Questões de Português

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No que se refere à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.


O vocábulo “lhes” (linha 23) substitui a expressão “os consumidores” (linhas 22 e 23).

Leia as assertivas e assinale a alternativa correta quanto às vozes verbais:
I. Na voz ativa o sujeito é agente. II. A voz passiva pode ser analítica, sintética ou reflexiva. III. Em “Aspirou-se a casa toda”, tem-se voz ativa. IV. Em “Nos encontraremos amanhã, no lugar de sempre”, tem-se voz reflexiva recíproca.

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas I está correta.

    C) Apenas II e III estão incorretas.

    D) Apenas III e IV estão incorretas.

                                                                                                         Disponível em: www.br.pinterest.com

                                                                                                                                        Acesso:12/02/2021.

Sobre o poema acima:
1. As estações do ano são empregadas num sentido figurado para se referir aos distintos momentos da vida. 2. É possível inferir que o eu lírico se encontra no início do processo de degenerescência, característica outonal. 3. O eu lírico revela pusilanimidade quanto à chegada do “Inverno”. 4. Pode-se afirmar que uma das ideias principais do poema é retratar a fugacidade do tempo.

    A) Somente 2 e 3 estão corretas.

    B) Somente 1 e 4 estão corretas.

    C) Somente 2, 3 e 4 estão corretas.

    D) Somente 1, 2 e 4 estão corretas.

    E) Somente 1, 3 e 4 estão corretas.


No que se refere à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.


Na linha 19, a forma “elaborados” poderia ser flexionada no feminino singular, em referência à expressão antecedente “qualidade especial”, sem prejuízo dos sentidos e da correção gramatical do texto.

Na frase “Deve-se ter discrição na descrição dos fatos”, os termos destacados estabelecem, entre si, uma relação de:

    A) Homonímia.

    B) Sinonímia.

    C) Antonímia.

    D) Paronímia.

Assinale a alternativa em que há ERRO no emprego da vírgula.

    A) Ana entregou o trabalho de português, e Sofia ficou encarregada de corrigir as redações.

    B) Joice, queria mais tempo para estudar para a prova.

    C) Eu ando de bicicleta todos os dias. Ele, apenas nos finais de semana.

    D) A profissão de Maurício, que é revisor de textos, requer muita atenção às regras gramaticais.

TEXTO

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


A IDEALIZAÇÃO DO AMOR

(1º§) Eu estava a pensar na forma como se poderá entender o amor, à luz da minha formação. A minha perspectiva depende daquilo que o outro representa, se o outro é um prolongamento nosso, é uma parte nossa, como acontece muitas vezes, ou é uma idealização do eu de que falaria o Freud. No sentido psicanalítico, poder-se-ia dizer que o amor corresponde ao EU IDEAL e, portanto, à procura de qualquer coisa de ideal que nós colocamos através de um mecanismo de identificação projetiva no outro.

(2º§) Portanto, à luz de uma perspectiva científica, como é apesar de tudo a psicanalítica, o problema começa a pôr-se de uma forma um bocado diferente. Nesse sentido e na medida em que o objeto amado é sempre idealizado e nunca é um objetivo real, a gente, de fato, nunca se está a relacionar com pessoas reais, estamos sempre a relacionarmo-nos com pessoas ideias e com fantasmas.

(3º§) A gente vive, de fato, num mundo de fantasmas: os amigos são fantasmas que têm para nós determinada configuração, ou os pais, ou os filhos, etc. Portanto, devemos refletir sobre este fantasmagórico mundo em que vimos. (...)

(4º§) O amor é uma coisa que tem que ver de tal forma com todo um mundo de fantasmas, com todo um mundo irreal, com todo um mundo inventado que nós carregamos conosco desde a infância, que até poderá haver, eventualmente, amor sem objeto. Reflitamos, entendamos, procuremos conviver com os fantasmas que nos cercam na vastidão do mundo.

(5º§) O amor não será, assim, necessariamente, uma luta corpo a corpo, ou uma luta corporal, mas pode ter que ver realmente com outras coisas, uma idealização, um desejo de encontrar qualquer coisa de perdido, nosso, que é normalmente isso que se passa, no amor neurótico, ou mesmo não neurótico. Quer dizer, é a procura de encontrarmos qualquer coisa que a nós nos falta e que tentamos encontrar no outro e nesse caso tem muito mais que ver conosco do que com a outra pessoa. Normalmente, isso passa-se assim e também não vejo que seja mau que, de fato, se passe assim.

(António Lobo Antunes, in Diário Popular - 2019)

Marque o que não se comprova dentre os componentes textuais.

    A) Dentre os componentes linguísticos do trecho: "nunca se está a relacionar com pessoas reais" - temos exemplo de: advérbio de negação, monossílabos, verbo na forma nominal do infinitivo, concordância de substantivo com adjetivo.

    B) O período: "Portanto, devemos refletir sobre este fantasmagórico mundo em que vivemos". - está construído com exemplos de sujeitos elípticos.

    C) O uso da crase da expressão: "à luz da minha formação" segue a mesma regra gramatical do uso da crase em: "Fui à Roma dos meus sonhos".

    D) Os termos: "psicanalítico", "neurótico" são polissílabos proparoxítonas.

O poema apresentado abaixo será subsídio para a questão.


Meu destino

(Cora Coralina)

Nas palmas de tuas mãos

leio as linhas da minha vida.

Linhas cruzadas, sinuosas,

interferindo no teu destino.

Não te procurei, não me procurastes –

íamos sozinhos por estradas diferentes.

Indiferentes, cruzamos

Passavas com o fardo da vida…

Corri ao teu encontro.

Sorri. Falamos.

Esse dia foi marcado

com a pedra branca

da cabeça de um peixe.

E, desde então, caminhamos

juntos pela vida…

Observe:


Não te procurei, não me procurastes –

íamos sozinhos por estradas diferentes.

Indiferentes, cruzamos ...


Observando as palavras em destaque concluímos que as mesmas podem ser classificadas como antônimas. Nesse caso, o acréscimo do prefixo “IN” foi suficiente para que surgisse um antônimo. No entanto, a construção de antônimos também pode ocorrer através de palavras distintas, com radicais diferentes, que exprimam uma relação de contrariedade e/ou oposição, como alto e baixo, por exemplo.


Analise os pares de palavras e assinale a alternativa na qual os vocábulos não apresentam sentidos opostos:

    A) empedernido – apiedado

    B) delatar – descriminar

    C) emergir – soçobrar

    D) capcioso – insidioso

    E) inexorável – complacente


No que se refere à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.


Sem prejuízo da correção gramatical, nas linhas 14 e 15, a expressão “desfrutar o seu sabor” poderia ser substituída por desfrutar do seu sabor.

Analise o emprego das conjunções nas assertivas abaixo e assinale, correta e respectivamente, a ideia expressa por cada uma delas. I. Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia. II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo. III. Ela estudou, a fim de passar no concurso.

    A) Consequência; condição; causa.

    B) Conclusão; causa; explicação.

    C) Condição; concessão; conclusão.

    D) Explicação; condição; finalidade.

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