Questões de Português

Lista completa de Questões de Português para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a partícula “que” empregada na linha 17, assinale a alternativa correta:

    A) Por se tratar de um pronome relativo, exerce função anáfora, ou seja, remete a outro segmento presente anteriormente no mesmo discurso.

    B) Poderia ser corretamente substituída por “em que”.

    C) Exerce função morfológica de conjunção e, portanto, isoladamente, não exerce função sintática alguma no período.

    D) Exerce função morfológica de preposição.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os pronomes podem apresentar-se como adjuntos do núcleo - capazes de funcionar como núcleo de sintagma nominal, à maneira dos substantivos - ou como absolutos, à maneira dos adjetivos, dos artigos e dos numerais.

II. Verbos são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo, entre eles, uma relação de dependência. Assim, verbo é uma classe de palavras variável com que se designam ou se nomeiam os seres em geral ou são as palavras variáveis com que se designam os seres.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Dificuldade de aprendizagem


O primeiro estudioso a falar sobre a dificuldade de aprendizagem foi Ponce de León, na Espanha, que projetou os primeiros ensaios pedagógicos para surdo-mudo, no século XVIII, apresenta à humanidade a dactilologia, soletrar palavras utilizando as mãos, meio que este utilizou para se comunicar com sua esposa.

Quando se falava em dificuldade de aprendizagem, os primeiros estudiosos realizaram experimentos com crianças com deficiência mental ou com capacidade mental limitada. Porém, foi em 1913 que Montessori percebeu que os ensaios pedagógicos até então utilizado com crianças com deficiência poderia ser instrumento de minimização da dificuldade de aprendizagem, leitura, escrita e cálculo, também em crianças normais.

Foi ao final do século XIX e início de XX que começou a se visualizar muitas crianças em fase escolar que demonstravam dificuldade de aprendizagem. Esse número de crianças tornou-se a principal preocupação dos professores, psicólogos, médicos e famílias.

A sala de aula, local onde a aprendizagem se desenvolve por meio de métodos aplicados que estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças, é também o ambiente que aflora as dificuldades, até então latente.

Na escola, o ambiente arejado, limpo, com boa iluminação, turma com números pequenos de alunos, professores capacitados, motivados e dedicados são relevantes para o desenvolvimento cognitivo satisfatório do aluno. Como também, material didático e método pedagógico que sejam condizentes com a realidade social do aluno são fatores que diminuem a dificuldade de aprendizagem das crianças em toda fase escolar.


Por Daniella Gusmão, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/30bhXkp). Com adaptações. 
Leia o texto 'Dificuldade de aprendizagem' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Na escola, a formação de turmas com números pequenos de alunos é a principal forma de tolher o desenvolvimento cognitivo dos alunos, de acordo com as informações apresentadas no texto.

II. A sala de aula é o local onde a aprendizagem se desenvolve por meio de métodos aplicados que estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças, de acordo com o texto.

III. O primeiro estudioso e pedagogo a falar sobre a dificuldade de aprendizagem em crianças com necessidades especiais foi o francês Ponce de León, de acordo com as informações apresentadas no texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

TAEKWONDO


O mineiro Ícaro Miguel, de 24 anos, é o mais novo líder do ranking mundial da Federação Internacional de Taekwondo (Word Taekwondo), na categoria até 87 kg. A atualização de abril foi divulgada ontem (01/04/2020) no site da entidade. Ainda em clima de comemoração, o atleta descreveu a emoção ao se ver no topo do ranking, em uma postagem em rede social.

Uma das principais promessas do país na modalidade, Ícaro Miguel, já está garantido nos Jogos Olímpicos de Tóquio e vem com um histórico recente recheado de conquistas importantes. Foi vice-campeão mundial e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Peru e o bronze no Grand Prix de Sofia, um dos mais importantes do mundo.

Nas redes sociais, o atleta comentou que esse feito trousse muita confiança para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Alcançar o patamar de melhor do mundo faz total diferença e o motiva ainda mais a buscar novas vitórias.

Ícaro Miguel alcançou a marca de 247.90 pontos, ultrapassando o russo Vladislav Larin (247.50 pontos), no ranking mundial da Federação Internacional de Taekwondo. Na categoria olímpica do ranking brasileiro de Taekwondo (até 80 kg), Ícaro ocupa a quarta posição.

Além de Ícaro Miguel, os atletas Edival Pontes, o Netinho, e Milena Titonelli vão representar o Brasil na modalidade de Taekwondo das Olimpíadas de Tóquio.


Adaptado. Publicado em 02/04/2020, por Juliano Justo, repórter da TV Brasil, São Paulo. Disponível em: https://bit.ly/2URI9PG. 
Leia o texto 'TAEKWONDO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Ícaro Miguel comentou nas redes sociais que ter alcançado o primeiro lugar no ranking sul-americano de artes marciais lhe trouxe muita confiança para os Jogos Olímpicos de Tóquio, de acordo com as informações do texto.

II. De acordo com o texto, para Ícaro Miguel, alcançar o patamar de melhor do mundo faz total diferença e o motiva ainda mais a abdicar do esporte para seguir a carreira de professor.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A hora é de somar, não de excluir (editorial)


“A união faz a força” é um provérbio muito conhecido e facilmente compreensível. Com palavras simples e clareza solar, ele expõe uma verdade que ninguém ousa contestar: a importância de trabalhar em conjunto para conquistar grandes resultados. [...]


Nada mais apropriado do que lembrar o óbvio quando se vive um momento de estresse como o que o mundo atravessa. Impõe-se somar e multiplicar, nunca subtrair e dividir. Presidente, governadores, prefeitos e demais responsáveis pela administração da pandemia precisam se entender a fim de chegar a um denominador comum. Qual é a hora certa de relaxar o confinamento para evitar o colapso da economia?


Vale lembrar que "não se trata de jabuticaba" a preocupação com as consequências da redução drástica da atividade econômica. Donald Trump, que comanda a maior potência do planeta, tem revelado apreensão com o prolongamento da crise que reduz abrupta e drasticamente a circulação de pessoas e, com isso, causa prejuízos ainda incalculáveis a setores como serviços e comércio.


O presidente Jair Bolsonaro revela a mesma angústia. É natural. É natural, também, a busca de consensos. A questão não se resume à alternativa saúde ou economia. A questão é aditiva: saúde e economia. A dinâmica sanitária deve conviver com a dinâmica econômica e com as diferenças regionais. 


Definir a estratégia para adicionar em vez de excluir exige a participação de todos. O verbo é cooperar. Entre as diferentes vozes – da saúde, da economia, da política, da sociologia – uma deve falar mais alto. É a voz da ciência. A vida está acima de tudo. A Associação de Medicina Intensiva Brasileira disse que apoiará ações do governo para a liberação da quarentena “no momento correto”.


Qual é a hora certa? O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse que vai começar hoje [27/03] a flexibilização da quarentena. Em 15 dias, segundo ele, a vida estará normalizada. Esperase que a decisão ? dele e dos demais chefes do Executivo – seja guiada por critérios técnicos, não eleitoreiros. 


(A HORA é de somar, não de excluir. Editorial. Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/2WjS00D)

Leia o texto 'A hora é de somar, não de excluir (editorial)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O significado do provérbio citado no início (importância de se trabalhar em conjunto) é retomado várias vezes no texto, especialmente no final, quando se afirma que os políticos estão guiados por critérios eleitoreiros para romper com o isolamento social.

II. O texto sugere que é imprescindível definir uma estratégia para equilibrar ciência e economia, em tempos de crise como a provocada pela pandemia. Todavia, nesse contexto, é necessário ouvir a ciência e voltar às atividades econômicas à medida que os governantes percebam a necessidade.

III. O trecho “O presidente Jair Bolsonaro revela a mesma angústia”, citado no texto, sugere que o governante brasileiro tem o mesmo receio do presidente dos Estados Unidos, em relação ao prolongamento da crise que reduz abrupta e drasticamente a circulação de pessoas e, com isso, causa prejuízos ainda incalculáveis a setores como serviços e comércio.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

SAÚDE E SEGURANÇA


O ambiente de trabalho pode apresentar uma ampla diversidade de riscos e condições prejudiciais à saúde. No entanto, algumas medidas simples podem mitigar ou até mesmo eliminar alguns desses riscos.


Medidas de segurança gerais:
• A empregada gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, de quaisquer atividades, operações ou locais insalubres, devendo exercer suas atividades em local salubre;
• Nunca opere equipamento para o qual não tenha sido treinado e esteja autorizado;
• Nunca retire ou burle a ação dos dispositivos de proteção das partes móveis ou cortantes de máquinas e equipamentos;
• Para a realização de trabalhos com risco de queda, em altura superior a 2 metros, é obrigatório o uso de cinto de segurança do tipo paraquedista a ser conectado continuamente a sistema de ancoragem adequado;
• Para a realização de trabalhos em espaços confinados, é obrigatória a autorização do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho;
• Utilize corretamente os equipamentos de proteção individual e os equipamentos de proteção coletiva destinados às suas atividades;
• Siga rigorosamente as instruções de segurança da instituição;
• Comunique toda e qualquer situação de risco identificada.


Medidas de prevenção contra quedas:
• Ao descer e subir escadas sempre utilize o corrimão, não corra e não se distraia com o celular. Apoie todo o pé em cada um dos degraus, antes de avançar ao próximo;
• Se estiver usando sapatos de salto alto, redobre a atenção ao caminhar;
• As escadas deverão ser bem iluminadas e conter faixas antiderrapantes;
• Esteja atento (a) à sinalização nos locais de trabalho e à indicação de piso molhado;
• Para alcançar objetos no alto, utilize escadas apropriadas, não suba em locais que não ofereçam total segurança, como cadeiras giratórias, banquinhos ou outras improvisações;
• Cabos elétricos de equipamentos devem estar fora da área de passagem de pessoas;
• Acione imediatamente o serviço de higienização para a limpeza de vômitos, sangue ou outro tipo de secreção que esteja sobre o piso.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/363aAgD.
Com base no texto 'SAÚDE E SEGURANÇA', leia as afirmativas a seguir:

I. Entre as medidas de segurança gerais apresentadas no texto, inclui-se a de que, para alcançar objetos no alto, deve-se utilizar escadas apropriadas. Assim, recomenda o texto, não se deve subir em locais que não ofereçam total segurança, como cadeiras giratórias, banquinhos ou outras improvisações.
II. Entre as medidas de segurança gerais recomendadas pelo texto, inclui-se a de que o trabalhador deve utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual e os equipamentos de proteção coletiva destinados às suas atividades. O trabalhador deve, ainda, de acordo com o texto, seguir rigorosamente as instruções de segurança da instituição e comunicar toda e qualquer situação de risco identificada.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A questão se refere ao texto a seguir:

Os jardins do Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina, receberão em breve uma muda da Rosa de Anita, uma flor híbrida criada na Itália em homenagem ___ catarinense Anita Garibaldi. O plantio será realizado na próxima segunda-feira, 17, ___ 17h, e contará com ___ presença de Annita Garibaldi, bisneta de Anita e Giuseppe Garibaldi.
Ela estará em Santa Catarina a partir do dia 13 de fevereiro, quando participará também do plantio de rosas nos municípios de Anita Garibaldi, Lages, Curitibanos e Garopaba.
A ação integra o calendário comemorativo dos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, que se estenderá até 2021. No ano passado, foi criada em Santa Catarina a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi, para promover e difundir a história da heroína catarinense.
Disponível em: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/cultura/ rosa-de-anita-sera-plantada-nos-jardins-do-palacio-cruz-e-sousa. Acesso em: 10/fev/2020. [adaptado]
A palavra “bicentenário” corresponde a 200 anos. Caso o texto se referisse à comemoração de 150 anos, teríamos:

    A) sesquicentenário

    B) quingentenário

    C) quinquagenário

    D) cinquentenário

    E) quincentenário

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.

Ser mentalmente flexível: habilidade essencial no século XXI


(Disponível em https://www.contioutra.com/ser-mentalmente-flexivel-habilidade-essencial-no-seculo-xxi/– texto adaptado especialmente para esta prova.)

A locução conjuntiva “à medida que” (l. 42), em destaque no texto, exprime a ideia de:

    A) Condicionalidade.

    B) Alternância.

    C) Proporcionalidade.

    D) Finalidade.

    E) Conformidade.

Instrução: A questão de número refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


(Disponível em: https://www.minhavida.com.br/familia/materias/29436-7-cuidados-para-evitardesidratacao-das-criancas-no-verao - Texto especialmente adaptado para esta prova.)

Conforme o texto, um dos cuidados para evitar a desidratação em crianças é:

    A) A alimentação saudável.

    B) O uso de remédios caseiros.

    C) O uso de protetor solar.

    D) Não expor as crianças ao sol.

    E) Evitar brincadeiras ao ar livre.

A frase em que a substituição do segmento sublinhado por um particípio de valor equivalente foi feita de forma adequada é:

    A) O terreno que está sob as águas do rio / submetido às;

    B) Um edifício que está sobre duas rochas / construído;

    C) Os restos que estão na lata do lixo / acolhidos;

    D) O estado que está entre Amazonas e Maranhão / posto;

    E) Um carro que está na garagem / paralisado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...