Questões de Português do ano 2020

Lista completa de Questões de Português do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede. “Escrever é deixar uma marca/ É impor ao papel em branco um sinal permanente/ É capturar um instante em forma de palavra”. Margaret Astwood
Neste sentido, pode-se afirmar que a produção textual:
I- Impõe uma marca autoral, supõe envolvimento, parceria e interação, por meio de trocas enunciativas instauradas pela interação verbal. II- Exige do professor preocupação com o aspecto de mensuração, uma espécie de ajuste de contas, numa perspectiva “gramatiqueira”, restrita a protocolos escolares, que supõem, de um lado, o aluno que escreve e do outro, o professor que corrige. III- É um “momento mágico” de intercâmbio e interação, em que determinado modo de atuar passa pelo contingente do dizer verbal.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) III.

    B) I.

    C) II e III.

    D) II.

    E) I e III.

Na sociedade contemporânea, as rápidas transformações no mundo do trabalho, o avanço tecnológico, configurando a sociedade virtual e os meios de comunicação e informação incidem fortemente na escola, aumentando os desafios para torná-la uma conquista efetiva (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 12).
Nesse sentido, analise as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) As escolas precisam passar por profundas transformações em suas práticas e culturas, principalmente nas metodologias do ensino de língua, explorando as implicações sociais das produções científico-tecnológicas. ( ) Na complexa tarefa de aprimoramento da qualidade do trabalho escolar, os professores assumem papel primordial, contribuindo com seus saberes, seus valores e suas experiências. ( ) No âmbito do processo educativo, é necessário, apenas, que o professor tenha domínio efetivo dos conteúdos, para contribuir no processo formativo dos alunos.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) V, F e V

    B) V, V e F.

    C) F, F e V.

    D) V, F e F.

    E) F, V e F.

Flexibilidade é a prova dos nove
O erro de português grave e reiterado pode incomodar e melar uma aproximação promissora entre casais. Mas, não está dado que alguém mantenha relacionamento duradouro sendo inflexível no uso da gramática formal. Se alguém aplica, de forma ordotoxa, a gramática normativa numa conversa de bar, por exemplo, pode virar o chato da mesa. Pode perder a namorada. O problema é que a norma culta tem sido há muito tempo considerada no Brasil um código de distinção social, quando é elemento de comunicação vital à constituição de nossa identidade e de nossos relacionamentos [...]. (In: As regras de Atração. Sessão Comportamento. Revista Língua Portuguesa. Ano 8, Nº 89, março/2013, p. 17).
Dessa forma, é CORRETO afirmar:

    A) A norma culta torna-se uma sombra do idioma, se a tomamos como universal, quando, na verdade, não existe um único padrão; cada situação de comunicação pede um registro que lhe é adequado.

    B) A falta de familiaridade com a língua padrão retrata aspectos da personalidade e da inteligência de uma pessoa.

    C) O dizer não está em jogo na criação da imagem social de si, vendo a língua como fenômeno social.

    D) Ter desenvoltura com o idioma não faz a pessoa conversar melhor, namorar melhor, ficar bem em qualquer situação em que está inserido.

    E) A flexibilidade do registro gramatical, adequado ao contexto de fala e escrita, não caracteriza um aprendizado desafiador.

“Sob o manto da correção, faço do outro, que produziu o trabalho, um simples procurador de meus próprios valores”. (BARTHES, Roland. In: Revista Língua Portuguesa. Ano 9. Nº 98, dezembro 2013, p. 07).
Analise as proposições abaixo:
I- A linguagem, de todos os instrumentos de controle e coerção social, talvez seja o mais complexo e sutil, apresentando-se com um entranhado preconceito social. II- A língua não pode ser vista tão simplistamente como uma questão, apenas, de erros e acertos de questões gramaticais. III- A constatação de que só se aprende a língua na escola é uma argumentação comprovada.
È CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II e III.

    B) I e III.

    C) I e II.

    D) I.

    E) II.

Partindo do princípio bakhtiniano, só através de trocas enunciativas instauradas NA e PELA interação verbal é que os sujeitos constituem a sua linguagem. Dentre as proposições abaixo, qual(is) está(ão) de acordo com esse princípio:
I- Ao nos apropriarmos da língua, tomamos posse do conteúdo ideológico e da história que construímos, em um movimento que faz a língua circular entre sujeitos interdiscursivos, entre linguagens sociais e estilos. II- Por meio da linguagem, ampliamos nossas interações, negociamos sentidos, trocamos conhecimento nos aproximamos dos discursos dos outros e produzimos, também, nossos discursos. III- A partir de um horizonte dialógico é convincente centrar nosso olhar sobre as práticas discursivas que se instauram como um fio dialógico/ideológico que se interconecta em aspectos sociais, históricos e culturais.
A alternativa CORRETA é:

    A) II e III apenas.

    B) I e II apenas.

    C) I, II e III.

    D) I e III apenas.

    E) II apenas.

O objetivo da escola sempre foi formar cidadãos capazes de “ler o mundo”, produzindo discursos orais e escritos, adequados a diferentes situações enunciativas, compreendendo o que está escrito e o que está subentendido, conseguindo selecionar conteúdos, inferir interpretações e antecipar significados nos mais diferentes gêneros textuais.
Dessa forma, é CORRETO afirmar que a leitura

    A) é uma tarefa escolar como treino de decodificação, servindo apenas como uma oportunidade de avaliação.

    B) é um objeto de ensino cujo aprendizado inicial se resume em converter letras em sons, acreditando que a compreensão será consequência natural dessa decodificação.

    C) é uma atividade escolar que deve exigir do aluno a repetição mecânica de traçados e grafias desprovidos de significado.

    D) não é uma simples prática escolar, mas um processo interativo que envolve sujeitos em funções comunicativas inteiramente vinculadas aos diferentes usos sociais.

    E) em sala de aula deve ser uma atividade desvinculada da dimensão interativa, reduzida a momentos de exercício.

Na Introdução do documento da BNCC, consta que “Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente, de forma transversal e integradora”. Entende-se assim, que a BNCC
I- contribui para o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e como balizadora da qualidade da educação. II- se contrapõe aos conceitos definidos pela LDB, em relação ao desenvolvimento da questão curricular no Brasil. III- propõe a superação da fragmentação das políticas educacionais, garantindo o direito dos alunos a aprender e, contribuindo para um ensino de língua relevante e eficiente para a conquista do desenvolvimento pleno da cidadania.
Feita a análise das proposições acima, é CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I e III.

    B) I e II.

    C) II e III.

    D) II.

    E) III.

Dispomos, hoje, de novas tecnologias e ferramentas de leitura/escrita, que convocando novos letramentos, configuram os enunciados/textos em sua multissemiose ou em sua multiplicidade de modos de significar (ROJO, Roxane. [email protected] Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola. 2013, p. 20).
Nesta perspectiva, analise as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) São possibilidades hipertextuais, multimidiáticas e hipermidiáticas do texto eletrônico, que trazem novas feições para o ato de leitura. ( ) Os textos multissemióticos extrapolaram os limites dos ambientes digitais e invadiram também os impressos (jornais, revistas, livros didáticos). ( ) Essas novas formas de aprendizagem oportunizam colocar a leitura do texto verbal escrito, em relação com um conjunto de signos de outras modalidades de linguagem.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, V e F.

    B) V, F e V.

    C) V, V e V.

    D) F, F e V.

    E) V, V e F.

Quando um e-mail é dirigido a uma pessoa com quem temos intimidade, podemos abreviar algumas palavras como, por exemplo: também (tb), quando (qdo), porque (pq), você (vc) etc. Tendo como parâmetro essa situação de uso da vírgula, é CORRETO o que se afirma em:

    A) As mudanças sociais e as tecnologias, decorrentes de um processo histórico complexo, permitem o uso de novas formas de produção, independente do gênero textual em questão.

    B) O uso da linguagem da internet é negativo, interferindo no processo da proficiência linguística.

    C) As diversidade de códigos e linguagens da internet resultou em usuários da língua mais dispersos e desatentos.

    D) O modo de registro gráfico usado na internet, também conhecido como internetês, tornou os textos mais naturais e coloquiais.

    E) A adoção de procedimentos como esses inviabiliza o sentido da produção escrita e à flexibilidade discursiva.

Avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições a seguir sobre a estrutura do enunciado:
“Se toque. Acura do câncer pode estar em suas mãos”. (In: ANTUNES, Irandé. Aula de Português: Encontro e Interação. São Paulo: Parábola, 2003, p. 132).
( ) A construção linguística do enunciado apresenta um desvio da norma culta da língua, sendo incompatível com o gênero “anúncio publicitário”. ( ) O objetivo do gênero textual é atingir o maior número de pessoas por força da persuasão, por isso o emprego de um registro mais próximo do informal. ( ) A elaboração do anúncio enseja uma análise discursiva sobre a duplicidade de sentido do enunciado.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) V, F e V.

    B) V, F e F.

    C) F, F e V.

    D) F, V e F.

    E) F, V e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...