Questões de Português do ano 2020

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Uma vírgula deveria ter sido empregada em

    A) Aliado a isso, as empresas do setor têm estimulado seus clientes a consumirem menos e melhor, promovendo, inclusive ações de conscientização (linhas 6 a 8).

    B) Afinal, crianças e adolescentes também estão suscetíveis a consumirem bebidas alcoólicas – o que é algo proibido por lei (linhas 10 e 11).

    C) Na prática, a iniciativa reforça o posicionamento da empresa de que a educação é a chave para a prevenção (linhas 15 e 16).

    D) A escola Professora Jandyra Reis de Oliveira, na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, é uma das agraciadas pelo projeto (linhas 34 e 35).


O programa Na Medida, de que trata o texto,

    A) tem como público alvo os professores de escolas de ensino fundamental.

    B) estimula os clientes da Pernod Ricard ao consumo mais responsável.

    C) parte do princípio de que a educação favorece a prevenção.

    D) propõe a premiação das escolas participantes.


De acordo com o texto, a preocupação com o consumo de bebida alcoólica

    A) já é notada há muito tempo no público adulto.

    B) se deve à facilidade de acesso a informação.

    C) é uma tendência recentemente observada.

    D) depende do incentivo dos fabricantes.


O referente do elemento coesivo grifado está incorretamente indicado em

    A) Se antes havia uma preocupação muito maior em relação a "beber mais", hoje, os consumidores estão muito mais atentos à quantidade e à qualidade do que eles ingerem (linhas 1 a 4) – os consumidores de bebidas alcoólicas.

    B) Levando isso em consideração, a Pernod Ricard, dona de marcas como Absolut, Chivas, Jameson e Beefeater, patrocina o programa Na Medida (linhas 11 a 13) – a lei que proíbe o consumo de álcool por crianças e adolescentes.

    C) Promovido na região do sul fluminense, onde a empresa tem uma fábrica, o projeto foi lançado em 2011, em parceria com a ONG Singulares (linhas 13 a 15) – a região sul do Estado do Rio de Janeiro.

    D) As reverberações de participar de um encontro como esse ecoam nos alunos e nos profissionais das instituições escolares que abrem as portas prontamente para nos receber", afirma Hislania Fátima dos Santos Nóbrega, educadora do Na Medida (linhas 24 a 27) – as instituições escolares em que o programa funciona.


A crase não foi representada em

    A) O jeito de consumir bebidas em bares e restaurantes está mudando. Se antes havia uma preocupação muito maior em relação a "beber mais", hoje, os consumidores estão muito mais atentos à quantidade e à qualidade do que eles ingerem (linhas 1 a 4).

    B) Aliado a isso, as empresas do setor têm estimulado seus clientes a consumirem menos e melhor, promovendo, inclusive ações de conscientização (linhas 6 a 8).

    C) Afinal, crianças e adolescentes também estão suscetíveis a consumirem bebidas alcoólicas – o que é algo proibido por lei (linhas 10 e 11).

    D) "Nós da equipe pedagógica e diretiva ressaltamos o projeto por terem desenvolvido oficinas e palestras em nossa unidade escolar, sempre com temas relevantes e significativos que levam os estudantes a reflexão e, principalmente, a transformação de atitudes e construção de valores", afirma Elisangela Lima Teixeira, Coordenadora Pedagógica da instituição (linhas 35 a 40).

Texto 1

É claro que somos livres para falar ou escrever como quisermos, como soubermos, como pudermos. Mas é também evidente que devemos adequar o uso da língua à situação, o que contribui efetivamente para a maior eficiência comunicativa.
Considerando o pensamento do texto 1 e tendo conhecimento das atribuições de um oficial de justiça, chegamos à conclusão de que, nessa atividade, a língua escrita, o nível, o uso ou o registro do idioma deve ser predominantemente:

    A) formal, de acordo com os princípios da gramática normativa;

    B) informal, em busca de mais ampla compreensão da mensagem;

    C) regional, adequando-o ao local onde ocorre a comunicação;

    D) popular, tendo em vista que as mensagens são lidas por todos;

    E) ultraformal, selecionando vocabulário erudito e construções elaboradas.

Na frase “A natureza faz o homem feliz e bom, mas a sociedade o corrompe e torna-o miserável”, a conjunção sublinhada pode ser adequadamente substituída por:

    A) no entretanto;

    B) embora;

    C) visto que;

    D) portanto;

    E) contudo.

Observe uma frase abaixo:
“Dada a causa, a natureza produz o efeito do modo mais breve em que pode ser produzido”.

Segundo essa frase, a natureza:

    A) produz tudo o que homem precisa;

    B) indica homem ou caminho a seguir;

    C) segue, sem pressa, uma ordem natural das coisas;

    D) cria leis, mas não como respeita;

    E) mostra espírito lógico e eficiente.

Em todas as frases abaixo ocorre uma troca indevida do vocábulo sublinhado por seu parônimo; a única das frases cuja forma de vocábulo sublinhado está correta é:

    A) O motorista infligiu como leis do trânsito;

    B) O prisioneiro dilatou os comparsas do assalto;

    C) Não há nada que desabone sua conduta imoral;

    D) A cobrança é bimestral, ou seja, duas vezes por mês;

    E) Os cumprimentos devem ser dados na entrada da festa.

Na redação de um texto, pode ocorrer uma série de dificuldades com os vocábulos da língua portuguesa; as palavras abaixo que estão graficamente corretas são:

    A) advogado / metereologia;

    B) bicabornato / astigmatismo;

    C) babadouro / beneficência;

    D) reinvindicação / bugigangas;

    E) jaboticaba / cabelereiro.

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