que lidam com fornecedores e com os contratos da organização.
II. De acordo com o texto, o objetivo dos treinamentos que aliam elementos teóricos com questões práticas é demonstrar que situações conflitantes são inevitáveis em qualquer tipo de trabalho, e que existem maneiras de se aprender a lidar com elas sem infringir os padrões éticos. O texto afirma, ainda, que o debate franco sobre tais questões aumenta as chances de que os servidores, ao se depararem com situações e problemas semelhantes no futuro, tomem melhores decisões.
III. De acordo com o texto, diversos servidores públicos deparamse, cotidianamente, com situações nas quais é necessário tomar uma decisão difícil. Essas situações sensíveis exigem do servidor um profundo conhecimento sobre a ética profissional, apenas, não estando relacionadas com os aspectos técnicos do seu trabalho ou com os objetivos da organização, afirma o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/estilo-de-vida/obsessao-feliz-tornando-ansiosas-depressivas/ texto adaptado especialmente para esta prova.)
Leia o texto para responder à questão.
Um dia, numa expedição na África, um cachorrinho começa a brincar de caçar mariposas e quando se dá conta já está muito longe do grupo do safari. Nisso vê bem perto uma pantera correndo em sua direção.
Ao perceber que a pantera vai devorá-lo pensa rápido no que fazer. Vê uns ossos de um animal morto e se coloca a mordê-los. Então, quando a pantera está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz:
Ah, que delícia esta pantera que acabo de comer!
A pantera para bruscamente e sai apavorada correndo do cachorrinho, pensando:
Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!
Um macaco que estava trepado em uma árvore perto e que havia visto a cena, sai correndo atrás da pantera para lhe contar como ela foi enganada pelo cachorro. O macaco alcança a pantera e lhe conta toda a história. Então, a pantera furiosa diz:
Cachorro maldito! Vai me pagar!
Agora vamos ver quem come quem!
Depressa!, disse o macaco. Vamos alcançá-lo.
E saem correndo para buscar o cachorrinho.
O cachorrinho vê que a pantera vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas.
Ah, macaco desgraçado! O que faço agora?, pensa o cachorrinho.
Ao invés de sair correndo, o cachorrinho fica de costas como se não estivesse vendo nada e, quando a pantera está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:
Maldito macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer outra pantera e ele ainda não voltou!
autor desconhecido
A frase Por pouco não come a mim também! pode ser reescrita da seguinte forma: Por pouco não me come também! Isso é possível haja vista os termos sublinhados em ambas as frases receberem a mesma classificação morfológica: pronomes oblíquos átonos.
Texto 2
A Convenção de Belém do Pará define violênciacontra a mulher como qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada (Capítulo I, Artigo 1º).
A Lei Maria da Penha (11.340/2006)C - moral e patrimonial - que, somadas às violências física, sexual e psicológica, totalizam as cinco formas de violência doméstica e familiar.
Em 2015, a Lei 13.104 altera o Código Penal para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, e o inclui no rol dos crimes hediondos. O feminicídio, então, passa a ser entendido como homicídio qualificado contra as mulheres por razões da condição de sexo feminino.
Disponível em: https://www12.senado.leg.br
Texto 3
Considerando os textos 2 e 3, analise cada afirmação abaixo como Verdadeira(V) ou Falsa(F):
( ) A reação da personagem Mafalda, no primeiro quadrinho, esboça sua atitude de valorização de ser em detrimento de ter.
( ) Na oração: Se você sair na rua sem cultura, a partícula Se indica circunstância de causa.
( ) O sinal indicativo da crase em à mulher (texto 2) ocorre pelo fato de que a palavra mulher é antecedida pelo artigo A.
( ) No último parágrafo do texto 2, os verbos altera e prever são transitivos diretos.
( ) A forma verbal inclui(3ª pessoa do singular - presente do indicativo - verbo incluir) serve de modelo para a mesma flexão dos verbos distribuir, fluir, concluir.
A sequência CORRETA é
No fragmento textual abaixo transcrito, como se classifica a oração subordinada em destaque?
Chamo de hipertecnologias a inteligência artificial, a robótica e a biotecnologia. Estima-se que, em um futuro próximo, essas três modalidades de tecnologia convergirão e, com isso, haverá um grande salto tecnológico, algo jamais visto na história. [...]
Fonte: (Revista Filosofia Ano III, no 150 (www.portalespaçodosaber.com.br).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...