Questões de Português do ano 2020

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No texto CG1A2-I, a expressão ‘a ponto de’ (R.8) foi empregada com o mesmo sentido de

    A) até certo ponto.

    B) de todo modo.

    C) no ponto.

    D) ao modo de.

    E) chegando até a.


No texto CG1A2-I, o termo ‘isso’, em ‘A plasticidade do cérebro torna isso possível’ (R.17), refere-se

    A) ao exercício do autoconhecimento.

    B) à capacidade de sermos cada vez mais empáticos com a prática.

    C) à necessidade de se entender o que se passa dentro da própria cabeça.

    D) ao treinamento físico realizado em academias.

    E) ao ato de simpatizar com as emoções de outras pessoas.


No trecho ‘Assim como podemos treinar os bíceps na academia, e ficar mais fortes, podemos ser cada vez mais empáticos com a prática’ (R. 15 a 17), do texto CG1A2-I,

    A) o termo ‘fortes’ está flexionado no plural porque concorda com a palavra ‘bíceps’

    B) o termo ‘empáticos’ poderia ser substituído por empático, sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto.

    C) os termos ‘fortes’ e ‘empáticos’ estão no plural porque concordam com o sujeito elíptico da forma verbal ‘podemos’.

    D) as duas ocorrências da forma verbal ‘podemos’ poderiam ser substituídas por posso, sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto.

    E) a forma verbal ‘ficar’ poderia ser substituída por ficarmos, mas o sentido original do trecho seria alterado.


No texto CG1A2-I, o emprego da forma verbal “seria” (R.23) expressa

    A) um fato que se passa no presente.

    B) uma concepção ou hipótese.

    C) um fato passado não habitual.

    D) algo impossível de se realizar.

    E) um fato ocorrido no passado e totalmente concluído.


No trecho “Tal sentimento é uma via de mão dupla: beneficia não só quem o desenvolve, mas também o emissor” (R. 30 e 31), do texto CG1A2-I, a expressão “não só ... mas também” exprime uma relação de

    A) conclusão.

    B) consequência.

    C) comparação.

    D) oposição.

    E) adição.


Com relação à tipologia textual, o texto CG1A2-I é predominantemente

    A) injuntivo, pois incita o leitor a agir de maneira empática.

    B) descritivo, pois apresenta características de pessoas e lugares.

    C) narrativo, pois relata situações em que as pessoas agem por empatia.

    D) dissertativo, pois as autoras elencam ideias e opiniões acerca de um tema.

    E) argumentativo, pois as autoras defendem com argumentos próprios a importância da empatia.


De acordo com o texto CG1A2-I, a empatia

    A) é inata aos seres humanos.

    B) consiste na capacidade de considerar o ponto de vista alheio.

    C) equivale ao sentimento de dó.

    D) corresponde à capacidade de considerar os próprios sentimentos.

    E) é irrelevante para a harmonia social.


Segundo os dados do texto CG1A1-III e do gráfico mostrado, houve

    A) mais brasileiros com exatamente 22 anos de idade concluindo o ensino superior em 2015 que em 1992.

    B) queda irrisória no número de pessoas com menos de quatro anos de estudo no período avaliado.

    C) aumento no número de anos de escolaridade do brasileiro adulto no período avaliado.

    D) diminuição do número de pessoas com o segundo ciclo do ensino fundamental completo entre 1992 e 2015.

    E) tendência de declínio clara e persistente do número de pessoas com pelo menos o segundo ciclo do ensino fundamental incompleto entre 2001 e 2015.


De acordo com as informações do texto CG1A1-III e do gráfico apresentado, o grupo de pessoas com pelo menos o ensino médio incompleto

    A) aumentou em 10% no período entre 1992 e 2000.

    B) ultrapassou os 30% no final da primeira década do século XXI.

    C) cresceu mais de 20% no decorrer do período avaliado.

    D) manteve-se em 30% nos primeiros anos da primeira década do século XXI.

    E) apresentou crescimento superior ao dos demais grupos avaliados entre 1992 e 2015.


Assinale a opção cujo conteúdo apresenta reescrita que mantém a correção gramatical e os sentidos do seguinte trecho do texto CG1A1-II: “À natureza do sujeito, constituída até então por pensamentos e intuições, foram acrescidos percepções, sentimentos e emoções.” (R. 25 a 27).

    A) Percepções, sentimentos e emoções foram somados à natureza do sujeito, a qual se constituía até então de pensamentos e intuições.

    B) Ao sujeito natural, a quem até ali apenas o pensamento e as intuições conduziam, são adicionados, percepções, sentimentos e emoções.

    C) Percepções, sentimentos e emoções foram trazidos ao sujeito, para quem a natureza original era formada apenas por pensamentos e intuições.

    D) O sujeito, que a natureza fora até aquele momento constituída por pensamentos e intuições, passa a contar também com percepções, sentimentos e emoções.

    E) A natureza do sujeito era mantida até então por pensamentos e intuição, que foram-lhes complementado por percepções, sentimentos e emoções.

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