Questões de Português

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Dadas as sentenças:
1-O documento foi aceito. 2-Eu havia aceitado o documento. 3-O professor tinha suspendido a aula. 4-A aula foi suspensa pelo professor.
Os verbos em itálico foram empregados corretamente em:

    A) Somente em 2 e 3.

    B) Somente em 1 e 4.

    C) Somente em 2 e 4.

    D) Todas as sentenças.

    E) Somente em 1 e 3.


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação morfológica do pronome “essa” (l. 27).

    A) Pronome demonstrativo.

    B) Pronome indefinido.

    C) Pronome possessivo.

    D) Pronome pessoal.

    E) Pronome relativo.

– As palavras ‘legitimidade’ e ‘visibilidade’ são formadas por sufixação (derivação sufixal); assinale a alternativa em que as duas palavras têm, também, esse tipo de formação.

    A) energético – abertura.

    B) arquidiocese – segunda-feira.

    C) luta – quilômetros.

    D) córrego – feijão.

    E) sociedade – debate.


O programa Na Medida, de que trata o texto,

    A) tem como público alvo os professores de escolas de ensino fundamental.

    B) estimula os clientes da Pernod Ricard ao consumo mais responsável.

    C) parte do princípio de que a educação favorece a prevenção.

    D) propõe a premiação das escolas participantes.

Esta startup compra roupas usadas e devolve para as fabricantes revendê-las
Britânica Stuffstr desenvolveu um negócio que tem como objetivo finalizar o ciclo de uso das vestimentas. Adidas já é uma das parceiras


     Pelo menos uma vez por ano, algumas pessoas fazem aquela limpeza no guarda roupas e pensam no que fazer com peças que não servem mais ou que já não combinam com o novo estilo de vida. A partir daí, as roupas são direcionadas para doação ou para revenda em sites ou brechós. Muitas, ainda, acabam sendo descartadas, mesmo com condições de uso. Enquanto isso, a fabricante não tem ideia de qual fim tiveram as peças produzidas.
      De olho nessa oportunidade, a startup britânica Stuffstr resolveu aprimorar o trabalho de recolhimento e repasse de roupas de segunda mão. Eles coletam e armazenam dados dos produtos por até cinco anos. Os clientes então podem pesquisar para descobrir quanto a empresa pagará para comprar o item de volta.
       A startup coleta o item do consumidor e leva para o local de triagem, que analisa se a peça ainda tem condições de uso. As que têm são direcionadas de volta às empresas; já as que têm perda total vão para reciclagem. A Stuffstr, então, envia essas informações de volta às marcas, com base nas condições das roupas devolvidas.
    As marcas podem usar essas informações para planejar o desenvolvimento futuro de produtos, visando melhor durabilidade, e ajustar os preços que oferecem aos consumidores pelos itens usados.
   Com isso, a startup argumenta que os consumidores ganham um dinheiro extra, o desperdício é reduzido e as marcas obtêm dados e informações valiosas sobre as peças e os clientes. As primeiras parcerias da Stuffstr foram com as empresas John Lewis e Adidas. Ao entrar no site das marcas, o cliente se depara com a possibilidade de vender peças usadas para a startup.
    À Forbes, o co-fundador da Stuffstr, John Atcheson disse que a startup está “em uma posição única para poder oferecer aos consumidores um nível sem precedentes de transparência sobre o que acontece com o material – onde é revendido e por quanto – e até o que acontece se não puder ser revendido e for direcionado para a reciclagem. 70% de tudo o que estamos comprando vai para aterros, mesmo que ainda seja utilizável”, diz. De acordo com ele, a ideia é fechar o ciclo de uso das peças e reduzir o descarte desnecessário.


Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Moda/noticia/2020/01/esta-startup-compra-roupasusadas-e-devolve-para-fabricantes-revende-las.html>. Acesso em: 29 jan. 2020.
Os criadores da startup Stuffstr viram uma oportunidade de negócios:

    A) No ramo de roupas de marcas famosas.

    B) Ao repassar informações sobre itens de vestuário para pequenas empresas.

    C) No ramo de roupas usadas.

    D) No planejamento de coleções de vestuário com base no descarte dos consumidores.

    E) No ramo de reciclagem de roupas não usadas.

Texto I

O texto I é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão..

Chave da transcrição:

Barra oblíqua simples (/) – pausa breve 

Barra oblíqua dupla (//) – pausa longa 

Barra vertical (|) – assalto ou troca de turno 

... – hesitação 

? – interrogação

! – exclamação

Letra inicial maiúscula – usada com substantivos próprios

Trecho transcrito – 3 minutos e 48 segundos 



A repetição de termos como “... eu... eu... eu...” (linha 13), “eh/... eh.../” (linha 18) e “o.../ o.../ o.../” (linha 27) expressam:

    A) ênfase em determinadas expressões que garantem maior cadência e visibilidade às ideias.

    B) fenômenos característicos da linguagem oral, na qual as repetições e hesitações são frequentes.

    C) insegurança dos enunciadores uma vez que estão titubeando na hora de falar.

    D) estilo linguístico, garantindo certas marcas enunciativas que funcionam como idioleto.

    E) uma estratégia discursiva para garantir a persuasão cuja garantia está na repetição.

A invenção do horizonte


Deu-me uma angústia danada a notícia de que, num futuro próximo, muito próximo, teremos toda a literatura do mundo na tela do computador. Angústia duplicada. Primeiro, pela minha intolerância figadal a esta maquinazinha dos infernos. Segundo, pela suspeita de desaparecimento dos livros, esses calhamaços impressos, cheirando a novo ou a mofo, roído pelo uso ou pelas traças, mas que são uma gostosura viajá-los pelas trilhas das letras como quem explora um mundo mágico, tanto mais novo quanto mais andado.

Sem o gozo de um livro nas mãos, fico cego, surdo e mudo, fico aleijado, penso, torto, despovoado. Espiá-los enfileirados nas estantes, gordos e magros, novos e velhos, empaletozados e esfarrapados, cobertos de pó e de teias de aranha, essa visão me transporta para todos os mundos e para todas as idades [...].

As minhas mãos ficariam nuas e inúteis quando não pudessem mais sustentar um livro, que não fosse pela velhice dos dedos. Mesmo assim, eles estariam por ali, nas prateleiras, amontoados na mesa, espalhados pelo chão, sempre comungando com o meu tempo, meu espaço, minha vida. Eles são a expressão digital da minha alma [...].

Um livro não é um simples objeto, um amontoado de folhas impressas. Vai mais longe, intangivelmente longe. É corrimão, é degrau, é escada, é caminho, é horizonte. Por mais que sonhe a tecnologia, jamais será capaz de inventar um horizonte.

(MARACAJÁ, Robério. Cerca de Varas. Campina Grande: Latus, 2014, p. 57.

Analise as proposições a seguir, sobre a construção do enunciado “Eles são a expressão digital da minha alma”:


I- A construção discursiva é metafórica, porque há um novo sentido no enunciado, que não lhe é comum ou próprio, resultante de uma intersecção entre dois termos.

II- O pronome pessoal “Eles” assume uma função sintática e, ao mesmo tempo, uma função referencial.

III- Aconstrução linguística apresenta um predicado verbal por ser formada com um verbo significativo que é núcleo do predicado.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) III.

    B) I e III.

    C) I.

    D) II.

    E) I e II.

TEXTO


Fernando Gonsales

Folha de São Paulo, 18/07/2013

Pode-se afirmar que há no último quadrinho:

    A) uma interjeição e dois substantivos.

    B) um artigo e dois adjetivos

    C) duas interjeições e um pronome

    D) dois substantivos e dois artigos

    E) duas intejeições e um artigo

Há INADEQUAÇÃO no uso do(s) pronome(s) em:

    A) A ajuda de que tanto precisas nesta hora está onde menos esperas.

    B) Quero-lhe informar que, aonde quer que vá, estarei com você.

    C) A mulher por que ansiavas agora foi para sempre daqui.

    D) O juiz perante o qual você jurou inocência chamou-o para conversar.

    E) Aquele autor cujo o último livro já está esgotado fará palestra aonde der.

O texto abaixo é um fragmento de uma crônica de Martha Medeiros e servirá de subsídio para a questão: 

A DOR QUE DÓI MAIS

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.

Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos

cabelos brancos. Doem essas saudades todas.
No fragmento “Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem”, temos um exemplo de flexão verbal para haver a concordância do verbo com o sujeito.
Observe as seguintes alternativas e assinale aquela que possui a CORRETA concordância verbal, seguindo as normas em vigência:

    A) Faziam dois anos que ele havia parado de estudar.

    B) Deve existir sérios problemas na cidade.

    C) Fui eu quem brigou com ele.

    D) Cada um dos alunos devem ser responsáveis pela organização da mochila.

    E) Estados Unidos são uma nação poderosa.

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