Questões de Português

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Nas orações abaixo o pronome SE funciona como índice de indeterminação do sujeito em:
1-Morre-se um pouco a cada desafeto. 2-Trata-se de uma reunião importante. 3-Deixaram-se digitais por toda a parte.

    A) 1 e 3.

    B) 2 e 3.

    C) 1 e 2.

    D) Somente em 3.

    E) Em todas as orações.


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

Assinale a alternativa que indica a função sintática exercida pela oração sublinhada no trecho a seguir: “tenho a certeza de que essas afirmações não passam de mitos” (l. 41).

    A) Objeto direto.

    B) Objeto Indireto.

    C) Complemento Nominal.

    D) Sujeito.

    E) Predicativo do Sujeito.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas tracejadas das linhas 01 e 15, na ordem em que aparecem.

    A) vai – saíram

    B) vão – sairão

    C) irão – sairá

    D) irá – saíam

    E) vão – sairá

“O oficial de justiça, ou oficial de justiça avaliador, é um servidor público vinculado ao Tribunal de Justiça. Para ser oficial de justiça é preciso prestar concurso público e ser nomeado.
Sua principal atribuição é garantir o cumprimento de mandados judiciais, ou seja, fazer cumprir as ordens determinadas pelos juízes. Por esse motivo, são considerados longa manus do Poder Judiciário, expressão em latim que significa ‘mão longa’. Ou seja, o oficial de justiça funciona como a mão do juiz fora do fórum.”
Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/quanto-ganha-um-oficial-de-justica/
Um texto tem como uma de suas características a coesão, ou seja, os pontos de ligação entre seus diversos elementos. Entre os elementos do fragmento do texto, aquele que funciona como elemento de coesão com um outro elemento anterior é:

    A) Tribunal de Justiça;

    B) concurso público;

    C) mandados judiciais;

    D) ordens determinadas pelos juízes;

    E) expressão em latim.

Considere a seguinte reflexão, extraída de um dos livros do escritor francês Marcel Proust, para responder à próximas questão.

“O amor - e, por conseguinte, o temor - da multida?o constitui um dos mais poderosos mo?veis entre todos os homens, quer procurem agradar aos outros ou espanta?-los, ou enta?o mostrar-lhes que os desprezam. No solita?rio, a reclusa?o, ainda que absoluta e ate? o fim da vida, tem muitas vezes por princi?pio um amor desregrado da multida?o e tanto mais forte do que qualquer outro sentimento, que ele, na?o podendo obter, quando sai, a admirac?a?o da porteira, dos transeuntes, do cocheiro ali estacionado, prefere jamais ser visto e renunciar por isso a toda e qualquer atividade que obrigue a sair para a rua”.
Logo na primeira oração do texto, o autor faz uso da locução conjuntiva “por conseguinte”, a qual expressa, sobretudo, uma noção de:

    A) adversidade.

    B) conclusão.

    C) alternância.

    D) indefinição.

Texto I

O texto I é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão..

Chave da transcrição:

Barra oblíqua simples (/) – pausa breve 

Barra oblíqua dupla (//) – pausa longa 

Barra vertical (|) – assalto ou troca de turno 

... – hesitação 

? – interrogação

! – exclamação

Letra inicial maiúscula – usada com substantivos próprios

Trecho transcrito – 3 minutos e 48 segundos 



Numa atividade de transcrição, o conhecimento acerca dos fonemas e letras é imprescindível. Em relação às palavras: “filho”, “macho”, “graça” e “hoje”, é CORRETO afirmar que elas possuem, respectivamente:

    A) 5 letras e 5 fonemas; 5 letras e 5 fonemas; 5 letras e 5 fonemas; 4 letras e 4 fonemas.

    B) 5 letras e 4 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 4 letras e 3 fonemas.

    C) 5 letras e 4 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 5 letras e 5 fonemas; 4 letras e 4 fonemas.

    D) 5 letras e 5 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 5 letras e 5 fonemas; 4 letras e 3 fonemas.

    E) 5 letras e 4 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 5 letras e 5 fonemas; 4 letras e 3 fonemas.

Após a leitura do texto abaixo, do gênero “piada”, avalie as proposições, de modo a assinalar (V) para verdadeiro e (F) para falso.


Duas pessoas estavam discutindo sobre a pronúncia de uma certa palavra.

Um dizia:

- É pregunta!

O outro: - O certo é progunta!

Ficaram nessa teima por algum tempo, até passar um homem com um livro na mão. Então resolveram tirar a dúvida com ele.

- Senhor! Sabe se é pregunta ou progunta que se fala?

Indagou um deles.

- Aí, vai depender da prenúncia.

Respondeu o transeunte.

(Fonte: bentovsales.blogspot.com/2011/03/piadas-gramaticais).


( ) O humor da piada se estabelece a partir dos aspectos referentes ao uso de variantes linguísticas da língua.

( ) O teor do texto nos surpreende por ter como escopo a locução do terceiro interlocutor.

( ) Alinguagem da piada se enquadra como exemplo do nível vulgar, tendo em vista as limitações linguísticas dos interlocutores.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, V e F.

    B) V, F e V.

    C) F, F e V.

    D) V, F e F.

    E) V, V e F.

Balada do Rei das Sereias


O rei atirou

Seu anel ao mar

E disse às sereias:

– Ide-o lá buscar,

Que se o não trouxerdes,

Virareis espuma

Das ondas do mar!


Foram as sereias,

Não tardou, voltaram

Com o perdido anel.

Maldito o capricho

De rei tão cruel!


O rei atirou

rãos de arroz ao mar

E disse às sereias:

– Ide-os lá buscar,

Que se os não trouxerdes,

Virareis espuma

Das ondas do mar! 


Foram as sereias

Não tardou, voltaram,

Não faltava um grão.

Maldito o capricho

Do mau coração!


O rei atirou

Sua filha ao mar

E disse às sereias:

– Ide-a lá buscar,

Que se a não trouxerdes,

Virareis espuma

Das ondas do mar! 


Foram as sereias...

Quem as viu voltar?...

Não voltaram nunca!

Viraram espuma

Das ondas do mar.


(BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1974.)

Os vocábulos abaixo apresentam a mesma sílaba tônica, com a EXCEÇÃO de um, que está na opção:

    A) atirou

    B) anel

    C) sereias

    D) buscar

    E) tardou

Leia com atenção a citação e responda o que se pede.
“Uma evidência nem sempre tida em conta na didática da escrita é que, anterior ao 'como dizer' ou 'em que ordem dizer', está 'o que dizer', ponto onde começa, inclusive, a relevância do texto” (ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: Outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. p. 168). Neste sentido, é preciso refletir que:
( ) A produção de gêneros escritos na escola e suas deficiências mais significativas se devem ao foco em paradigmas gramaticais, que são legítimos, mas não devem ser prioritários. ( ) O insucesso da escrita escolar tem raízes em espaços e momentos anteriores àqueles da elaboração de um trabalho escrito, insubstituíveis e necessários. ( ) A escrita produzida na escola deve ser pontual, no sentido de ser construída no momento imediato de sua materialização gráfica. O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

    A) F, F e V.

    B) F, V e F.

    C) F, F e F.

    D) V, F e V.

    E) V, V e F.


No texto CG1A1-I, o trecho “Observa-se que a solidez dos lugares ocupados por cada uma das pessoas, nos moldes da família nuclear, não se adéqua à realidade social do momento, em que as relações são caracterizadas por sua dinamicidade e pluralidade.” (R. 5 a 9) permaneceria gramaticalmente correto e com seu sentido original caso

    A) uma vírgula fosse inserida logo após “Observa-se”.

    B) a vírgula empregada após “pessoas” fosse substituída por ponto e vírgula.

    C) as vírgulas empregadas após “pessoas” e após “nuclear” fossem suprimidas.

    D) a vírgula empregada após “momento” fosse suprimida.

    E) uma vírgula fosse inserida imediatamente após “lugares”.

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