Questões de Português do ano 2020

Lista completa de Questões de Português do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Influências que vieram de muitas direções, principalmente do campo da pragmática, das perspectivas interacionais da linguagem, conduziram a linguística até o âmbito mais amplo da língua como forma de atuação social e prática de interação dialógica, e, a partir daí, até a textualidade (ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: Outra Escola Possível. São Paulo: Parábola, 2009, p. 49).
Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar:

    A) Pôr em prática a textualidade é aceitar a perspectiva reducionista de teorias que vêem o texto como objeto meramente linguístico, dominado por regras gramaticais e lexicais, que embora legítimas, não preenchem as exigências de uma atuação verbal relevante.

    B) Usar a linguagem é uma forma de agir socialmente, de interagir com os outros, e de ter a clareza de que esse processo só acontece em textos.

    C) Incluir a textualidade na imensa complexidade linguística-social é apreender o objeto linguístico com definições e classificações categóricas possíveis no âmbito das palavras e das frases.

    D) Usar bem a linguagem é fazer abordagens centradas em unidades isoladas, descontextualizadas, exatas e uniformes.

    E) Dominar os conteúdos da língua é dar relevância aos aspectos da superficialidade do texto, usando-o como pretexto para reconhecimento das funções e a classificação das unidades e de suas definições morfossintáticas.

Segundo o princípio dialógico da linguagem, os enunciados/textos são como fios de uma grande rede que se entrelaçam e estabelecem relações variadas de sentido. Dessa forma, avalie com (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições abaixo com relação à produção escrita:
( ) o produtor precisa reconhecer a estrutura formal e composicional das práticas comunicativas configuradas em textos, considerando elementos que os compõem como conteúdo, estilo, função e suporte de veiculação. ( ) a escrita é um trabalho no qual o sujeito tem algo a dizer e o faz sempre em relação a um interlocutor/leitor, com um certo propósito, preservando os princípios sociointeracionistas da linguagem. ( ) um texto impecável é aquele cuja escrita revela perfeição no domínio das regras gramaticais.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) V, V e F.

    B) V, F e F.

    C) F, F e V.

    D) F, V e F.

    E) V, F e V.

Na construção do letramento, é indispensável o trabalho pedagógico com a diversidade de gêneros textuais. Feita a leitura da estrofe do poema abaixo, avalie as proposições que se apresentam na sequência, de modo a indicar qual delas é a CORRETA:
Ser Nordestino (Bráulio Bessa)
Sou o gibão do vaqueiro, sou cuscuz, sou rapadura Sou vida difícil e dura Sou nordeste brasileiro Sou cantador violeiro, sou alegria ao chover Sou doutor sem saber ler, sou rico sem ser granfino Quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser Da minha cabeça chata, do meu sotaque arrastado Do nosso solo rachado, dessa gente maltratada Quase sempre injustiçada, acostumada a sofrer Mas, mesmo com padecer sou feliz desde menino Quanto mais sou nordestino mais orgulho tenho de ser [...] (In: culturagenial.com.cordel.nordestino/poemas/).

    A) As atividades em sala de aula, com um gênero textual deste modelo, devem servir de cobrança posterior para que os alunos “não percam tempo” com teorias de versificação.

    B) A estrofe em foco é de difícil compreensão, pois é revestida poeticamente de figuras de linguagem, imagens e lirismo que exigem um leitor proficiente.

    C) O texto não traz subsídios suficientes para uma interpretação de dimensão global, em que cada uma de suas partes ganhe sentido.

    D) A estrofe não se aplica para o trabalho de uma leitura crítica e à interpretação dos aspectos ideológicos.

    E) A estrofe do poema enseja uma reflexão sobre a honra de ser nordestino, a mentalidade do homem simples, suas lamentações, agruras, dificuldades e preconceitos que esse povo sofre.

Conforme a BNCC, as multimodalidades da linguagem e as habilidades devem ser consideradas sob as perspectivas da continuidade das aprendizagens e da integração dos eixos organizadores e suas unidades temáticas e objetos de conhecimento ao longo dos anos de escolarização. (Doc. BNCC, p. 65). É pertinente, pois, que
I- a sala de aula não adote unicamente as linguagens formais e literárias, mas, sim, ofereça uma gama de linguagens que estão fora dos muros escolares. II- o discurso professoral deverá renunciar à sua natureza dogmática, representada pela indiscutível verdade e que está escrita no livro-texto. III- a escola dê respostas às exigências de nossa sociedade atual, moderna e democrática, sendo capaz de realizar uma revolução interna e uma mudança radical que a converta em uma escola para todos.
Dentre as proposições acima, é CORRETO o que se afirma em:

    A) I e III apenas.

    B) I, II e III.

    C) II e III apenas.

    D) I apenas.

    E) II apenas.

Uma das características que distinguem os seres humanos das demais espécies é o humor, a capacidade de rir e de provocar o riso. O texto a seguir confirma esse fato:
A professora mandou o Joãozinho colocar uma caixa vazia na lixeira, mas ele a botou em cima. Ela reclamou: - Por que não colocou a caixa dentro da lixeira, Joãozinho? - Porque não cabeu, professora. - Não coube, ela retrucou. - Agora você vai escrever 100 vezes nesta folha “não coube”, sentenciou a professora. Passou algum tempo, Joãozinho estava parado olhando para o caderno. - Escreveu cem vezes as palavras que lhe mandei? - Escrevi só 99, professora. Respondeu. - Por quê? Quis saber ela. - Porque não cabeu tudo, professora! (In: estacaoda palavra.blogspot.com/2011/07/piadas-gramaticais).
Analise as proposições abaixo:
I- O texto promove uma reflexão acerca da função reguladora da gramática, sem considerar o léxico que expressa, magistralmente, a função da língua que confere às pessoas identidade. II- A piada revela o modelo de exercício, tradicionalmente utilizado nas salas de aula, como forma de avaliação punitiva, destituída de qualquer valor interacional. III- O texto mostra uma prática de avaliação relevante, exercitando, por meio da repetição, aspectos importantes do processo de apreensão da escrita.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) I.

    B) I e III.

    C) II e III.

    D) I e II.

    E) II.

As charges são poderosos veículos de comunicação, constituindo um gênero multimodal que alia a força das palavras a imagens e bom humor.
Da leitura da charge a seguir,
-In: google.com/search?=charges+sobre linguaportuguesa.
é CORRETO afirmar que
I- as imagens aliadas ao texto verbal sinalizam o receio da mãe, em relação à violência na escola. II- a construção discursiva do texto multimodal explicita uma crítica em relação ao valor e às condições em que se encontra a escola atualmente. III- a violência na escola afeta apenas o aluno, sendo o professor preservado, em razão de sua imagem como profissional da educação.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) III.

    B) II e III.

    C) I.

    D) II.

    E) I e II.

“Sob o manto da correção, faço do outro, que produziu o trabalho, um simples procurador de meus próprios valores”. (BARTHES, Roland. In: Revista Língua Portuguesa. Ano 9. Nº 98, dezembro 2013, p. 07).
Analise as proposições abaixo:
I- A linguagem, de todos os instrumentos de controle e coerção social, talvez seja o mais complexo e sutil, apresentando-se com um entranhado preconceito social. II- A língua não pode ser vista tão simplistamente como uma questão, apenas, de erros e acertos de questões gramaticais. III- A constatação de que só se aprende a língua na escola é uma argumentação comprovada.
È CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II e III.

    B) I e III.

    C) I e II.

    D) I.

    E) II.

Partindo do princípio bakhtiniano, só através de trocas enunciativas instauradas NA e PELA interação verbal é que os sujeitos constituem a sua linguagem. Dentre as proposições abaixo, qual(is) está(ão) de acordo com esse princípio:
I- Ao nos apropriarmos da língua, tomamos posse do conteúdo ideológico e da história que construímos, em um movimento que faz a língua circular entre sujeitos interdiscursivos, entre linguagens sociais e estilos. II- Por meio da linguagem, ampliamos nossas interações, negociamos sentidos, trocamos conhecimento nos aproximamos dos discursos dos outros e produzimos, também, nossos discursos. III- A partir de um horizonte dialógico é convincente centrar nosso olhar sobre as práticas discursivas que se instauram como um fio dialógico/ideológico que se interconecta em aspectos sociais, históricos e culturais.
A alternativa CORRETA é:

    A) II e III apenas.

    B) I e II apenas.

    C) I, II e III.

    D) I e III apenas.

    E) II apenas.

Quando um e-mail é dirigido a uma pessoa com quem temos intimidade, podemos abreviar algumas palavras como, por exemplo: também (tb), quando (qdo), porque (pq), você (vc) etc. Tendo como parâmetro essa situação de uso da vírgula, é CORRETO o que se afirma em:

    A) As mudanças sociais e as tecnologias, decorrentes de um processo histórico complexo, permitem o uso de novas formas de produção, independente do gênero textual em questão.

    B) O uso da linguagem da internet é negativo, interferindo no processo da proficiência linguística.

    C) As diversidade de códigos e linguagens da internet resultou em usuários da língua mais dispersos e desatentos.

    D) O modo de registro gráfico usado na internet, também conhecido como internetês, tornou os textos mais naturais e coloquiais.

    E) A adoção de procedimentos como esses inviabiliza o sentido da produção escrita e à flexibilidade discursiva.

Avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições a seguir sobre a estrutura do enunciado:
“Se toque. Acura do câncerpode estar em suas mãos”. (In: ANTUNES, Irandé. Aula de Português: Encontro e Interação. São Paulo: Parábola, 2003, p. 132).
( ) A construção linguística do enunciado apresenta um desvio da norma culta da língua, sendo incompatível com o gênero “anúncio publicitário”. ( ) O objetivo do gênero textual é atingir o maior número de pessoas por força da persuasão, por isso o emprego de um registro mais próximo do informal. ( ) A elaboração do anúncio enseja uma análise discursiva sobre a duplicidade de sentido do enunciado.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) V, F e V.

    B) V, F e F.

    C) F, F e V.

    D) F, V e F.

    E) F, V e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...